Teste com a Royal Enfield Himalayan 450 no Brasil: vale o preço?

Avaliação em 300 km com o lançamento que parte de R$ 29.990. Modelo tem robustez e motor de 40 cv
Royal Enfield Himalayan 450 2026

Royal Enfield Himalayan 450 2026 | Imagem: Royal Enfield

A Royal Enfield Himalayan 450 finalmente chegou ao Brasil. Depois de um tempo de espera, a marca iniciou as vendas do modelo durante o mês de março no território nacional. Em primeira mão, rodei com a moto por 300 km no Sul do Brasil, mais precisamente da região de Cambará do Sul (RS).

Afina, a Himalayan 450 2028 vale o seu preço? O modelo parte de R$ 29.990 (veja lista completa na reportagem), já com frete incluso, e traz um pacote completamente novo frente à antiga Himalayan 411. Assista em vídeo exclusivo como foi o teste com a nova moto:

A nova Himalayan passa a integrar o portfólio da marca no país com proposta mais aventureira, trazendo um conjunto técnico robusto e melhorias voltadas à performance, ergonomia e conectividade.

Motor Sherpa 450 estreia com refrigeração líquida

Uma das principais novidades da nova geração é o motor Sherpa 450, monocilíndrico de 452 cm³, o primeiro da Royal Enfield a contar com sistema de refrigeração líquida. O propulsor entrega 40,02 cv a 8.000 rpm e 40 Nm (4,07 kgm) de torque a 5.500 rpm, acoplado a um câmbio de seis marchas — avanço relevante frente à configuração anterior.

De acordo com a fabricante, 90% do torque está disponível a partir de 3.000 rpm, favorecendo a entrega de força em baixas rotações, característica útil para trilhas e percursos acidentados. A velocidade máxima declarada ultrapassa os 150 km/h. Nos testes realizados no Brasil, o desempenho do motor se mostrou estável e adequado ao uso misto, com bom fôlego em retomadas e comportamento progressivo.

Royal Enfield Himalayan 450 2026
Royal Enfield Himalayan 450 2026
Imagem: Royal Enfield

Vale destacar também a baixa vibaração deste motor, mesmo sendo um monocilíndrico. Além disso, o câmbio de 6 marchas conta com embreagem assistida e delizante, deixando a pilotagem menos cansativa, além de evitar o travamento da roda traseira em frenagens mais bruscas.

VEJA TAMBÉM:

Suspensões Showa e freios com melhorias

A nova Himalayan também recebeu melhorias no conjunto de suspensão. O modelo adota garfo dianteiro invertido de 43 mm fornecido pela Showa, com tecnologia SFF (Separated Function Fork). Na traseira, o sistema é composto por monoshock com links, e ambos os eixos oferecem 200 mm de curso.

Royal Enfield Himalayan 450 2026
Royal Enfield Himalayan 450 2026
Imagem: Royal Enfield

As mudanças se refletem em maior conforto e controle em pisos irregulares, tanto no uso urbano quanto em vias não pavimentadas. Além disso, a Himalayan se tranforma em uma pequena tourer no asfalto, com boa estabilidade nas curvas. 

Os freios também foram atualizados: agora com discos de 320 mm na dianteira e 270 mm na traseira, com sistema ABS de dois canais — sendo possível desativar o ABS traseiro de acordo com o modo de pilotagem escolhido.

Royal Enfield Himalayan 450 2026
Royal Enfield Himalayan 450 2026
Imagem: Royal Enfield

As rodas mantêm as medidas de 21 polegadas na frente e 17 atrás, mas a novidade fica por conta da disponibilidade de pneus sem câmara nas opções topo de linha.

Chassi reformulado melhora dirigibilidade

A Himalayan 450 adota um novo chassi tubular em aço do tipo longarina dupla, mais estreito e leve que o da geração anterior. O novo conjunto contribui para maior agilidade em curvas e manobras, além de melhorar a distribuição de peso.

O peso em ordem de marcha é de 198 kg, uma leve redução em relação ao modelo anterior. Embora ainda seja considerada uma motocicleta pesada para o segmento, o comportamento dinâmico é favorecido pela nova arquitetura. O tanque de combustível também foi redesenhado, com capacidade ampliada para 17 litros.

Royal Enfield Himalayan 450 2026
Royal Enfield Himalayan 450 2026
Imagem: Royal Enfield

Autonomia e conforto para longas viagens longas

Com consumo médio estimado em 28,15 km/l, a nova Himalayan oferece autonomia próxima dos 480 km, reforçando sua vocação para longas viagens. A ergonomia foi aprimorada, com posição de pilotagem ereta e assento bipartido ajustável em altura. O novo tanque proporciona melhor encaixe das pernas, contribuindo para o conforto em deslocamentos prolongados.

