Suzuki entra na briga das motos elétricas com Honda e Yamaha
Scooter e-Address roda até 87 km com uma carga e consegue até dar marcha a ré
A Suzuki vai entrar na guerra das scooters elétricas contra a Honda e a Yamaha com a e-Address. E a marca diz que ela será global, assim, pode ser uma rival de modelos como EM1 e, da Honda, e Neo´s, da Yamaha - essa já confirmada para o Brail.
Trata-se de uma scooter com visual moderno, com farol e lanterna de LED, rodas de 12 polegadas e um porta-objetos de 17 litros abaixo do banco. O painel é uma tela TFT de 4,2 polegadas com modo noturno (o fundo fica preto para melhorar a visualização), navegação curva a curva e até previsão do tempo.
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Ele ainda se conecta ao celular do dono e mostra pontos de recarga, responde automaticamente a ligações com uma mensagem pré-definida e guarda o lugar onde a scooter ficou estacionada. Se precisar de uma carga na bateria, uma porta USB-C foi instalada. A e-Address ainda tem chave presencial com alerta de perda.
Na parte prática, a scooter elétrica da Suzuki consegue rodar até 87 km com uma carga, segundo números da própria montadora. A bateria tem 3,07 kWh e pode ser carregada em 6,7 horas, de acordo também com as estimativas da fabricante.
O motor tem somente 5,6 cv de potência e 1,5 kgfm de torque. A marca foge do assunto desempenho na apresentação, mas gráficos estimam que a velocidade máxima não passa dos 70 km/h. O uso é realmente bem urbano mesmo.
E até por isso mesmo que ela tem algumas facilidades, como marcha a ré, sensores de inclinação, freios combinados (a disco na frente e tambor atrás) e frenagem regenerativa para voltar a energia para a bateria, aumentando seu alcance.
Quando chega? A produção começa em março para já começar a vender em abril na Índia. Depois disso começam as exportações para outros países. Se vem para o Brasil vai depender da representação local, que é feita por outra empresa.