Teste: Harley-Davidson Iron 1200 2020
Um de seus modelos mais acessíveis, Iron 1200 é uma boa porta de entrada para o universo da marca
As motos de entrada para a marca Harley-Davidson são os modelos da família Sportster, que demandam menos de R$ 45 mil para estacionar uma delas na garagem. São dois modelos a disposição dos potenciais clientes, a Iron 883, que tem o preço sugerido de R$ 39.900 e a Iron 1200, no caso partindo de R$ 43.900. E foi a configuração mais potente a escolhida pelo Motoo para conhecer em detalhes, tanto no uso urbano como por alguns trechos de rodovia, o que as representantes da gama Sportster podem entregar.
A posição de pilotagem na Iron 1200 é bem confortável. As pernas ficam flexionadas em ângulo reto, as pedaleiras são centralizadas e o guidão estilo mini ape é um pouco mais alto, sendo que todo este conjunto deixa a coluna ereta e o corpo bem posicionado. No trânsito mais carregado da cidade, a sensação de segurança e agilidade são pontos positivos, uma vez que é possível passar pelos corredores entre os carros sem dificuldade. Na estrada, o conforto é maior e você fica um pouco mais para trás do centro de gravidade da motocicleta, o que permite um maior tempo de viagem com menor desgaste físico do piloto.
Uma surpresa agradável pilotando a Iron 1200 foi o seu comportamento nas curvas. A moto inclina com facilidade e segurança e é possível arriscar alguns movimentos mais agressivas sem susto. Só é bom não se empolgar para evitar que a Iron raspe sua parte inferior no asfalto.
O motor V2 com 1202 cm3 é forte tanto na aceleração como nas retomadas de velocidade, o que instiga a uma pilotagem mais agressiva. Nos giros mais baixos, a moto pode “engasgar”, o que obriga a trabalhar com a moto em giros mais altos e a fazer constantes trocas de marchas. Como resultado o motor aquece e, nos dias quentes, isso é algo que chega a incomodar.
Outro item que é bastante marcante na Iron 1200 é a grande vibração em marcha lenta, uma característica peculiar dos antigos modelos da Harley-Davidson. O que para os saudosistas é tudo de bom, para a nova safra de motociclistas pode ser visto como algo não tão positivo assim, já que até mesmo modelos mais recentes – e caros – da Harley já deixam de lado esse comportamento.
Quanto aos freios, tudo que a moto entrega em termos de performance o sistema ABS é capaz de lidar e dá conta do recado.
O conjunto de suspensão é composto por um garfo telescópio de 92 mm de curso na dianteira e, na traseira, utiliza amortecimento duplo com 82 mm de curso e regulagem de pré-carga ajustável. Tudo isso deixa, na estrada, a moto mais firme e segura. Já no uso urbano, as imperfeições do piso e o grande número de buracos e lombadas da cidade de São Paulo ou qualquer outro grande centro urbano são sentidas pelo conjunto de suspensão.
O tanque de combustível tem uma capacidade limitada para viagens mais longas. São 12,5 litros, por isso é importante planejar bem as paradas para não ter surpresa. Além disso, a Iron 1200 não tem marcador de combustível, somente uma luz amarela indica que você está entrando na reserva. A media de consumo em nosso teste ficou próxima aos 18 km/l, o que resulta em uma autonomia de 225 km, número baixo para viagens.
O visual remete ao old school, com a arte dos grafismos inspirada nos anos 70. Com tons de azul e vermelho, o modelo testado chamou a atenção e ganhou elogios. O Banco solo oferece uma boa sustentação para a região lombar do piloto, mas mostrou-se um pouco duro para deslocamentos maiores. O banco do garupa é acessório e não foi possível avaliar o equipamento.
A Iron 1200 2020 tem as seguintes opções de cores: Vivid Black com grafismo em azul branco e vermelho; Barracuda Silver com grafismo em preto, entregando uma combinação mais decreta, e, por fim, a Billiard Blue com grafismo laranja e amarelo. Os acabamentos são todos em tons de pretos, inclusive o motor, o que dá a Iron 1200 um ar bastante urbano. No geral a moto agradou. Ela chama a atenção e mantém a identidade da marca.
Ficha Técnica
Motor: Evolution refrigerado a ar, 1.202 cm3
Taxa de compressão: 10:1
Escapamento: escape preto, escalonado e curto com silenciadores duplos
Comprimento: 2.200 mm
Altura do assento, sem peso: 735 mm
Distância mínima do chão: 110 mm
Ângulo de inclinação da coluna de direção: 30°
Trail: 117 mm
Distância entre-eixos: 1.515 mm
Pneu dianteiro: 100/90B19 57H
Pneu traseiro: 150/80B16 77H
Capacidade de combustível: 12,5 l
Peso: 248 kg
Roda dianteira: preto, 9 raios
Roda traseira: preto, 9 raios
Freios: pistão duplo na dianteira e na traseira
Lâmpadas (indicadores e medidores): ponto-morto, baixa pressão do óleo, sinais de mudança de direção, diagnóstico do motor, aviso de pouco combustível, bateria fraca, sistema de segurança, ABS, velocímetro eletrônico com odômetro instalado sobre o guidão, relógio de hora do dia, odômetro parcial duplo, luz indicadora de baixo nível de combustível, luz indicadora de baixa pressão do óleo, leitura do diagnóstico do motor, luzes indicadoras LED