Teste: BMW R 1200 GS

Avaliamos a desejada big trail da marca alemã; confira nossa opinião
BMW R 1200 GS 2017

BMW R 1200 GS 2017 | Imagem: Divulgação

Incrível! Essa é a expressão mais indicada para a sensação de pilotar a BMW R 1200 GS. Apesar do tamanho e do peso dessa big trail, que num primeiro momento nos deixa apreensivos, ele passa rapidamente após rodar os primeiros metros sobre o assento da moto. Ela é muito fácil de pilotar, em grande parte graças ao fato do motor boxer ficar bem abaixo do piloto, concentrando todo peso por ali e baixando o centro de gravidade da moto. Isto proporciona agilidade nas mudanças de direção, garante um bom equilíbrio e fornece uma ótima sensação de segurança.

A BMW R 1200 GS é indicada para qualquer tipo de terreno ou situação. Nas longas distâncias é superconfortável, com um tanque com capacidade de 20 litros possui uma boa autonomia, rodando tranquilamente 400 km sem necessidade de reabastecimento. Mesmo em uma pilotagem mais agressiva, o consumo não vai causar grandes surpresas e vale pela adrenalina que ela oferece.

Por ser uma moto topo de linha, a BMW R 1200 GS oferece um alto nível de tecnologia e sofisticação, com regulagens de mapas da injeção eletrônica pré-configurados e suspensão ativa. Todo este comando fica a disposição de maneira muito simples e nas pontas dos dedos.

Motor

O motor utilizado pela BMW R 1200 GS é o conhecido boxer de 2 cilindros contrapostos com 1.170 cm³ , entregando 125 cv a 7.750 rpm. Como é esperado, ele responde muito bem nas acelerações e retomadas de velocidade.

O som do propulsor boxer também é um item que merece destaque, seja operando em altas ou baixas rotações. Vale a pena citar que é possível alterar entre os vários tipos de mapas do sistema de injeção mesmo com a moto em movimento, conferindo as mais variadas respostas para a R 1200 GS.

Suspensão ativa

A big trail alemã sai de fábrica com controle de tração (ASC) e cinco modos de pilotagem: Rain (piso molhado), Road (asfalto), Dynamic (esportivo), Enduro (off-road) e Enduro Pro para uso de pneus com cravos.

Através da suspensão ativa Dynamic ESA (Electronic Suspension Adjustment), você ajusta automaticamente a suspensão e tração de acordo com o tipo de piso.

Ela é perfeita em todas situações, seja nas curvas, estradas, terra e nas freadas. Um detalhe importante de mencionar é que, quando acionamos o freio, a suspensão dianteira ativa não permite que a roda da frente “afunde”, com isto você obtém maior controle e estabilidade.

O sistema de freios ABS é um item de série e ajustável de acordo com o modo de condução e com possibilidade de desativação integral ou parcial no modo Enduro.

PILOTAGEM


Na estrada

A estrada é o hábitat da BMW R 1200 GS, independente de piso pavimentado ou não. A moto é muito confortável, com uma posição de pilotagem extremamente agradável, tanto para o piloto quanto para o garupa, tornando qualquer viagem menos cansativa.

Outra facilidade é que, com um simples acionamento do botão do acelerador eletrônico, a moto acelera e desacelera sozinha, mantendo a velocidade programada e oferecendo maior conforto ao piloto e evitando a movimentação constante do pulso para manter a velocidade desejada, o que muitas vezes torna-se cansativo em viagens mais longas.

A tração é por eixo cardã, onde se ganha na manutenção em relação ao tradicional sistema de corrente, mas perde-se um pouco na eficiência da transferência de torque. Na estrada destacamos mais dois itens de conforto, no caso o aquecimento de manopla com dois níveis de temperatura e o para-brisa com altura regulável por sistema manual no modelo testado.

Off-road

Foi onde a BMW R 1200 GS mais nos surpreendeu, oferecendo uma tocada fácil e segura. Em uso fora de estrada, a trail entregou desenvoltura e aptidão, transpondo obstáculos com grande facilidade.

Urbano

No dia a dia a R 1200 GS também agrada. O guidão é largo, o que faz você até sentir alguma dificuldade nos corredores entre os carros, mas depois de algum treino torna-se divertido rodar no trânsito com a BMW R 1200 GS e amplia suas habilidades como piloto. A BMW R 1200 GS é muito fácil de mudar de trajetória, oferecendo uma pilotagem tranquila em qualquer situação de trânsito.
  
Painel

O painel de instrumentos da nova BMW R 1200 GS é bastante completo, mescla elementos analógicos e digital e conta com excelente visualização das informações. O cluster indica uma série de funções, tais como pressão dos pneus, controlador da velocidade de cruzeiro, modo de condução, modo de atuação da suspensão, consumo de combustível e muito mais. Importante destacar que a R 1200 GS conta com chave presencial, sendo que a chave canivete que acompanha a moto é utilizada apenas para soltar o banco.

O farol principal oferece iluminação por LED e design bem elaborado. Ele colabora para tornar o modelo mais agressivo e com ar futurista, o que chama muito a atenção. Você não tem como não passar por despercebido.

BANCO DO GARUPA - Nota: 9,8

“Extremamente confortável e seguro, dá para viajar longas distâncias sem necessidade de paradas para descanso. O banco é bem largo e permite fazer algumas mudanças de posições. Aprovado!” - opinião de Alessandra B. Lazzari.
 
CONCLUSÃO

A BMW R 1200 GS é uma moto ideal para os que gostam de pegar estrada, especialmente por longos percursos. Confortável, segura e com ótima autonomia na casa dos 400 km, ela ainda mostra-se extremamente fácil de pilotar. Além da ciclística exemplar, ela oferece muito conforto para o piloto e o (a) garupa. Uma excelente – e muito completa – opção de compra para quem pode gastar R$ 63.900.

 
 
BMW R 1200 GS 2017
 
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Ficha técnica

Preço: R$ 63.900

Motor: bicilíndrico, boxer, 1.170 cm³, refrigeração líquida e a ar
Diâmetro e curso: 101 mm x 73 mm
Taxa de compressão: 12,5:1
Potência: 125 cv a 7.750 rpm (gasolina)
Torque: 12,7 kgfm a 6.500 rpm (gasolina)
Alimentação: injeção eletrônica

Transmissão: 6 marchas

Sistema de Partida: elétrico

Chassi: Quadro em treliça
Suspensão dianteira: garfo telescópico com 190 mm de curso
Suspensão traseira: Monobraço com 200 mm de curso

Freio dianteiro: disco duplo, com 305 mm de diâmetro
Freio traseiro: a disco, com de 276 mm de diâmetro

Pneu dianteiro: 120/70 aro 19”
Pneu traseiro: 170/60 aro 17”

Comprimento: 2,20 m
Largura: 95 cm
Altura: 1,41 m
Distância entre-eixos: 1,50 m
Altura do assento: 85 cm

Peso: 238 kg
Capacidade do Tanque: 20 litros

Por

José Luiz Lazzari

Experiente motocicista há mais de 30 anos, José Luiz é um designer amante das duas rodas e colabora com suas avaliações no Motoo.

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