Teste: Ducati Monster 797
Versão caçula da Monster entrega pilotagem mais fácil a fim de atrair um público novo para a marca
Em maio deste ano a Ducati apresentou no Brasil a nova Monster 797 em comemoração aos 25 anos da primeira versão da naked. Agora, o Motoo teve contato com a novidade e traz aqui sua avaliação.
A proposta da marca italiana foi criar um modelo mais básico, acessível e fácil de pilotar, buscando levar as Monsters para pilotos iniciantes. Por isso ela custa a partir de R$ 39.990, bem mais acessível que suas irmãs com cilindrada maior.
O motor bicilíndrico refrigerado a ar com 803 cm³ está mais dócil, entregando uma pilotagem mais fácil principalmente em velocidades reduzidas. Seus 75 cv de potência a 8.250 rpm oferece respostas rápidas, porém controladas e as retomadas são rápidas. Com isso, a Monster 797 provoca emoções fortes, principalmente para os iniciantes. A transmissão de 6 marchas tem trocas suaves e macias, mas sentimos dificuldades para encontrar o Neutro a cada parada.
O conjunto de suspensão é um ponto de destaque: à frente é sem regulagem, mas vem muito bem calibrada e a traseira tem dois tipos de ajustes. Essa combinação deixa a moto colada no chão, oferecendo nas curvas mais radicais grande sensação de segurança.
A ergonomia é privilegiada. Mesmo com 1,90 de altura fiquei em uma posição de pilotagem esportiva e confortável, tanto com os joelhos em relação ao tanque de combustível, como os pés nas pedaleiras mais posicionadas para trás que encaixam perfeitamente. As curvas radicais e as mudanças rápidas de direção são feitos com agilidade, facilitando até mesmo para o uso urbano. Em trânsito intenso passar pelo corredor é tranquilo - a altura do guidão e os espelhos tem medida ideal.
Freios a discos duplos na dianteira respondem imediatamente quando acionados. Em momentos de freadas de emergência, a sensação de segurança é grande principalmente pela potencia que a moto entrega.
Por sua vez, o visual é marcante e não nega a origem da “família” Monster: traseira curta, farol arredondado e o chassi em treliça pintado de vermelho, que se destaca mais na opção da cor branca. O painel de instrumentos de LED é bem completo e de fácil visualização. Oferece informações sobre velocidade, RPM, consumo, temperatura do óleo e relógio, além de medidas parciais de consumo e velocidade.
É possível escolher na cor vermelha com rodas em preto ou com tanque branco e chassi e rodas em vermelho. Sem dúvida, uma naked para agradar iniciantes e também quem já tem experiência com esse tipo de modelo.
Banco do garupa: Nota 6
“Pequeno e sem alças para segurar. As pernas ficam flexionadas. Para curtos trajetos até que é relativamente confortável, a espuma é firme porém macia, mas definitivamente é uma moto solo” Alessandra B. Lazzari
Ficha técnica – Ducati Monster 797
MOTOR
L- Twin. 2 válvulas com atuação desmodrômica por cilindro, refrigerado a ar.
Cilindrada; 803 cc
Diâmetro X Curso potência: 88 mmx 66 mm
Torque; 68,9 Nm / 5.750 rpm
Potencia: 75 cv a 8.250 rpm
Injeção de combustível: Sistema de injeção eletrônica, corpo de aceleração 50mm
TRANSMISSÃO
Caixa de cÂmbio: 6 velocidades
Relação Final: Corrente, Pinhão Frontal Z15, pinhão Traseiro Z46
Embreagem: Multiplaca úmida APCI com controle mecânico
CHASSI
Quadro trellis de aço tubular
Suspensão Dianteira: Garfos Kayaba 43 mm usd
Roda dianteira: 10 raios, liga leve 3,50” X 17”
Pneu dianteiro: Pirelli Diablo Rosso II 120 / 70 ZR 17
Suspensão Traseira: Monoshock Sachs, com ajuste de pré-carga e ressalto
Roda Traseira: 10 raios, liga leve, 5,50” X 17”
Pneu Traseiro: Pirelli Diablo Rosso II 180 / 50 ZR 17
Curso da roda dianteira: 130 mm
Curso da roda traseira: 150 mm
DIMENSÕES
Peso seco: 175 Kg
Peso em ordem de marcha : 193 KG
Altura do Banco: 805 mm
Distância entre eixos: 1.435 mm