Teste: Honda XRE 300 2020
Trail mantém a receita de sucesso na nova linha; confira nossa avaliação
Fechando o ano de 2019 com 24.720 motos emplacadas e ocupando a segunda posição dentre os modelos trail até 500 cc, a Honda XRE 300 2020 não apresenta novidades em relação a parte mecânica e mantém o mesmo monocilíndrico de 291,6 cm³ com potência máxima de 25,4 cv a 7.500 rpm. A performance agrada tanto na aceleração como nas retomadas de velocidade. No uso urbano ou na pilotagem off-road, a XRE 300 e ágil e fácil de pilotar, passa tranquilamente pelos corredores e é relativamente leve (148 kg) levando em conta os diversos tipos de uso.
O câmbio de 5 velocidades tem trocas macias e suaves, mas, na estrada, uma 6ª marcha seria providencial.
As novidades na Honda XRE 300 em sua linha 2020 ficaram mais para a parte estética, tais como a nova carenagem e os grafismos, que deram ao modelo um estilo mais aventureiro e arrojado, conforme é a proposta da motocicleta.
As alças de apoio ficaram maiores e mais leves e são feitas em alumino, proporcionando um apegada mais segura ao garupa e deixou a moto um pouco mais leve.
O conjunto de iluminação é todo em LED, oferecendo mais segurança e melhor visibilidade. Principalmente em situações de baixa luminosidade, como estradas de terra e trilhas, a XRE 300 tem demostrado ser uma boa companheira e uma opção divertida para ser utilizada nos finais de semana.
O painel segue totalmente digital e bastante completo, mas o indicador da marcha selecionada seria um item interessante para o modelo.
As suspensões, como é esperado em uma trail, contam com um curso maior do que as motos convencionais e proporcionam muito mais conforto para piloto e garupa, porém acarretam uma certa dificuldade para pilotos com estatura inferior a 1,70 m, tanto para subir como nos momentos de paradas.
A posição de pilotagem é muito confortável e com grande sensação de segurança, graças ao centro de gravidade da XRE 300. Os freios com sistema ABS cumprem o seu papel dentro do que a moto oferece em desempenho.
A tampa do tanque de combustível é outro item bastante trabalhado pela Honda e verificamos que ela deixa o modelo mais moderno e prático na hora do abastecimento.
Banco do garupa: nota 9
“Andei grande parte em trechos urbanos e um pouco de rodovia. O assento mostrou-se muito confortável e macio, tem bom tamanho e posição que privilegia a visão do garupa. As pernas ficam bem posicionadas e permitem uma viagem mais longa com conforto”, opinião de Alessandra B. Lazzari.
A XRE 300 é oferecida em três configurações: XRE 300 ABS, com preço sugerido de R$ 18.590; a XRE 300 Rally, que tem o preço sugerido de R$ 19.090 e é vendida exclusivamente na cor vermelha e a XRE 300 Adventure, também oferecida por R$ 19.090 e vendida apenas na cor Verde Fosco.
Ficha Técnica
Motor
Tipo: DOHC, monocilíndrico 4 tempos, arrefecido a ar
Cilindrada: 291,6 cc
Potência Máxima: 25,4 cv a 7.500 rpm (Gasolina) / 25,6 cv a 7.500 rpm (Etanol)
Torque Máximo: 2,76 kgf.m a 6.000 rpm (Gasolina) / 2,80 kgfm a 6.000 rpm (Etanol)
Transmissão: 5 velocidades
Sistema de Partida: Elétrico
Diâmetro x Curso: 79,0 x 59,5 mm
Relação de Compressão: 9,0:1
Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
Combustível: Gasolina e/ou Etanol
Dimensões
Comprimento x Largura x Altura: 2.195 x 838 x 1.215 mm
Distância entre eixos: 1.417 mm
Distância mínima do solo: 259 mm
Altura do assento: 860 mm
Peso Seco: 148 kg
Chassis
Tipo: Berço Semi duplo
Suspensão Dianteira/Curso: Garfo telescópico / 245 mm
Suspensão Traseira/Curso: Pro-Link / 225 mm
Freio Dianteiro/Diâmetro: A disco / 256 mm
Freio Traseiro/Diâmetro: A disco / 220 mm
Pneu Dianteiro: 90/90 - 21
Pneu Traseiro: 120/80 – 18
Capacidade
Tanque de Combustível: 13,8 litros
Óleo do Motor: 2,0 litros
Sistema elétrico
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12 V – 6 Ah
Farol: LED