Universitários holandeses criam moto elétrica que vai a 300 km/h
Delta-XE tem motor equivalente a 204 cavalos de potência, que leva esportiva de 0 a 100 km/h em 3 segundos, para deixar fabricantes com inveja
Estudantes da Universidade de Twente, na Holanda, desenvolveram um projeto que pode deixar muita fabricante de motos com inveja. Na fase mais recente de um programa que existe há 5 anos, os universitários criaram uma moto elétrica esportiva que chega a incríveis 300 km/h.
O modelo Delta-XE tem potência equivalente a 204 cavalos (150 KW), o que permite ir de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos, além de torque de 170 Nm. Com uma estrutura de aço em tubos, o chassi conta com garfo dianteiro Ohlins na suspensão, mesma fabricante do componente da traseira.
VEJA TAMBÉM:
- Moto elétrica da Yamaha usa algoritmos para subir parede; assista o vídeo
- Nova Yamaha Crosser 150 2023 chama atenção em Índia e Japão
Para a evolução do modelo, o projeto batizado de Electric Superbike Twente contou com a colaboração da equipe Ten Kate Racing Products, no circuito de Assen, onde a moto foi levada ao dinamômetro. O intuito da bateria de testes foi deixar tudo preparado para que a Delta-XE possa participar de competições ainda este ano.
Origem do projeto
A Electric Superbike Twente é uma equipe formada por estudantes que se dedicam ao desenvolvimento de motos totalmente eléctricas. Cada ano, um novo grupo de universitários assume o projeto e leva a diferentes caminhos. O processo de otimização das motocicletas é feito com a ajuda de mais de quarenta empresas parceiras, que contribuem com peças, serviços e apoio financeiro.
MAIS DO MUNDO MOTO
Veja moto elétrica da Yamaha que usa algoritmos para subir parede