Teste: Harley-Davidson Ultra Limited 2019
Apostando na tecnologia, modelo agrada pelo conforto e sofisticação
As motos de grande porte hoje em dia estão repletas de tecnologia e sofisticação, verdadeiros computadores sobre duas rodas. A Ultra Limited da Harley-Davidson não pretende deixar nada a desejar nesta “batalha “. Nós, do Motoo, fomos convidados a avaliar a Ultra Limited 2019 e relatamos para você nossas conclusões.
Motor
O motor Milwaukee-Eight 114, de 1.868 cm³, oferece 16,52 kgfm de torque a 3.500 rpm e mostra que tem força de sobra para levar todo o peso de 399 kg da moto, bem como o piloto, garupa e a bagagem que desejar. Durante todo nosso período de teste em que circulamos na estrada, mesmo rodando por vias que permitem limites de velocidade mais altos e é possível notar que esse motor tem um funcionamento muito silencioso e com baixa vibração, característica que em nada lembra uma Harley-Davidson do passado. Para alguns saudosistas existe quem questione esse comportamento das motos atuais da marca, mas são novos tempos e estas diferenças agradaram muito durante nossos deslocamentos com a Ultra Limited 2019. Outro destaque é a menor emissão de calor devido ao arrefecimento líquido no cabeçote.
O modelo avaliado prima pelo conforto e sofisticação em cada detalhe, que vão das manoplas com seis configurações de ajustes de aquecimento, recurso facilmente acessado mesmo com a moto em movimento, até os assentos com encaixe perfeito tanto para o piloto como para o garupa de qualquer porte. A confortável posição dos braços no guidão, as plataformas de apoio, o piloto automático (cruise control) e todo sistema eletrônico de comunicação e entretenimento para conforto dos ocupantes que tornam a pilotagem da Ultra Limited uma experiência muito especial.
O farol de LED é muito eficiente e faz uma grande diferença para quem viaja à noite, contribuindo ainda mais para a segurança. As infinitas possibilidades de customização, que é uma marca registrada da Harley-Davidson, está presente no grande número de itens disponíveis nas concessionárias. Alguns deles não são nada baratos, mas você vai encontrar muita opção para quem quer se destacar.
A ciclística da Ultra Limited, leva alguma vantagem em relação aos outros modelos Touring, isto graças às rodas de aro menor ( 17” na dianteira e 16” na traseira ) que deixam o guidão mais leve, resultando em maior agilidade assim como equilíbrio em velocidades reduzidas, oferecendo conforto e grande sensação de segurança para o piloto. Lembrando que moto, piloto, garupa e carga máxima de bagagem chegam aos 416 kg.
Tecnologia
O sistema de som permite escutar música com uma alta qualidade de reprodução. O design da carenagem frontal foi especialmente desenhado para permitir a utilização normal do sistema sonoro, tanto o piloto como o garupa ficam em um ambiente “silencioso”, graças a um trabalho exemplar de aerodinâmica. A cortina de ar não atinge o capacete e com isto elimina toda a turbulência, e permite escutar perfeitamente as músicas ou outras informações do sistema.
A potência sonora é para ser destacada, já que são quatro alto-falantes com 25 Watts de potência cada, potência suficiente para entregar um som de qualidade. O sistema multimídia tem grande capacidade de processamento, acessar suas funções e passar de uma para outra, com ações rápidas. Sua central multimídia de 6” é sensível ao toque mesmo com luvas e também pode ser operada por meio de comandos nos punhos no guidão e controle por voz. O sistema é compatível com Apple CarPlay, porém para o sistema Android a Harley-Davidson ficou devendo alguma solução.
Banco do garupa: Nota 10 com louvor...
“A gente como garupa sempre fica em uma situação mais apreensiva e muito focada nos movimentos e manobras do piloto, procurando influenciar o mínimo na pilotagem. Com isso, muitas vezes passamos a observar menos todo o trajeto da viagem. Na garupa da Ultra Limited a conversa é outra e o conforto do banco com os apoios laterais é um ponto forte da moto, além da enorme sensação de segurança, ela permite que o garupa desfrute totalmente das paisagens”, opinião de Alessandra B. Lazzari.
O preço sugerido RS 103.900 para o modelo na cor Vivid Black e R$ 106.500 para a Ultra Limited dois tons: Wicked Red/Twisted Cherry, Industrial Gray Denim/Black Denim e Midnight Bleu/Barracuda Silver.
Ficha técnica
Motor: Twin-Cooled™ Milwaukee-Eight®114
Diâmetro do cilindro: 102 mm
Curso do êmbolo: 114 mm
Cilindrada: 1.868 см3
Taxa de compressão: 10.5:1
Sistema de combustível: Injeção eletrônica de combustível por portas sequenciais (ESPFI)
Escapamento: cromado, escapamento duplo 2-1-2 com silenciadores chanfrados
Transmissão: 6 marchas
Comprimento: 2.600 mm
Altura do assento, sem peso: 740 mm
Distância mínima do chão: 135 mm
Ângulo de inclinão (coluna de direção): 26°
Trail: 170 mm
Entre-eixos: 1.625 mm
Pneu dianteiro, especificação: BW 130/80B17 65H
Pneu traseiro, especificação: BW 180/65B16 81H
Capacidade de combustível: 22,7 l
Capacidade de óleo: 4,7 l
Peso, conforme expedido: 399 kg
Peso em ordem de marcha: 416 kg
Capacidade do bagageiro - volume: 0.132 m³
Roda dianteira: Alumínio fundido Impeller em cromado contrastante
Roda traseira: Alumínio fundido Impeller em cromado contrastante
Freios: cáliper dianteiro e traseiro fixado com 4 pistões 32 mm
Luzes (de acordo com legislação nacional): Farol alto, luzes de funcionamento diurno, luzes de funcionamento diurno no para-lama dianteiro, setas, pressão baixa no óleo, diagnóstico do motor, acessório, alto-falantes, piscas, sistema de segurança, indicador de marcha, bateria, aviso de combustível baixo, ABS, indicador de luz de neblina/auxiliar
Medidores estilizados para complementar cada veículo. Visor apresenta odômetro, percurso A, percurso B, quilometragem restante para esvaziar e indicador de marcha, além de indicadores de condição maiores