Teste: Honda Biz 110i 2018
Vale a pena estacionar uma Biz na garagem? Confira a resposta em nossa avaliação!
A Honda Biz é uma das motos mais vendidas no Brasil, sendo que em 2017 foram emplacadas 105.493 unidades. O Motoo avaliou a Biz em sua configuração 110i, a opção mais acessível da moto. As rodas são raiadas e os freios são a tambor, mas o sistema já conta com o sistema de frenagem combinada CBS, que distribui de forma equilibrada a frenagem das rodas traseiras e dianteiras e traz muita segurança principalmente para os iniciantes.
Motor
O motor é um monocilíndrico de 4 tempos, arrefecido a ar, com 109,1 cm³ e potência máxima de 8,33 cv a 7.250 rpm. O torque máximo de 0,89 kgfm aparece aos 5.500 rpm, suficiente para transportar pilotos que pesam por volta de até mesmo 100 kg.
O motor conta com injeção eletrônica e câmbio semi-automático de 4 velocidades com sistema rotativo. Este sistema obriga uma certa familiaridade com a moto, tanto que em nosso primeiro contato tivemos certa dificuldade para nos acostumarmos com o sistema. Estando em 4ª marcha pode-se ir direto para o ponto morto, mas é neessário que a Biz esteja completamente parada, portanto o melhor mesmo é reduzir marcha a marcha. O que facilita por um lado, o câmbio dificulta por outro, uma vez que dificilmente se consegue uma troca sem trancos.
O consumo é um dos pontos fortes da Biz 110i, que ficou entre 45 a 50 km/l em nossa avaliação. Com isso, serão raras as vistas ao posto de combustível e mesmo contado com um tanque relativamente pequeno, com 5,1 litros de capacidade, é possível alcançar cerca de 250 km de autonomia, número suficientes para o habitat urbano da Biz 110i.
Pilotagem e Visual
No trânsito urbano, a Biz 110 é esperta e a embreagem automática é divertida, prática e esbanja agilidade, você passa pelos corredores com muita facilidade e confiança. A moto está sempre pronta e é fácil para o uso urbano por ser leve e muito prática, mesmo que for para um passeio curto.
O visual recebeu uma atualização na linha 2018 e foi motivo de comentários positivos. Os novos conjuntos de iluminação são os destaque na dianteira. As linhas laterais ficaram mais retas e, na traseira, o conjunto ganhou mais sofisticação com lentes de piscas transparentes e novo design.
Há outras novidades importantes: o espaço sob o banco vem com uma tomada de 12V e foi ampliado e cabe muito mais bagagem e até um capacete fechado, mas tem que estar atento pois existe apenas uma maneira correta de colocação, que é com a abertura do capacete para cima , caso contrário não cabe.
O banco conta com design mais anatômico na Biz 2018 e recebeu espuma mais densa. Mesmo assim, como o curso das suspensões são curtos, você vai sentir as irregularidades do piso bem como falta um pouco de conforto para enfrentar lombadas e buracos.
O painel digital “blackout” tem fundo preto e os números são brancos, com o velocímetro digital no centro e em destaque. Você também confere na peça a indicação “Eco“, que avisa quando o piloto está conduzindo a moto da forma mais econômica possível. O painel é interessante, mas sentimos falta do indicador de marcha engatada, que no caso ajudaria muito.
A Biz 110i tem o preço sugerido de R$ 7.950 e as opções de cores limitam-se à branca e à vermelha. Para um veiculo popular, o preço fica salgado. Quanto a nossa pergunta no inicio desta matéria, se vale a pena tem uma Biz 110i em nossa garagem, a conclusão é sim! Muito prática, ágil e fácil de pilotar a todo momento, ela ainda conta com uma motorização que não deixa a desejar mesmo com garupa.
Banco do garupa - Nota 8,5
“Gostei muito. O banco é espaçoso e bem confortável, inclusive arrisquei assumir a pilotagem da moto e aprovei!”. Opinião de Alessandra B. Lazzari
Ficha técnica
Motor
Tipo: OHC, Monocilíndrico 4 tempos, arrefecido a ar
Cilindrada: 109,1 cc
Potência máxima: 8,33 cv a 7.250 rpm
Torque máximo: 0,89 kgf.m a 5.500 rpm
Transmissão: 4 velocidades
Sistema de partida: Elétrico
Diâmetro x Curso: 50,0 x 55,6 mm
Relação de Compressão: 9,3:1
Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
Combustível: Gasolina
Chassi
Tipo: Monobloco
Suspensão dianteira/Curso: Garfo telescópico / 100 mm
Suspensão traseira/Curso: Convencional (dois amortecedores) / 86 mm
Freio dianteiro/Diâmetro: A tambor / 130 mm
Freio traseiro/Diâmetro: A tambor / 110 mm
Pneu dianteiro: 60/100 - 17M
Pneu traseiro: 80/100 - 14M
Dimensões
Comprimento x Largura x Altura: 1894 x 707 x 1085 mm
Distância entre eixos: 1264 mm
Distância mínima do solo: 131 mm
Altura do assento: 753 mm
Peso seco: 97 kg
Capacidade e Sistema Eletrico
Tanque de combustível/Reserva: 5,1 litros
Óleo do motor: 1,0 litro
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12V - 4 Ah
Farol: 35/35W