Tachyon Nb: a moto elétrica que usa nióbio para ultrapassar os 400 km/h
Modelo é desenvolvido por parceria entre a norte-americana Lightning e a brasileira CBMM, especializada em tecnologias com o metal, para bater recorde de velocidade
A esperada moto elétrica que utiliza nióbio do Brasil para tentar ultrapassar os 400 km/h enfim teve as primeiras imagens e novas informações reveladas. Fruto de uma parceria entre a norte-americana Lightning Motorcycles e a brasileira CBMM, o modelo Tachyon Nb surgiu em um teaser.
Os principais detalhes técnicos da moto elétrica ainda não foram divulgados, como potência, velocidade máxima e performance da bateria. Ao MOTOO, a CBMM disse que mais informações sobre a motocicleta serão divulgadas em breve. Veja o primeiro vídeo da Lightning Tachyon NB:
No material divulgado, a fabricante especializada em motos elétricas revela o uso do nióbio em diversos componentes, incluindo os freios a disco, módulo de recarregamento e chassi. Como foi anunciado no início de 2022, o projeto tem como objetivo levar a moto a romper a barreira dos 400 km/h.
Em 2015, o modelo LS-218, também da Lightning, alcançou a marca de 218,637 milhas por hora (351,787 km/h) no deserto de sal de Bonneville, nos Estados Unidos, rendendo a posição de moto elétrica de produção mais rápida do mundo. Em breve, devemos ver a Tachyon Nb em ação também no mesmo famoso local.
Por que utilizar nióbio nas motos?
Lightning e CBMM acreditam que o material pode potencializar o desempenho e velocidade das motos. “Reduzir o peso é essencial para motocicletas de alto desempenho e, por isso, já estamos utilizando algumas aplicações de Nióbio”, disse Richard Hatfield, CEO e fundador da Lightning Motorcycles, quando a parceria com a CBMM foi anunciada.
O metal é considerado um “melhorador” de componentes, deixando aços mais leves e resistentes. Seu nome tem origem na deusa grega Níobe, filha de Tântalo, e é o elemento número 41 da tabela periódica. Além da Lightning, a CBMM possui um projeto em desenvolvimento com a chinesa Horwin que prevê o uso do nióbio para o carregamento ultrarrápido de motos elétricas.
MAIS DO MUNDO MOTO