O assento padrão tem duas alturas facilmente ajustáveis, com 825 mm ou 840 mm. Ainda há a opção com assento baixo, que fica em 825 mm ou 805 mm.

Royal Enfield Himalayan 450 2026
Royal Enfield Himalayan 450 2026
Imagem: Royal Enfield

Painel digital e conectividade com Google Maps

Outro avanço da nova geração é o painel digital chamado Tripper Dash. Trata-se de uma tela redonda de 4 polegadas com visualização diurna e noturna automática, além de diferentes layouts personalizáveis. O sistema inclui modos de pilotagem e informações completas sobre o funcionamento da moto.

Royal Enfield Himalayan 450 2026
Royal Enfield Himalayan 450 2026
Imagem: Royal Enfield

O destaque, no entanto, é o sistema de navegação integrado ao Google Maps, acessível diretamente pelo painel por meio do aplicativo oficial da Royal Enfield. O piloto pode visualizar rotas, controlar chamadas e músicas, tanto por comandos no punho esquerdo quanto via assistente de voz com intercomunicador. 

Pacote de acessórios exclusivo

A Royal Enfield também anunciou um pacote de acessórios voltado para o uso em aventura. Limitado a 150 unidades, o kit será vendido separadamente por R$ 10.000. O pacote inclui itens especialmente desenvolvidos para melhorar a performance da moto em terrenos mais desafiadores e proporcionar maior conforto em viagens longas.

Preços e versões no Brasil

O modelo possui três versões no Brasil:

  • Versão de entrada: com rodas raiadas com câmara, custa R$ 29.990 e estará disponível nas cores Slate Himalayan Salt (cinza com detalhes salmão) e Slate Poppy Blue (cinza com detalhes azul).
  • Versão intermediária: também com pneus com câmara, será vendida por R$ 30.990 na cor Hanle Black.
  • Versão topo de linha: equipada com rodas sem câmara (tubeless), tem o preço de R$ 31.990 e estará disponível nas cores Kamet White e Hanle Black.
    Todos os preços já incluem o valor do frete.

Lançamento e concorrentes

A Himalayan 450 chegou às concessionárias brasileiras neste mês de março de 2025. Vale o preço? Com novo motor, eletrônica embarcada e avanços estruturais, o modelo coloca a Royal Enfield em um novo patamar no Brasil por um preço com interessante custo-benefício.

Royal Enfield Himalayan 450 2026
Royal Enfield Himalayan 450 2026
Imagem: Royal Enfield

Apesar de o modelo ter propostas diferentes de outros produtos no mercado, uma trail mais aventureira, motos como Triumph Scrambler 400X e Versys-X 300 podem surgir como rivais. Além disso, por seu preço competitivo, a Himalayan 450 pode também atrair consumidores que procuram modelos como Honda Sahara 300 e Tornado 300, além da Yamaha Lander 250.

Royal Enfield Himalayan 450 2026
Royal Enfield Himalayan 450 2026
Imagem: Royal Enfield

O que achou da Himalayan 450? Qual será sua principal rival? Deixe seu comentário!

Royal Enfield Himalayan 450 2026
Royal Enfield Himalayan 450 2026
Imagem: Royal Enfield

 

FICHA TÉCNICA - Royal Enfiel Himalayan 450 2026
PREÇO 

A partir de R$ 29.990

MOTOR 1 cilindro, 452 cc
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
ARREFECIMENTO Refrigeração líquida
COMBUSTÍVEL Gasolina 
POTÊNCIA  40,02 cavalos a 8.000 rpm
TORQUE 40 nm (4,07 kgfm) a 5.500 rpm
VELOCIDADE MÁXIMA > 150 km/h
CONSUMO 28,15 km/l (WMTC)
DIÂMETRO x CURSO 84 mm x 81,5 mm
CÂMBIO 6 marchas
COMPRIMENTO 2.245 mm
LARGURA 852 mm
ALTURA 1.316 mm
ENTRE-EIXOS 1.510 mm
DISTÂNCIA DO SOLO 230 mm
ALTURA DO ASSENTO Standard: 825 mm (845 mm)
Baixo: 805 mm (825 mm)
PESO 198 kg (ordem de marcha)
TANQUE 17 litros
FREIOS ABS (desligável na traseira)
FREIO DIANTEIRO Disco de 320 mm
FREIO TRASEIRO Disco de 270 mm
PNEU DIANTEIRO 90/90-21 
PNEU TRASEIRO 140/80-17
SUSPENSÃO DIANTEIRA Invertida Showa
43 mm de diâmetro
200 mm de curso
SUSPENSÃO TRASEIRA Monoshock com link
200 mm
CORES Hanle Black, Kamet White, Slate
Himalayan Salt, Slate Poppy Blue e
Kaza Brown
Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

Veja mais artigos

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos