Teste: família Honda CB 500 2018

Avaliamos os três modelos da gama de média cilindrada da Honda, que foi recentemente renovada
Família 500, da Honda, chega à linha 2018

Família 500, da Honda, chega à linha 2018 | Imagem: Divulgação

No segundo semestre deste ano a gama 500 cm³ da Honda estreou algumas novidades de olho principalmente no público de média cilindrada que quer migrar para modelos de maior deslocamento. Percorrendo a nova família, encontramos três interessantes “irmãs” que compartilham o mesmo DNA, mas cada uma com sua personalidade e estilo. Vamos conhecer cada uma delas:

CB 500X: de perfil aventureiro, a CB 500X é ideal para quem gosta de trafegar por alguns trechos off-road ou longas viagens, com uma confortável posição de pilotagem típica das trail. A estrada é o habitat da 500X.

CBR 500R: com carenagem esportiva, ela é voltada para quem gosta de motos com esse apelo também na postura de pilotagem.

CB 500F: é a variante naked do trio, boa para o uso urbano.

Motor

O motor compartilhado pelo trio é um bicilíndrico, com 471 cm³ e potência máxima de 50,4 cv a 8.500 rpm. Trabalhando em conjunto com um câmbio de 6 velocidades, a gama CB 500 2018 responde bem tanto baixas como em altas rotações. Graças a isso, a pilotagem no uso urbano é facilitada e você não precisa se preocupar com trocas de marchas constantes. As acelerações e retomadas de velocidade são interessantes e tendem a agradar quem gosta de uma pilotagem mais agressiva. As três derivações da gama CB 500 2018 contam com a mesma motorização, mas você vai sentir diferentes sensações na pilotagem em cada uma delas devido à ciclística peculiar de cada modelo, conforme apresentamos no resumo acima.

Consumo de combustível

Esse é um item que mereceu destaque em nossa avaliação. Conseguimos alcançar médias combinadas cidade/estrada entre 27,5 km/l e 31 km/l, sem forçar o motor e acelerando tranquilamente tanto na cidade como na estrada. A autonomia foi superior a 450 km, considerando que o tanque de combustível comporta 16,7 litros para os modelos CBR 500R e CB 500F e 17,7 litros para o modelo CB 500X com 3,2 litros de reserva.

Suspensão

A suspenção dianteira utiliza a tradicional configuração de garfo telescópico, sendo que a roda traseira é ligada a um sistema Pro-link com ajuste de pré-carga. O curso da suspensão traseira é de 119 mm para os modelos CBR 500R e CB 500F, já a CB 500X conta com curso de 118 mm. Este conjunto proporciona uma pilotagem agradável e segura. Lombadas, buracos e pisos irregulares são facilmente ultrapassados sem grandes sustos e solavancos. O modelo CB 500X, de proposta trail, tem o curso da suspenção dianteira em 140 mm, 20 mm maior que dos modelos CB 500R e CB 500F, que garante um controle bem melhor para enfrentar estradas de terra e trilhas.

Freios

Os 3 modelos tem o mesmo sistemas de freios ABS, com disco único na dianteira de 320 mm e outro traseiro com 240 mm. A combinação atende muito bem ao que a moto entrega em termos de performance. A sensação de segurança é sentida nos momentos em que fomos obrigados a freadas de emergência.

Visual

No design cada modelo tem suas características bem definidas, porém a que mais chamou a atenção foi a CBR 500R. Seu conjunto esportivo e a cor vermelha da unidade avaliada foram os destaques e sempre com comentários positivos. O conjunto óptico em LED garante uma iluminação perfeita e com design compatível para cada modelo. O painel é todo digital e completo em termos de informações, contando com elógio, conta-giros, hodômetros total e parcial, indicação de consumo de combustível instantâneo e médio, além de diagnóstico do motor, mas caberia um indicador de mudança de marcha.

Pilotagem

É aqui que as diferentes personalidades surgem e aparecem com força total. É aqui que você vai ter que se decidir quem será sua parceira de aventuras:

CB 500X

A posição do piloto mais a frente da moto a deixa muito na “mão”, o que facilita as mudanças repentinas de cursos e garante equilíbrio em terrenos irregulares e acidentados. A diversão é garantida para os fins de semana, tanto nas rodovias como em estradas de terras e trilhas mais radicais. Observação para o banco único, que deixa a desejar para a garupa. O banco é liso sem o “shape” como dos outros dois modelos, com isto a sensação de segurança é menor e o garupa cai sobre o piloto, poderia ser um banco único mas com um formato mais apropriado.

CB 500F

Bem ao estilo naked, ela cumpre seu papel de uma moto mais urbana. Ela não se sai mal na estrada, mas é no dia dia e nas noites mais vazias da cidade que você vai curtir e desfrutar desta moto. No trânsito, ela passa pelos corredores e enfrenta o congestionamento das ruas com desenvoltura, garantindo uma pilotagem agradável e sem esforço. O guidão alto passa livremente por cima dos retrovisores dos veículos. A posição de pilotagem da CB 500F é mais ereta, porém ao mesmo tempo agressiva. Por ser a mais leve da família, com 178 kg na balança, ela é ágil nas mudanças de direção. O banco com segmentos bem definidos para piloto e garupa oferece conforto e segurança.
Este o modelo que caiu nas graças do consumidor brasileiro. De setembro a novembro de 2017, a CB 500F soma 639 emplacamentos, seguida pela CB 500X com outros 373 e a CBR 500R com 141 unidades comercializadas no mesmo período.

