Teste: Honda CBR 650F
Avaliamos a sucessora da famosa Hornet no Brasil; confira a opinião do Motoo sobre a esportiva
Com a descontinuidade da fabricação da Hornet, seria a CBR 650F uma candidata ao cargo? Nós, do Motoo, passamos duas semanas rodando pela cidade e estradas e veja o que encontramos pelos caminhos percorridos.
Motor
Com seus 4 cilindros, 649 cm³, potência máxima de 88 cv a 11.000 rpm e torque máximo de 6,22 kgfm a 8.000 rpm, acompanhado de um ronco que realmente agrada os apaixonados por motos esportivas, a CBR 650F lembra muito o espaço deixado pela Hornet. Apesar de não ter os 102 cv da Hornet e se comportar como uma moto mais racional, o propulsor garante boa aceleração e não decepciona nas retomadas de velocidade. O câmbio de 6 marchas trabalha bem em giros mais baixos, o que torna a CBR 650F agradável para o uso urbano. A posição de pilotagem também ajuda para a pilotagem no dia-dia. Talvez com um centro de gravidade mais baixo, a moto ganhasse em agilidade e no comportamento de maneira geral.
Suspensão
A suspensão também traz novidades, como o sistema SDBV (Showa Dual Bending Valve) e entrega o que a marca promete, como melhor estabilidade e pilotagem confortável. Mesmo em momentos de pilotagem mais agressiva a sensação de segurança se faz presente. Em piso irregular a CBR se comportou bem, já nas valetas sentimos um pouco o amortecedor dianteiro, mas como não mexemos na regulagem dos garfos telescópicos, que possui 5 posições, talvez uma maior pressão amenizasse o comportamento. Para esclarecer, conversamos com a Honda que nos confirmou: nesse caso bastava uma regulagem mais firme para o conjunto frontal, que eliminaria o desconforto sentido.
Freios
O sistema ABS é de série e os freios oferecem disco duplo na dianteira com 320 mm e traseiro de 240 mm. Ele atende muito bem às necessidades pilotando a CBR e você vai poder contar com eles a todo momento, sendo bem compatível com a performance que a moto é capaz de entregar. Em situações de emergência ele também se saiu muito bem.
Desing/Visual
O visual agradou. Sempre gosto de ouvir opiniões dos amantes de outros estilos de moto e a maioria gostou. A carenagem além de atender muito bem na aerodinâmica, deixa o motor a mostra, que é a peça de destaque do conjunto. O grafismos foi muito elogiado e a cor vermelha com faixas pretas se destacou mais que na opção em azul perolizado. O farol agora é de LED gostei do design e da qualidade da iluminação.
Painel totalmente digital é composto por dois displays bem completos de informações. Os retrovisores estão bem posicionados e garantem uma boa visão, além de passar facilmente pelos corredores de carros. Um item interessante, pratico e seguro é o bico de calibragem dos pneus, eles saem lateralmente a roda, isto facilita o manuseio e evita o perigo de queimar a mão nas partes quentes da moto.
Sobre o local onde você coloca a chave vai encontrar a sigla H.I.S.S. (Honda Ignition Security System) um sistema que dificulta a possibilidade de roubo ou furto. Através dessa tecnologia, só a chave original pode acionar o motor.
Conclusão
Uma moto realmente esportiva, para quem busca emoção e velocidade não vai ficar desapontado ao pilotar esta Honda. A CBR 650F vai trazer a sensação de uma Hornet mais civilizada, e deve agradar mesmo os pilotos mais experientes. O preço sugerido é de R$ 35.500,00 sem contar o valor do frete e seguro, um valor até que competitivo dentro da categoria.
Banco do Garupa - Nota: 7,8
“Como passamos mais tempo com a moto e fizemos uma viagem mais longa, deu para avaliar melhor a CBR. Considero erla razoavelmente confortável, mas depois da primeira hora na estrada uma parada é muito bem-vinda para esticar as pernas. No uso urbano ela vai bem e até surpreende. Considero a CBR 650F aprovada e a coloco como uma das melhores motos dentro da categoria para o garupa”.- opinião de Alessandra B. Lazzari
Ficha Técnica – Honda CBR 650F 2018
Motor: DOHC, arrefecido a líquido
Cilindrada: 649 cm³
Diâmetro x Curso: 67 x 46 mm
Relação de Compressão: 11,4:1
Sistema de alimentação: Injeção Eletrônica
Combustível: Gasolina
Potência máxima: 88,5 cv a 11.000 rpm
Torque máximo: 6,22 kgfm a 8.000 rpm
Transmissão: 6 marchas
Sistema de partida: elétrico
Comprimento x Largura x Altura: 2,10 m x 75,3 cm x 1,14 m