Suzuki pode usar moto chinesa como substituta da Inazuma 250
Parceria da japonesa com a chinesa Haojue pode dar origem a uma nova naked esportiva mais acessível
Explicar a relação entre Suzuki e Haojue, especialmente aos brasileiros, é confuso. Na China, as duas marcas são parceiras. Aqui, as motos da Suzuki são representadas pela J.Toledo. Por um tempo, os modelos de baixa cilindrada da Suzuki, que eram projetos chineses originalmente da Haojue, como Yes 125, Intruder 125 e Burgman 125, foram oferecidos no Brasil neste esquema. Em algum momento e sem motivo declarado, a J.Toledo criou uma nova representação, a JTZ, que focaria nos modelos de entrada e nas marcas Haojue e Kymco, por exemplo.
Foi assim que as motos pequenas da Suzuki “morreram” no Brasil e é por isso que os modelos atuais da Haojue, como a Lindy e a Chopper Road, parecem descendentes respectivamente das Suzuki Burgman e Intruder. Complexo, não é mesmo? Mas esse nó entre as duas marcas deve ficar ainda mais confuso mesmo na China.
Por lá, a Haojue apresentou um conceito em 2018 chamado de DR 300, fazendo parte da mesma família de streets que é oferecida no Brasil com a DR 160 FI. A versão definitiva deve ser lançada em breve na China e o site indiano ZigWheels, há uma possibilidade de essa novidade ser lançada na Índia como uma Suzuki GSX-S300.
E os caminhos entrelaçados continuam, pois a DR 300 da Haojue utiliza por base o projeto da finada Suzuki Inazuma 250, incluindo o motor bicilíndrico arrefecido a líquido. O propulsor foi aumentado para 293 cm³, entregando agora 29 cv de potência e 2,8 kgfm de torque. O câmbio tem seis marchas, assim como a Inazuma.
O preço da Haojue DR 300 deve ficar próximo a 35.000 Yuans (cerca de R$ 27 mil). Caso a sua comercialização como produto da Suzuki realmente aconteça na Índia, que tem um mercado de demandas similares ao brasileiro, brigaria por lá com modelos como Kawasaki Z400 e Yamaha MT-03. Se viesse para o Brasil, seria um produto Haojue ou Suzuki?