Teste: Honda GL 1800 Gold Wing Tour 2019
Com uma longa trajetória na gama Honda, modelo se destaca em conforto e sofisticação
Lançada em 1975, a Gold Wing é mais do que um modelo dentro da ampla linha da Honda, projetando-se como um ícone da fabricante e ostentando até uma identidade própria. Sempre evoluindo e se aperfeiçoando, a nova geração da touring traz uma infinidade de aprimoramentos tanto na parte mecânica como em tecnologia. Por essa razão avaliamos o modelo em sua configuração topo de linha, a GL 1800 Gold Wing Tour, cujo valor sugerido é de R$ 159.681, preço que a coloca a disposição de poucos no mercado. Veja, em nossa reportagem, tudo que ela oferece por esse preço.
Quando chegamos para retirar a moto, o tamanho da Gold Wing Tour já impressiona. São 2,58 metros de comprimento e 90,5 cm de largura. O peso com piloto, garupa e bagagem pode chegar a quase 500 kg. Só de pensar nisso parece que ela é uma moto difícil de pilotar, certo? Para nossa surpresa, ao andar os primeiros metros encontramos uma moto dócil e muito fácil de ser conduzida. Em sua nova geração a Gold Wing se mostrou muito mais ágil, compacta, rápida e muito estável, mesmo para o uso urbano. Durante os dias que ficamos com a Gold Wing, provamos a moto em todos os momentos, até para deslocamentos curtos e movimentados.
O motor de 6 cilindros, com 1.833 cm³ entregando 126 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 17,3 a 4.500 rpm, funciona silenciosamente e tem um controle em baixo giro que impressiona. Isso facilita as manobras e mudanças de direção, conferindo ótimo controle direcional para a moto. A vibração é próxima a zero. O motor ficou mais compacto e mais leve, e quando “abrimos a mão” tanto na aceleração como nas retomadas de velocidade, a resposta é imediata e você nota a toda potência e esportividade que ela entrega.
Você encontra a disposição quatro diferentes modos de pilotagem: TOUR, SPORT, ECON e RAIN tudo controlado com um simples toque de seu dedo. O modelo 2019 traz também, acelerador eletrônico, controle de tração, assistente de partida em piso inclinado e sistema Start&Stop. Um item muito utilizado e muito útil foi o “Walking Mode” que movimenta a Gold para frente e para traz em velocidade limitada, auxiliando as manobras de estacionamento. A Gold Wing é a única e a primeira moto disponível com sistema de airbag de fábrica, uma inovação.
O novo design do chassi permitiu que tanto a posição do motor como a do piloto ficasse mais para a frente da moto, com isto a ciclística ganhou pilotagem muito mais fácil e maior conforto.
O conjunto de suspensão também traz novidades. Na dianteira, o sistema de direção passou a trabalhar separado do sistema amortecimento, dando ao conjunto maior agilidade no manuseio do guidão. Na suspensão traseira, encontramos um conjunto de balança do tipo monobraço conectado ao sistema pro-link, oferecendo maior estabilidade e segurança, principalmente em maior velocidade e curvas mais inclinadas. Tanto a suspensão traseira como a dianteira tem a regulagem eletrônica automática através do modo de pilotagem selecionado, porém a regulagem da pré-carga da mola do amortecedor pode ser acionado de maneira independente, utilizando o comando eletrônico.
Na questão dos freios, temos ABS de última geração e o sistema D-CBS (Dual Combined Braking System). Graças a ele, ao acionar o freio traseiro, o dianteiro recebe um percentual da força, dando maior segurança e equilíbrio nas frenagens de emergência. Na dianteira, a Gold Wing conta com dois discos de 320 mm e, na traseira, um disco de 316 mm. Eles dão conta suficiente de toda potência e peso da touring.
Falando sobre o design, notamos um trabalho primoroso de estilo, unindo conforto e muita segurança. Em todos os detalhes e acabamentos pode ser observado a preocupação na qualidade dos materiais utilizados. As linhas são modernas e com apelo futurístico, oferecendo uma interessante sensação de movimento para a Gold Wing em todas as situações.
O painel de LED é formado por uma tela de 7 polegadas contendo todas possíveis e imagináveis informações. Qualquer ação ou irregularidade aparece piscando na tela, como a pressão dos pneus ou um bagageiro que não foi devidamente fechado, aquecedor da manopla e bancos, além de muitos outros.
O sistema de som é potente e, graças à acústica que é criada pelo para-brisa de regulagem automática, entrega um som limpo e de muita qualidade. A Gold Wing é a primeira motocicleta a oferecer a conexão com o Apple CarPlay, que permite conectar espelhar seu iPhone e operar aplicativos com mais praticidade e segurança.
O câmbio DCT de dupla embreagem com 7 marchas pode ser utilizado na opção de pilotagem automática ou por troca manual, com mudanças por borboleta acionada na manopla.
Banco do garupa – Nota 10, sem questionamentos e com louvor!
“Sentar na garupa desta motocicleta é um prazer incrível. Conforto e segurança são inatos ao modelo. Tanto na cidade como na estrada, você pode andar por horas sem cansar. O descanso e o relaxamento são garantidos. Uma verdadeira terapia.” opinião de Alessandra B. Lazzari
O modelo avaliado está disponível na cor vermelha com detalhes em preto, com preço na casa de R$ 160 mil, como citamos no começo de nosso teste. O valor é salgado e para poucos, mas, certamente, a GL 1800 Gold Wing Tour entrega atributos capazes de agradar muitos motociclistas. De tudo o que sentimos, nos chamou a atenção o ronco dos motor 6 cilindros, que está muito mais para uma sinfonia bem executada. Ele proporciona para a Gold Wing, seja em velocidades de cruzeiro mais altas como em tocada suave e prazerosa, uma condução extremamente fácil. A Gold Wing tem, realmente, uma identidade própria.
Ficha Técnica
Motor
Cilindrada: 1.833 cc
Potência Máxima: 126 cv a 5.500 rpm
Torque Máximo: 17,3 kgfm a 4.500 rpm
Transmissão: 7 velocidades (câmbio DCT)
Sistema de Partida: Elétrica
Diâmetro x Curso: 73,0 x 73,0 mm
Relação de Compressão: 10,5:1
Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM FI
Combustível: Gasolina
Dimensões
Comprimento x Largura x Altura: 2.575 x 905 x 1.430 mm
Distância entre eixos: 1.695 mm
Distância mínima do solo: 130 mm
Altura do assento: 745 mm
Peso Seco: 369 kg
Chassi
Tipo: Diamond Twin Tube Type
Suspensão Dianteira/Curso: Duplo Braço Oscilante / 110 mm
Suspensão Traseira/Curso: Pro-Link / 105 mm
Freio Dianteiro/Diâmetro: A disco / 320 mm
Freio Traseiro/Diâmetro: A disco / 316 mm
Pneu Dianteiro: 130/70 - 18
Pneu Traseiro: 200/55 - 16
Capacidade e sistema elétrico:
Tanque de Combustível: 21 litros
Óleo do Motor: 5,6 litros
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12V - 20 Ah (10H)
Farol: LED