Teste: Honda CB Twister 2020
Street da marca japonesa trouxe novidades pontuais na nova linha; confira nossas impressões
Apresentada no fim do ano passado, a Twister em sua linha 2020 trouxe como principais novidades as cores e grafismos revistos, que conferem à moto um visual mais esportivo e a aparência de um modelo de maior cilindrada. A CB 250F Twister, contudo, segue sem novidades na parte mecânica. Com uma ótima procura, a CB 250F Twister foi a 6ª moto mais vendida em 2019, somando 36.365 emplacamentos.
O motor é o mesmo monocilíndrico com injeção eletrônica de 249,5 cc3 , torque de 2,28 kgfm a 6.000 rpm e potência de 22,4 cv a 7.000 rpm. Seu desempenho agradou, mesmo com a moto transportando pilotos de estatura mais alta e peso na casa de 90 kg. Nas acelerações e retomadas de velocidade a street tem comportamento satisfatório, já com garupa você sente que é necessário elevar as rotações do motor em busca de melhor performance, principalmente para enfrentas ruas mais íngremes. A tecnologia Flexone permite abastecimento com etanol ou gasolina e o desempenho é bem parecido independente do combustível escolhido. A transmissão de 6 marchas apresenta trocas suaves, macias e com engates precisos.
O conjunto de suspensão utiliza garfo telescópico com 130 mm de curso na frente e apresenta layout monoshock de 108 mm na traseira, dupla que se comportou bem em pisos irregulares e enfrenta sem problemas lombadas ou valetas. Nas curvas, as sensações são de uma moto segura com pegada esportiva. Os pneus 110/70-17 na frente e 140/70-17 na traseira conferem a aparência de uma moto de maior cilindrada e oferecem nível adequado de conforto.
Os freios podem ser baseados nos sistemas CBS e ABS, sendo que a acréscimo de R$1.000 para o recurso que evita o travamento das rodas é amplamente recompensado pelo vasto ganho em segurança.
O design da CB 250F Twister recebeu elogios e a cor amarela, que foi a moto que testamos, chamou a atenção e lembrou a cor que já foi sucesso no passado.
A Twister é o menor modelo na linha da naked da Honda e representa muito bem este estilo. A posição de pilotagem é esportiva e os pés posicionados mais para trás sugerem um estilo de pilotagem agressiva. A Twister trafega de forma fácil pelos corredores e as mudanças de direção são executadas de maneira segura e ágil.
O painel totalmente digital é bem completo e tem leitura fácil, oferecendo velocímetro, hodômetro total e parcial, marcador de nível de combustível, conta-giros, relógio, luzes-espia e leitores de consumo médio e instantâneo de combustível. O conjunto ótico é todo em LED e com novo design.
Banco do garupa: nota 7
“Relativamente confortável, apesar de ser pequeno o banco tem espuma macia e como as pernas não ficam muito flexionadas é possível suportar um tempo maior de viagem. A altura em relação ao piloto é boa e garante uma visão ampla. Além disso, o garupa não escorrega sobre o piloto” - opinião de Alessandra B. Lazzari
Os preços sugerido começam a partir de R$ 14.636 para a configuração CB Twister CBS com opção das cores vermelho e prata perolizado; R$ 14.945 para a CBS Special Edition que vem na cor azul com as rodas laranja e R$ 15.644 para a CB Twister ABS na cor amarela com rodas pretas. Por fim, também é possível encontrar por R$ 15.945 a ABS Special Edition cor azul perolizado com as rodas na cor laranja.
Ficha Técnica
Motor
Tipo: OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
Cilindrada: 249,5 cc
Potência Máxima: 22,4 cv a 7.500 rpm (Gasolina) / 22,6 cv a 7.500 rpm (Etanol)
Torque Máximo: 2,24 kgf.m a 6.000 rpm (Gasolina) / 2,28 kgf.m a 6.000 rpm (Etanol)
Transmissão: 6 velocidades
Sistema de Partida: Elétrico
Diâmetro x Curso: 71,0 x 63,0 mm
Relação de Compressão: 9,6:1
Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
Combustível: Gasolina e/ou Etanol
Dimensões
Comprimento x Largura x Altura: 2065 x 753 x 1072 mm
Distância entre eixos: 1386 mm
Distância mínima do solo: 192 mm
Altura do assento: 784 mm
Peso Seco: 137 kg
Chassi
Tipo: Diamond Frame
Suspensão Dianteira/Curso: Garfo telescópico / 130 mm
Suspensão Traseira/Curso: Mono Shock / 108 mm
Freio Dianteiro/Diâmetro: A disco / 276 mm
Freio Traseiro/Diâmetro: A disco / 220 mm
Pneu Dianteiro: 110/70 – 17
Pneu Traseiro: 140/70 – 17
Capacidades/Sistema elétrico:
Tanque de Combustível: 16,5 litros
Óleo do Motor: 1,8 litro
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12V – 5 Ah
Farol: 60/55 W