Teste com a Royal Enfield Himalayan 450 no Brasil: vale o preço?
Avaliação em 300 km com o lançamento que parte de R$ 29.990. Modelo tem robustez e motor de 40 cv
A Royal Enfield Himalayan 450 finalmente chegou ao Brasil. Depois de um tempo de espera, a marca iniciou as vendas do modelo durante o mês de março no território nacional. Em primeira mão, rodei com a moto por 300 km no Sul do Brasil, mais precisamente da região de Cambará do Sul (RS).
Afina, a Himalayan 450 2028 vale o seu preço? O modelo parte de R$ 29.990 (veja lista completa na reportagem), já com frete incluso, e traz um pacote completamente novo frente à antiga Himalayan 411. Assista em vídeo exclusivo como foi o teste com a nova moto:
A nova Himalayan passa a integrar o portfólio da marca no país com proposta mais aventureira, trazendo um conjunto técnico robusto e melhorias voltadas à performance, ergonomia e conectividade.
Motor Sherpa 450 estreia com refrigeração líquida
Uma das principais novidades da nova geração é o motor Sherpa 450, monocilíndrico de 452 cm³, o primeiro da Royal Enfield a contar com sistema de refrigeração líquida. O propulsor entrega 40,02 cv a 8.000 rpm e 40 Nm (4,07 kgm) de torque a 5.500 rpm, acoplado a um câmbio de seis marchas — avanço relevante frente à configuração anterior.
De acordo com a fabricante, 90% do torque está disponível a partir de 3.000 rpm, favorecendo a entrega de força em baixas rotações, característica útil para trilhas e percursos acidentados. A velocidade máxima declarada ultrapassa os 150 km/h. Nos testes realizados no Brasil, o desempenho do motor se mostrou estável e adequado ao uso misto, com bom fôlego em retomadas e comportamento progressivo.

Vale destacar também a baixa vibaração deste motor, mesmo sendo um monocilíndrico. Além disso, o câmbio de 6 marchas conta com embreagem assistida e delizante, deixando a pilotagem menos cansativa, além de evitar o travamento da roda traseira em frenagens mais bruscas.
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Suspensões Showa e freios com melhorias
A nova Himalayan também recebeu melhorias no conjunto de suspensão. O modelo adota garfo dianteiro invertido de 43 mm fornecido pela Showa, com tecnologia SFF (Separated Function Fork). Na traseira, o sistema é composto por monoshock com links, e ambos os eixos oferecem 200 mm de curso.

As mudanças se refletem em maior conforto e controle em pisos irregulares, tanto no uso urbano quanto em vias não pavimentadas. Além disso, a Himalayan se tranforma em uma pequena tourer no asfalto, com boa estabilidade nas curvas.
Os freios também foram atualizados: agora com discos de 320 mm na dianteira e 270 mm na traseira, com sistema ABS de dois canais — sendo possível desativar o ABS traseiro de acordo com o modo de pilotagem escolhido.

As rodas mantêm as medidas de 21 polegadas na frente e 17 atrás, mas a novidade fica por conta da disponibilidade de pneus sem câmara nas opções topo de linha.
Chassi reformulado melhora dirigibilidade
A Himalayan 450 adota um novo chassi tubular em aço do tipo longarina dupla, mais estreito e leve que o da geração anterior. O novo conjunto contribui para maior agilidade em curvas e manobras, além de melhorar a distribuição de peso.
O peso em ordem de marcha é de 198 kg, uma leve redução em relação ao modelo anterior. Embora ainda seja considerada uma motocicleta pesada para o segmento, o comportamento dinâmico é favorecido pela nova arquitetura. O tanque de combustível também foi redesenhado, com capacidade ampliada para 17 litros.

Autonomia e conforto para longas viagens longas
Com consumo médio estimado em 28,15 km/l, a nova Himalayan oferece autonomia próxima dos 480 km, reforçando sua vocação para longas viagens. A ergonomia foi aprimorada, com posição de pilotagem ereta e assento bipartido ajustável em altura. O novo tanque proporciona melhor encaixe das pernas, contribuindo para o conforto em deslocamentos prolongados.
O assento padrão tem duas alturas facilmente ajustáveis, com 825 mm ou 840 mm. Ainda há a opção com assento baixo, que fica em 825 mm ou 805 mm.