CBR 500R

É sem duvida a irmã que mais chama a atenção. Com sua única opção de cor a vermelha, foi destaque por onde passou. Com uma conspecção esportiva, inspirada na tradição das motos de pista, o célebre grafismo CBR exerce um destaque relevante para o modelo. Pilotos experientes com motos de maior potência irão encontrar o mesmo prazer em pilotar esta moto, que é a porta de entrada para modelos de maior deslocamento. A posição de pilotagem agrada, com o piloto um pouco mais inclinado e a frente na moto. Destaque para o posicionamento dos espelhos retrovisores, nos quais a visão não fica prejudicada pelos braços do piloto. Na estrada a CBR 500R pede uma tocada mais agressiva e contorna as curvas facilmente. Os mais experientes talvez possam desejar um desempenho superior, mas para quem esta iniciando na categoria das esportivas ela é uma boa escola.

Banco do garupa

CB 500X - Nota 7,0
“Me senti muito insegura no banco em comparação com os outros modelos. A inclinação e o banco liso quase me deixam cair sobre o piloto. O tamanho do banco também é apenas razoável”.

CBR 500R - Nota 8,5
“Banco confortável e seguro. A pequena elevação ajuda muito na sensação de segurança. Apesar de ser mais esportiva, foi a que melhor me adaptei”.

CB 500F - Nota 8.5
“Com banco no mesmo estilo que a CBR 500R, a diferença na CB 500F é que assim como o piloto, o garupa também fica com as costas em uma posição mais ereta. Também senti as pernas mais flexionadas”. Três opiniões fornecidas por Alessandra B. Lazzari

Fichas técnicas

CB 500X

Motor: DOHC, bicilíndrico, 4 tempos, arrefecido a líquido
Cilindrada: 471 cm³
Diâmetro x Curso: 67 x 66,8 mm
Relação de Compressão: 10,7:1
Sistema de alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
Combustível: Gasolina
Potência máxima: 50,4 cv a 8.500 rpm
Torque máximo: 4,55 kgf.m a 7.000 rpm
Transmissão: 6 marchas
Sistema de partida: Elétrico
Comprimento x Largura x Altura: 2098 mm x 826 mm x 1358 mm 
Entre-eixos: 1421 mm 
Altura mínima do solo: 170 mm 
Altura do assento: 812 mm 
Peso seco: 181 kg
Tanque de combustível: 17,7 litros
Chassi: diamond frame 
Suspensão dianteira/curso: garfo telescópico / 140 mm 
Suspensão traseira/curso: Pro-Link / 118 mm 
Freio dianteiro/Diâmetro: disco / 320 mm
Freio traseiro/Diâmetro: disco / 240 mm
Pneu dianteiro: 120/70 - 17
Pneu traseiro: 160/60 - 17
Cores: verde e vermelho perolizados 
Preço: R$ 25.900 

CB 500F 

Motor: DOHC, bicilíndrico, 4 tempos, arrefecido a líquido
Cilindrada: 471 cm³
Diâmetro x Curso: 67 x 66,8 mm
Relação de Compressão: 10,7:1
Sistema de alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
Combustível: Gasolina
Potência máxima: 50,4 cv a 8.500 rpm
Torque máximo: 4,55 kgf.m a 7.000 rpm
Transmissão: 6 marchas
Sistema de partida: Elétrico
Comprimento x Largura x Altura: 2081 mm x 791 mm x 1056 mm
Entre-eixos: 1409 mm
Altura mínima do solo: 156 mm
Altura do assento: 789 mm
Peso seco: 178 kg
Tanque de combustível: 16,7 litros
Chassi: diamond frame
Suspensão dianteira/curso: garfo telescópico / 120 mm
Suspensão traseira/curso: Pro-Link / 119 mm
Freio dianteiro/Diâmetro: disco / 320 mm
Freio traseiro/Diâmetro: disco / 240 mm
Pneu dianteiro: 120/70 - 17
Pneu traseiro: 160/60 - 17
Cores: azul perolizado e vermelho
Preço: R$ 23.900 

CBR 500R

Motor: DOHC, bicilíndrico, 4 tempos, arrefecido a líquido
Cilindrada: 471 cm³
Diâmetro x Curso: 67 x 66,8 mm
Relação de Compressão: 10,7:1
Sistema de alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
Combustível: Gasolina
Potência máxima: 50,4 cv a 8.500 rpm
Torque máximo: 4,55 kgf.m a 7.000 rpm
Transmissão: 6 marchas
Sistema de partida: Elétrico
Comprimento x Largura x Altura: 2081 mm x 756 mm x 1150 mm
Entre-eixos: 1409 mm
Altura mínima do solo: 140 mm
Altura do assento: 789 mm
Peso seco: 183 kg
Tanque de combustível: 16,7 litros
Chassi: diamond frame
Suspensão dianteira/curso: garfo telescópico / 120 mm
Suspensão traseira/curso: Pro-Link / 119 mm
Freio dianteiro/Diâmetro: disco / 320 mm
Freio traseiro/Diâmetro: disco / 240 mm
Pneu dianteiro: 120/70 - 17
Pneu traseiro: 160/60 - 17
Cores: vermelho
Preço: R$ 24.900 

 
 
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Por

José Luiz Lazzari

Experiente motocicista há mais de 30 anos, José Luiz é um designer amante das duas rodas e colabora com suas avaliações no Motoo.

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