Teste: Yamaha NMax 160 ABS
Avaliamos a resposta da Yamaha para um dos segmentos mais em alta no momento
Segmento que encontra-se mais amadurecido e na crista da onda no momento, os scoooters caíram no gosto dos brasileiros e encontra em muita gente que quer migrar das quatro para as duas rodas a grande maioria de seus clientes. Foi pensando nisso que o MOTOO resolveu avaliar a Yamaha NMax. Lançada em março de 2016, o scooter da Yamaha chegou para competir com a líder de mercado na categoria, a Honda PCX, e logo de cara a facilidade de pilotagem que a NMax entrega para acelerar e frear no trânsito urbano explica porque muita gente enxerga nos scooters a opção de veículo ideal para encarar o trânsito das grandes cidades.
A N-Max vem com um novo motor 4 tempos SOHC monocilíndrico de 155,09 cm³ e potencia de 15,1 cv a 8.000 rpm, que impressiona pelas excelentes arrancadas e retomadas de velocidade. A sensação é de estar pilotando uma moto ágil e potente.
O nível de vibração mais elevado, que era uma característica dos scooters mais antigo, é algo que você raramente vai notar a bordo da N-Max. Mesmo em ruas irregulares e esburacadas, a moto oferece rodar suave em grande parte graças às rodas aro 13” e o bom curso de suspensão para um scooter. Nas rodovias, com é comum em uma moto de menor porte, o NMax exige maior atenção. Automóveis e caminhões em alta velocidade abalam um pouco a pilotagem, porém em viagens curtas você não enfrentará problemas a bordo do NMax.
No uso cotidiano, o ponto forte dos scooters, a Yamaha NMax é pratica e agrada. Você vai passar a usá-la a todo instante, tamanha é a sua versatilidade. A posição de pilotar é confortável e ela oferece apoio para os pés em duas posições, sendo uma delas mais “esportiva”. Além disso, a facilidade com que a NMax passa mesmo por corredores apertados cativa qualquer interessado em adquirir esse scooter. O banco largo é suficiente para acomodar com conforto o piloto e garupa, mesmo que você tenha uma altura acima da media, como é o meu caso. Com meus 1,90 m, não tive dificuldade em pilotar a NMax.
Dois fatores que podemos destacar da NMax: o bom consumo na casa de 35 a 40 Km por litro, que, com um tanque de 6,6 litros, garante uma autonomia de quase 250 Km. Sem dúvida nenhuma esse é um atributo excelente para quem busca economia com agilidade na hora de se locomover por aí.
O segundo destaque vai para o espaço sob o banco. A princípio você pode achar que ali cabe apenas um capacete, mas foi possível até mesmo usar o compartimento para colocar algumas compras de supermercado sem problema. Aliás, você vai notar que cabe ali muito mais coisas do que se imagina. O espaço para acomodar objetos é de grande utilidade no NMax e na carenagem você ainda encontra práticos nichos para guardar objetos que precisam ficar mais a mão, como celular ou carteira de documentos e até mesmo uma garrafa de suco.
Freios
O sistema ABS é um item de série na NMax, ponto positivo que merece destaque. Ele oferece uma frenagem mais equilibrada e eficiente, principalmente em situações de emergência.
Suspensão
A suspensão sempre foi uma parte critica nos scooters mais acessíveis oferecidos até então, porém, no caso da N-Max, o garfo telescópio com 100 mm de curso na roda dianteira e a suspensão traseira do tipo “motor balança” com curso de 90 mm agradam. A Yamaha conseguiu um ótimo compromisso no acerto da moto, oferecendo uma boa calibração para o conjunto de suspensão.
Painel multifuncional
A instumentação da moto conta com tela LCD com iluminação por LED. O recurso anti-reflexo proporciona boa visibilidade tanto ao longo do dia como à noite. Bem completo, o painel da NMax traz informações como medidor de combustível e velocidade, relógio, indicadores de troca de óleo e troca da correia do sistema CVT e indicador de pilotagem econômica ECO.
Design
Sempre elogiado por onde passamos, a NMax agradou os mais diversos gostos. Suas linhas esportivas e rodas maiores com pneus 110/70-13 na dianteira e 130/70-13 na traseira conferem ao NMax o porte de um scooter maior.
Garupa
A N-Max trás um banco bastante confortável. A leve inclinação em relação ao piloto confere boa visibilidade a frente, transmitindo uma sensação de segurança. Nota 8,5 nesse quesito.
Ficha técnica – Yamaha NMax 160 ABS
Preço: R$ 11.690
Motor: monocilíndrico, 155,09 cm³, SOHC, 4 tempos, refrigeração líquida
Diâmetro e curso: 35,8 mm x 58,7 mm
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 15,1 cv a 8.000 rpm (gasolina)
Torque: 1,46 kgfm a 6.000 rpm (gasolina)
Alimentação: injeção eletrônica
Transmissão: CVT
Sistema de Partida: elétrico
Chassi: Underbone
Suspensão dianteira: garfo telescópico com 100 mm de curso
Suspensão traseira: motor balança com 90 mm de curso
Freio dianteiro: a disco, com 230 mm de diâmetro
Freio traseiro: a disco, com de 230 mm de diâmetro
Pneu dianteiro: 110/70 aro 13”
Pneu traseiro: 130/70 aro 13”
Comprimento: 1,95 m
Largura: 74 cm
Altura: 1,11 m
Distância entre-eixos: 1,35 m
Distância mínima do solo: 13,5 cm
Altura do assento: 76,5 cm
Peso: 127 kg
Capacidade do Tanque: 6,6 litros