Teste: Triumph Tiger 800 XCx
Como se comporta na cidade uma moto que tem como habitat estrada? Rodamos com ela para descobrir
Uma moto grande como é o caso da Triumph Tiger 800 XCx é interessante também para o uso urbano ou você só fica mais à vontade com ela no uso urbano. Com essa pergunta na cabeça nós do MOTOO avaliamos a trail inglesa durante uma semana andando nos horários de maior trânsito pelas nas ruas e avenidas mais congestionada da cidade de São Paulo. A vontade de pegar uma estrada e poder curtir tudo que ela oferece era grande, mas nosso objetivo era não tirar o foco da experiência do uso diário.
Motor e transmissão
Com seu propulsor tricilíndrico de 799 cm3 em linha e potência de 95 cv a 9.250 rpm, a Tiger 800 acelera rápido e responde muito bem nas retomadas de velocidade. Com o sinal verde, na hora de arrancar após os semáforos ela mostrou-se muito ágil, bem como nas ultrapassagens por ruas e avenidas. Tudo isso nos dá uma grande sensação de segurança. A transmissão de 6 marchas oferece trocas suaves e trabalha bem em baixas rotações. Graças ao deslocamento maior do motor, você não precisa realizar mudanças constantes graças ao bom torque disponível, tornado a pilotagem fácil e agradável inclusive no trânsito intenso.
Suspensão
Com garfos invertidos de 43 mm ajustável na dianteira e amortecimento hidráulico, além de suspensão traseira do tipo Monoshock com curso da roda de 215 mm, o conjunto absorve muito bem as irregularidades do piso. Você passa quase que despercebido por lombadas, valetas e buracos da cidade, oferecendo uma pilotagem bastante despreocupada, sem sustos ou solavancos.
Freios
O disco duplo dianteiro de 308 mm, auxiliado pelo sistema ABS e freio a disco simples na roda traseira, confere a eficiência que se espera de uma moto de grande porte. Você pode pilotar tranquilo, que na hora em que precisar a resposta do sistema de freios é imediata.
Pilotagem
A Tiger 800 não é uma moto leve (204 kg) e isso você vai sentir logo nos primeiros momentos de pilotagem. Porém, assim que começa a rodar os primeiros metros ela fica leva e muito fácil de conduzir. Conta a favor o centro de gravidade baixo e a posição correta de pilotagem, deixando as pernas em 900 e a coluna reta. No “corredor” entre os carros ela é uma moto que exige certa habilidade, mas nada que um pouco de treino não resolva.
A altura generosa do guidão permite que a Tiger passe por cima da maioria dos retrovisores dos carros, mesmo sendo um pouco largo. O banco é macio e anatômico, os espelhos ficam bem posicionados e permitem uma visão ampla, sem interferência dos cotovelos.
O painel digital e o conta-giros analógico é bastante completo e de leitura rápida. Tem vários comandos que vale aprofundar para conhecer, pois com simples toque você seleciona e configura uma série de informações.
Além de chamar a atenção pelo design e altura é o ruído bem característico do motor que o instiga a acelerar. É necessário ficarmos atentos pois facilmente você atinge os 80 km/h mesmo em curtas distâncias.
O consumo médio durante a avaliação do MOTOO ficou em 15,2 km/l, lembrado que só rodamos pela cidade com trânsito intenso e alternando estilos de pilotagem. Podemos não considerar um gasto exagerado pelo que a moto oferece. O tanque de 19 litros confere uma autonomia de quase 300 km em uso urbano. A marca informa que em velocidade constante de 90 km/h o consumo pode chegar a até 27,4 km/l, o que também resulta em um alcance muito melhor para a moto.
Design
Elogios não faltaram. Por onde passamos com a Tiger 800 ela chamou a atenção. O modelo de avaliação tem o preço sugerido de R$ 47.990,00 era cor Cristal White. Ela também é oferecida nas tonalidades Phanton Black e Jet Black. É possível adquirir quatro pacotes de acessórios: dois deles de baús e malas para viagens nas cores preta e alumínio, um kit de proteção e um kit conforto.
Banco do Garupa: nota 8,0
“O banco é grande, macio e confortável, porém a pedaleira é alta, que torna a posição cansativa depois de um tempo. Poderia ser mais baixa para deixar as pernas menos flexionadas, visto que existe altura para isto” - opinião de Alessandra B. Lazzari
Conclusão
Sim, a Tiger 800 é uma boa escolha para o uso urbano, sendo rápida, ágil e confortável. O investimento não é pequeno, mas é garantia de estar no controle de uma moto diferenciada. Na estrada com a Tiger 800, por sua vez, é só alegria!
Ficha técnica - Triumph Tiger 800 XCx
Motor: DOHC, tricilíndrico, 4 tempos, arrefecido a líquido
Cilindrada: 799 cm³
Diâmetro x Curso: 74,1 x 61,9 mm
Relação de Compressão: 11,3:1
Sistema de alimentação: Injeção Eletrônica
Combustível: Gasolina
Potência máxima: 95 cv a 9.250 rpm
Torque máximo: 8 kgfm a 7.850 rpm
Transmissão: 6 marchas
Sistema de partida: elétrico