Teste: Honda CB Twister 2020

Street da marca japonesa trouxe novidades pontuais na nova linha; confira nossas impressões
Honda CB Twister 2020

Honda CB Twister 2020 | Imagem: Divulgação

Apresentada no fim do ano passado, a Twister em sua linha 2020 trouxe como principais novidades as cores e grafismos revistos, que conferem à moto um visual mais esportivo e a aparência de um modelo de maior cilindrada. A CB 250F Twister, contudo, segue sem novidades na parte mecânica. Com uma ótima procura, a CB 250F Twister foi a 6ª moto mais vendida em 2019, somando 36.365 emplacamentos.

O motor é o mesmo monocilíndrico com injeção eletrônica de 249,5 cc3 , torque de 2,28 kgfm a 6.000 rpm e potência de 22,4 cv a 7.000 rpm. Seu desempenho agradou, mesmo com a moto transportando pilotos de estatura mais alta e peso na casa de 90 kg. Nas acelerações e retomadas de velocidade a street tem comportamento satisfatório, já com garupa você sente que é necessário elevar as rotações do motor em busca de melhor performance, principalmente para enfrentas ruas mais íngremes. A tecnologia Flexone permite abastecimento com etanol ou gasolina e o desempenho é bem parecido independente do combustível escolhido. A transmissão de 6 marchas apresenta trocas suaves, macias e com engates precisos.

O conjunto de suspensão utiliza garfo telescópico com 130 mm de curso na frente e apresenta layout monoshock de 108 mm na traseira, dupla que se comportou bem em pisos irregulares e enfrenta sem problemas lombadas ou valetas. Nas curvas, as sensações são de uma moto segura com pegada esportiva. Os pneus 110/70-17 na frente e 140/70-17 na traseira conferem a aparência de uma moto de maior cilindrada e oferecem nível adequado de conforto.

Os freios podem ser baseados nos sistemas CBS e ABS, sendo que a acréscimo de R$1.000 para o recurso que evita o travamento das rodas é amplamente recompensado pelo vasto ganho em segurança.

O design da CB 250F Twister recebeu elogios e a cor amarela, que foi a moto que testamos, chamou a atenção e lembrou a cor que já foi sucesso no passado.

A Twister é o menor modelo na linha da naked da Honda e representa muito bem este estilo. A posição de pilotagem é esportiva e os pés posicionados mais para trás sugerem um estilo de pilotagem agressiva. A Twister trafega de forma fácil pelos corredores e as mudanças de direção são executadas de maneira segura e ágil.

O painel totalmente digital é bem completo e tem leitura fácil, oferecendo velocímetro, hodômetro total e parcial, marcador de nível de combustível, conta-giros, relógio, luzes-espia e leitores de consumo médio e instantâneo de combustível. O conjunto ótico é todo em LED e com novo design.

Banco do garupa: nota 7
“Relativamente confortável, apesar de ser pequeno o banco tem espuma macia e como as pernas não ficam muito flexionadas é possível suportar um tempo maior de viagem. A altura em relação ao piloto é boa e garante uma visão ampla. Além disso, o garupa não escorrega sobre o piloto” - opinião de Alessandra B. Lazzari

Os preços sugerido começam a partir de R$ 14.636 para a configuração CB Twister CBS com opção das cores vermelho e prata perolizado; R$ 14.945 para a CBS Special Edition que vem na cor azul com as rodas laranja e R$ 15.644 para a CB Twister ABS na cor amarela com rodas pretas. Por fim, também é possível encontrar por R$ 15.945 a ABS Special Edition cor azul perolizado com as rodas na cor laranja.

Ficha Técnica

Motor
Tipo: OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
Cilindrada: 249,5 cc
Potência Máxima: 22,4 cv a 7.500 rpm (Gasolina) / 22,6 cv a 7.500 rpm (Etanol)
Torque Máximo: 2,24 kgf.m a 6.000 rpm (Gasolina) / 2,28 kgf.m a 6.000 rpm (Etanol)
Transmissão: 6 velocidades
Sistema de Partida: Elétrico
Diâmetro x Curso: 71,0 x 63,0 mm
Relação de Compressão: 9,6:1
Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
Combustível: Gasolina e/ou Etanol

Dimensões
Comprimento x Largura x Altura: 2065 x 753 x 1072 mm
Distância entre eixos: 1386 mm
Distância mínima do solo: 192 mm
Altura do assento: 784 mm
Peso Seco: 137 kg

Chassi
Tipo: Diamond Frame
Suspensão Dianteira/Curso: Garfo telescópico / 130 mm
Suspensão Traseira/Curso: Mono Shock / 108 mm
Freio Dianteiro/Diâmetro: A disco / 276 mm
Freio Traseiro/Diâmetro: A disco / 220 mm
Pneu Dianteiro: 110/70 – 17
Pneu Traseiro: 140/70 – 17

Capacidades/Sistema elétrico:
Tanque de Combustível: 16,5 litros
Óleo do Motor: 1,8 litro
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12V – 5 Ah
Farol: 60/55 W

 
 
Honda CB Twister 2020
 
Honda CB Twister 2020
Honda CB Twister 2020
Honda CB Twister 2020
 
Honda CB Twister 2020
Honda CB Twister 2020
Honda CB Twister 2020
 
Honda CB Twister 2020
Honda CB Twister 2020
Honda CB Twister 2020
 
Honda CB Twister 2020
Honda CB Twister 2020
Honda CB Twister 2020
 
Honda CB Twister 2020
Honda CB Twister 2020
 
 
Por

José Luiz Lazzari

Experiente motocicista há mais de 30 anos, José Luiz é um designer amante das duas rodas e colabora com suas avaliações no Motoo.

Veja mais artigos

Tudo sobre a Honda CB Twister

Honda CB Twister

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos