Teste: Honda SH 150i
Com preço sugerido de R$ 12.450, scooter agrada pelos recursos tecnológicos e o design
Nos últimos anos o segmento de scooters está apresentando um bom desempenho no que diz respeito às vendas e conquistando, em especial, o público feminino. Com esse dados, o Motoo resolveu avaliar o Honda SH 150i para saber se ele consegue se destacar nesse segmento cada vez mais concorrido.
Em se tratando de tecnologia, a SH 150i apresenta alguns itens que merecem destaque como o sistema de chave presencial Smart Key. Basta se aproximar do scooter portando a chave que, além de acionar a ignição, você também consegue liberar a trava do assento e a tampa do combustível, portanto oferecendo muita praticidade e facilitando a convivência no uso diário com a SH 150i.
Outro recurso importante na SH 150i é o start-stop, que deliga a motor quando o scooter fica mais de 3 segundos em marcha lenta, isto gera uma boa economia de combustível no uso urbano e ainda ajuda a reduzir a poluição emitida pela moto. Basta acelerar levemente a SH 150i que o motor liga de maneira rápida e suave. No começo a sensação é meio estranha, mas você se acostuma após os primeiros quilômetros.
O computador de bordo não possui muitos recursos, mas entrega dados como o consumo médio e instantâneo de combustível, informa quando é necessário a troca de óleo e conta com relógio. O velocímetro, medidor de temperatura e combustível são analógicos, o que não deixa de oferecer uma certa nostalgia ao modelo.
O visual agradou a maioria das pessoas que tiveram contato com a moto durante nossa avaliação, com um design clássico e os elementos óticos em LED formando linhas harmônicas. A posição de pilotagem é confortável e a SH 150i oferece boa ergonomia. A posição de pilotagem deixa as costas ereta, o que facilita as manobras e mudanças rápidas de direção, permitindo trafegar pelos corredores com muita agilidade.
As rodas de liga leve aro 16” garantem maior conforto e segurança nos pisos irregulares evitando trancos no guidão e batidas na suspensão. A SH 150i sai de fábrica com sistema de freios ABS de série, o que aumenta muito a segurança e apresentou funcionamento correto quando solicitado.
O motor monocilíndrico com 149,3 cm³ entrega potência máxima de 14,7 cv a 7.750 rpm e, no geral, mostra-se adequado para a moto da Honda. Na aceleração, a sensação é que ela poderia ser um pouco mais ágil, principalmente para pilotos maiores como é meu caso (com 1,90 metro de altura e pesando 90 kg), mas na retomada de velocidade a SH 150i não decepcionou. A transmissão tipo CVT opera de forma suave. O único combustível aceito pela SH 150i é gasolina e as médias foram muito boas. Chegamos a fazer 43 km/l com uma tocada comedida. Se você pedir por mais desempenho, o consumo aumenta um pouco e fica em torno de 39 km/l. Com tanque de combustível para 7,5 litros de capacidade, a autonomia da Sh 150i giram em torno de 300 km, o que é bem aceitável.
A Honda SH 150i, como a que foi a moto testada, pode ser adquiria nas cores Vermelho Perolizado e Azul Escuro Perolizado com preço sugerido de R$ 12.450. Existe também a versão DLX, sai de fábrica na cor Preta Perolizada e detalhes em cobre. O preço sobe para R$ 12.950 nessa configuração. A SH 150i tem 3 anos de garantia sem limite de quilometragem.
Banco do garupa: nota 9,5
“Adorei mais ainda pilotar a scooter. Não é por acaso que são os modelos preferidos do publico feminino. Fácil de pilotar, é só acelerar que a moto já sai andando. Além de leve, a SH 150i oferece uma agradável sensação de segurança a todo momento, principalmente nas manobras e velocidade reduzida”. Opinião de Alessandra B. Lazzari
Ficha Técnica
Motor: OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecimento líquido
Cilindrada: 149,3 cm³
Potência máxima: 14,7 cv a 7.750 rpm
Torque máximo: 1,40 kgf.m a 6.250 rpm
Transmissão: Tipo CVT
Sistema de partida: Elétrico
Diâmetro x Curso: 57,3 x 57,9 mm
Relação de Compressão: 10,6:1
Sistema Alimentação: Injeção eletrônica PGM-FI
Combustível: Gasolina
Dimensões
Comprimento x Largura x Altura: 2026 x 740 x 1158 mm
Distância entre-eixos: 1340 mm
Distância mínima do solo: 146 mm
Altura do assento: 799 mm
Peso seco: 129 kg
Chassis
Tipo: Monobloco (underbone)
Suspensão dianteira/Curso: Garfo telescópico / 100 mm
Suspensão traseira/Curso: Dois amortecedores / 95 mm
Freio dianteiro/Diâmetro: A disco / 240 mm
Freio traseiro/Diâmetro: A disco / 240 mm
Pneu dianteiro: 100/80 – 16
Pneu traseiro: 120/80 – 16
Capacidades
Tanque de combustível/Reserva: 7,5 litros
Óleo do motor: 0,9 litro
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12 V – 5 Ah
Farol: LED