Teste: Triumph Street Cup
Estilo anos 60 e tecnologia atual: é o que você vai encontrar ao pilotar a Triumph Street Cup
Sem dúvida nenhuma é o visual que mais chama a atenção na Triumph Street Cup, modelo criado pela marca com o verdadeiro espírito café race dos anos 60. O guidão baixo no tradicional estilo “ace”, assento concha com capa monoposto que pode ser removível para levar o garupa e espelhos retrovisores na ponta do guidão. São muitos os detalhes que configuram o estilo Street Race, sem abrir mão da mais recente tecnologia e com uma ergonomia que proporciona uma pilotagem confortável, agradável e segura.
Motor
O motor Bonneville conta com 900 cm³ de deslocamento, 8 válvulas e alto torque. A potência máxima é de 55 cv a 5.900 rpm, mas a força máxima de 8,16 kgfm acima das 3.500 rpm faz a diferença. A Street Race utiliza transmissão de corrente e câmbio de 5 velocidades, que proporciona acelerações e retomadas de velocidade empolgantes, bem ao estilo esportivo. A sensação de segurança é sentida logo nos primeiros metros com a moto, que, acompanhada pelo ronco “cheio” do motor, aguçam a vontade de acelerar. Por isso, fica a dica, é importante estar atento aos limites de velocidade.
O consumo, considerando que estamos em uma moto de 900 cm³, ficou perto dos 21 km/l na cidade. Mesmo se você adotar uma condução um pouco mais agressiva, a media cai para 19,5 km/l. Já na estrada e com uma tocada suave, a Street Cup chega aos 29 km/l de acordo com os dados da marca. Com seu tanque de 12 litros, a autonomia pode chegar aos 300 km. Ponto positivo também vai para o acelerador eletrônico, que, como promete a Triumph, ajuda a moto e oferecer uma pilotagem precisa e suave.
Suspensão
A suspensão dianteira tem garfo Kayaba de 41 mm e curso de 120 mm, conjunto que deixa uma aparência ainda mais agressiva para a Street Cup. Na traseira, a suspensão Twin Shock também da Kayaba conta com ajuste de pré-carga e o mesmo curso de 120 mm entrega ciclística bem confortável mesmo em piso irregular. As rodas de liga leve dianteira aro 18” com pneus 100/90 R18 e traseira aro 17” com pneus 150/70 R 17 são finalizadas na cor preta com detalhes em amarelo.
Visual e estilo Café Racer
A moto agrada quem gosta do estilo retrô, porém acaba se tornando restrita a um público bem específico. Outro fator importante é que para atender o estilo Café Racer vamos encontrar pontos positivos como a suspensão traseira, que foi elevada, e o ângulo de cáster reduzido, que deixou a moto mais precisa nas curvas e ágil na pilotagem. Já os retrovisores na ponta do guidão são um ponto negativo, já que isso dificulta as manobras nos corredores entre os carros. Outro fator é o banco do garupa, que ficou limitado em suas funções, porém você pode comprar um banco “comfort” inclusive em couro marrom, com preço entre R$ 1.300 e R$ 1.500. Comentando sobre assessórios, a Street Cup tem uma grande variedade, mas pouca coisa está disponível aqui no Brasil. Apesar de pequeno, o para-brisas é suficiente e ameniza bem o vento sobre o peito do piloto. O painel de instrumentos mantém o estilo da Street Cup e aumenta a sensação de estar pilotando um moto dos anos 60, sendo bem completo nas informações exibidas.
Podemos dizer que a Triumph Street Cupe é realmente uma moto solo, capaz de levar alguém na garupa ocasionalmente, mas uma coisa não podemos negar: a diversão e a exposição por onde quer que você passe são garantidas.
A moto que avaliamos foi uma unidade na cor amarela “Racing Yellow”, como a das fotos, mas a Street Cup também pode ser encontrada na cor “Silver Ice”. O preço sugerido é de R$ 41.990, porém, até o dia 31 deste mês, é possível encontrar a Triumph Street Cup em promoção por R$ 36.990. Se ela figura nos seus planos de compra, é um bom momento para aproveitar.
Banco do garupa: nota 7
“Eu até andei alguns dias na Street Cup e ela pode ser usada por duas pessoas em passeios curtos, mas ela é realmente uma moto solo” - opinião de Alessandra B. Lazzari
Ficha Técnica – Triumph Street Cup
Motor: SOHC, 8 válvulas, arrefecido a líquido
Cilindrada: 900 cm³
Diâmetro x Curso: 84,6 x 90 mm
Relação de Compressão: 11,5:1
Sistema de alimentação: Injeção Eletrônica
Combustível: Gasolina
Potência máxima: 55 cv a 5.900 rpm
Torque máximo: 8,16 kgfm a 3.230 rpm
Transmissão: 5 marchas
Sistema de partida: elétrico