Teste: Honda NXR 160 Bros ESDD 2018
Modelo é uma boa opção para quem quer uma trail versátil para o uso urbano
A linha 2018 da Honda NXR Bross foi presentada em setembro de 2017 com uma série de novidades. Um dos destaques mais relevantes, como adiantamos, foi a introdução do sistema de frenagem combinada CBS (Combined Break System). Recurso muito importante para favorecer a segurança na pilotagem, ao acionar o freio traseiro o sistema CBS atua automaticamente para distribuir 30% da força de frenagem para a roda dianteira. Com isso, segundo a Honda, além do maior equilíbrio na hora de parar, o CBS colabora em muito para a redução na distância de frenagem.
O Motoo avaliou Bross 2018 mesclando todo tipo de terreno, encarando uma curta viagem e enfrentando o caótico trânsito de São Paulo. Confiram, abaixo, nossas conclusões sobre a trail, que, em 2017, somou 111.917 unidades comercializadas, portanto a mais vendida em sua categoria. Em segundo lugar aparece a prima maior, XRE 300, que foi a escolha de 22.798 consumidores no ano passado.
Motor
O monocilíndrico de 162,7 cm³ é flex e entrega até 14,7 cv com etanol e 1,6 kgfm de torque. Durante nossa avaliação, ele mostrou boas respostas mesmo a baixas rotações. Para o dia a dia o torque mostrou-se suficiente considerando o porte da Bros, sendo que você não precisa ficar operando o câmbio a todo momento. Mesmo com garupa, a performance da Bros foi suficiente nas subidas mais inclinadas e as retomadas de velocidade foram satisfatórias. Você não vai se decepcionar. Com transmissão de 5 velocidades, o consumo da Bros durante nossa avaliação girou em torno de 35 km/l com gasolina. Com um tanque de 12 litros, a autonomia da Bros supera os 400 km.
Suspensão
Com garfo telescópico de 180 mm de curso na dianteira e suspensão do tipo monoshock de 150 mm na traseira, a combinação presente na Bros 160 agrada. O resultado é visto em uma pilotagem segura e confortável. Tanto nas trilhas, como no acidentado piso da nossa cidade, a altura em relação ao solo maior e as credenciais típicas das trail deixam a moto com um rodar macio e confortável na cidade, encarando com facilidade lombadas, valetas e buracos. A pilotagem é tranquila e sem grandes sustos.
Freios
A unidade avaliada pelo Motoo foi a Bross na versão ESDD, que traz como destaque a presença de freios a disco nas 2 rodas. As peças contam com 240 mm na dianteira e 220 mm na traseira, além do já citado sistema CBS que citamos no início do texto. Como dito, ele colabora para tornar a pilotagem ainda mais segura, sobretudo aos motociclistas iniciantes.
Visual
A Bros 160 está disponível nas cores laranja, vermelho e azul, mas, sem dúvida, a combinação laranja e branco é a cor que mais atrai a atenção, dando um ar mais moderno para a trail. O grafismo é simples, mas, como diz a máima, “menos é mais” no caso da Bros 160 e o conjunto casa bem com a trail. O novo design da lanterna traseira se destaca no conjunto e oferece uma iluminação eficiente, juntamente com o farol, que recebeu o refletor multifocal. Ele oferece melhor foco e menor dispersão. O painel “blackout” facilita a leitura e conta com velocímetro, odômetro total e parcial, marcador de nível de combustível, relógio e luzes-espia. Um indicador da marcha selecionada, contudo, cairia bem ao conjunto.
Banco do garupa - nota 8,5
“Confortável! As alças ficam bem ao alcance das mãos e proporcionam boa sensação de segurança. As penas ficam pouco flexionadas e a coluna reta, o que garante mais tempo de viagem sem cansar”. Opinião de Alessandra B. Lazzari
Com preço sugerido de R$ 11.990 (não incluso frete e seguro) na configuração ESDD, a NXR 160 Bross pode ser considerada uma excelente opção para o uso diário e uma diversão garantida nos finais de semana!
Ficha técnica – Honda NXR 160 Bros ESDD
Preço: R$ 11.990
Motor: monocilíndrico, 162,7 cm³, OHC, 4 tempos, refrigeração a ar
Diâmetro e curso: 57,3 mm x 63 mm
Taxa de compressão: 9,5:1
Potência: 14,7 cv (etanol) / 14,5 cv (gasolina) a 8.500 rpm
Torque: 1,6 kgfm (etanol) / 1,46 kgfm (gasolina) a 5.500 rpm
Alimentação: injeção eletrônica
Transmissão: 5 marchas
Sistema de Partida: elétrico
Chassi: berço semi duplo
Suspensão dianteira: garfo telescópico com 180 mm
Suspensão traseira: mono shock com 150 mm
Freio dianteiro: a disco, com 240 mm de diâmetro
Freio traseiro: a disco, com de 220 mm de diâmetro
Pneu dianteiro: 90/90 aro 19”
Pneu traseiro: 110/90 aro 17”
Comprimento: 2,06 m
Largura: 81 cm
Altura: 1,16 m
Distância entre-eixos: 1,35 m
Distância mínima do solo: 24,7 cm
Altura do assento: 83,6 cm
Peso: 121 kg (seco)
Capacidade do Tanque: 12 litros