Painel digital e conectividade com Google Maps
Outro avanço da nova geração é o painel digital chamado Tripper Dash. Trata-se de uma tela redonda de 4 polegadas com visualização diurna e noturna automática, além de diferentes layouts personalizáveis. O sistema inclui modos de pilotagem e informações completas sobre o funcionamento da moto.

O destaque, no entanto, é o sistema de navegação integrado ao Google Maps, acessível diretamente pelo painel por meio do aplicativo oficial da Royal Enfield. O piloto pode visualizar rotas, controlar chamadas e músicas, tanto por comandos no punho esquerdo quanto via assistente de voz com intercomunicador.
Pacote de acessórios exclusivo
A Royal Enfield também anunciou um pacote de acessórios voltado para o uso em aventura. Limitado a 150 unidades, o kit será vendido separadamente por R$ 10.000. O pacote inclui itens especialmente desenvolvidos para melhorar a performance da moto em terrenos mais desafiadores e proporcionar maior conforto em viagens longas.
Preços e versões no Brasil
O modelo possui três versões no Brasil:
- Versão de entrada: com rodas raiadas com câmara, custa R$ 29.990 e estará disponível nas cores Slate Himalayan Salt (cinza com detalhes salmão) e Slate Poppy Blue (cinza com detalhes azul).
- Versão intermediária: também com pneus com câmara, será vendida por R$ 30.990 na cor Hanle Black.
- Versão topo de linha: equipada com rodas sem câmara (tubeless), tem o preço de R$ 31.990 e estará disponível nas cores Kamet White e Hanle Black.
Todos os preços já incluem o valor do frete.
Lançamento e concorrentes
A Himalayan 450 chegou às concessionárias brasileiras neste mês de março de 2025. Vale o preço? Com novo motor, eletrônica embarcada e avanços estruturais, o modelo coloca a Royal Enfield em um novo patamar no Brasil por um preço com interessante custo-benefício.

Apesar de o modelo ter propostas diferentes de outros produtos no mercado, uma trail mais aventureira, motos como Triumph Scrambler 400X e Versys-X 300 podem surgir como rivais. Além disso, por seu preço competitivo, a Himalayan 450 pode também atrair consumidores que procuram modelos como Honda Sahara 300 e Tornado 300, além da Yamaha Lander 250.

O que achou da Himalayan 450? Qual será sua principal rival? Deixe seu comentário!

FICHA TÉCNICA - Royal Enfiel Himalayan 450 2026 |
PREÇO |
A partir de R$ 29.990 |
MOTOR | 1 cilindro, 452 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
ARREFECIMENTO | Refrigeração líquida |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 40,02 cavalos a 8.000 rpm |
TORQUE | 40 nm (4,07 kgfm) a 5.500 rpm |
VELOCIDADE MÁXIMA | > 150 km/h |
CONSUMO | 28,15 km/l (WMTC) |
DIÂMETRO x CURSO | 84 mm x 81,5 mm |
CÂMBIO | 6 marchas |
COMPRIMENTO | 2.245 mm |
LARGURA | 852 mm |
ALTURA | 1.316 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.510 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 230 mm |
ALTURA DO ASSENTO | Standard: 825 mm (845 mm) Baixo: 805 mm (825 mm) |
PESO | 198 kg (ordem de marcha) |
TANQUE | 17 litros |
FREIOS | ABS (desligável na traseira) |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 320 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 270 mm |
PNEU DIANTEIRO | 90/90-21 |
PNEU TRASEIRO | 140/80-17 |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Invertida Showa 43 mm de diâmetro 200 mm de curso |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Monoshock com link 200 mm |
CORES | Hanle Black, Kamet White, Slate Himalayan Salt, Slate Poppy Blue e Kaza Brown |