Speed 400 ou Scrambler 400 X: qual Triumph de baixa cilindrada comprar?
Lançamentos para 2024 no Brasil, novidades da marca inglesa trazem pacote interessante com motor de 40 cavalos, controle de tração e suspensão dianteira invertida; conheça
Triumph Scrambler 400 X e Speed 400 já são alguns dos principais lançamentos de 2024. Apesar de a pré-venda ter iniciado ainda em 2023, as motos só chegam de fato às ruas do país no início do próximo ano. Mas qual Triumph de baixa cilindrada comprar?
Isso vai depender, sem dúvida, do tipo de uso e logicamente do estilo que mais agradada o cliente. Há também uma significante diferença de preço. Enquanto a Speed 400 sai por R$ 29.990, e a Scrambler 400 X custa R$ 33.990, o que dá uma diferença de R$ 4 mil.
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Os modelos foram desenvolvidos e são produzidos em parceria com a Bajaj, na Índia, mas também serão montados na fábrica da Triumph em Manaus. Para ajudar você a fazer a sua escolha, vamos ajudar mostrando as diferenças entre as motocicletas.
Além das Triumph 400, a nova Royal Enfield Himalayan 450 também terá seu lançamento no Brasil em 2024. Apesar de estilo ainda mais aventureiro, com roda de 21 polegadas na dianteira, a moto pode ser uma alternativa a quem busca uma Scrambler 400 X.
Como são as Triumph de baixa cilindrada
Em sua base está um inédito moto de 400 cc com refrigeração líquida de 40 cavalos. Mantendo o DNA clássico das Triumph, estas duas motos contam com suspensão dianteira da tipo invertida. Um esclarecimento é que Speed 400 e Scrambler 400 X não compartilham a mesma base com a Bajaj Dominar 400, mas sim se tratam de um projeto completamente novo.
Pacote bem completo para a categoria
O pacote para as Triumph de entrada inclui controle de tração, acelerador eletrônico e ABS de dois canais (desligável na Scrambler 400X). Sua embreagem é assistida e toda a iluminação é de LED. Por sua vez, o painel é de LCD e há entrada USB-C na moto.
Diferenças entre Scrambler 400 X e Speed 400
A base é a mesma para as duas Triumph 400, mas algumas alterações mudam a proposta de cada moto. Na Speed 400 nós temos uma motocicleta mais Roadster com proposta urbana. Sua rodas são de liga-leve, de 17 polegadas, com banco inteiriço e o retrovisor saindo da ponta do guidão. Seu escape é todo cromado também.
Para a Scrambler 400 X temos um modelo de aspecto mais aventureiro, com protetor de farol, protetores de mão e assento bipartido. Seu escapamento tem acabamento preto e a roda dianteira é maior: de 19 polegadas, mas mantendo a liga-leve. O retrovisor, por sua vez, está fixado antes da manopla.
Ambas motos estão equipadas com suspensão invertida, com acabamento dourado na dianteira, com 43 mm de diâmetro, e monoshock a gás na traseira, mas com diferenças de curso. A Scrambler 400 X tem 150 mm de curso, na dianteira e na traseira, enquanto a Speed 400 possui 140 mm e 130 mm, respectivamente.
Os freios são ABS nas duas motos e com disco nas duas rodas, mas a Scrambler tem um spec superior na dianteira com 320 mm, frente a 300 mm da Speed, enquanto na traseira a marca utiliza disco de 230 mm nos dois casos. Para os pneus a Triumph equipou a Scrambler com Metzeler Karoo Street, enquanto a Speed conta com o Metzeler Sportec M9RR.
O tanque é de 13 litros para as Triumph 400, com a Scrambler sendo um pouco mais pesada no geral, com 179 kg (peso seco), contra 170 kg da Speed.
Motor e desempenho
Speed 400 e Scrambler 400 X estão equipadas com um inédito motor monocilíndrico, de 398,15 cc, com refrigeração líquida. Não é o mesmo da Dominar 400 pois suas especificações são diferentes, o da Bajaj tem 373,3 cc. Este novo propulsor rende 40 cavalos de potência a 8.000 rpm e 3,82 kgfm de torque a 6.500 rpm.
Possui 4 válvulas e trabalha em conjunto com câmbio de 6 marchas. O sistema de embreagem é assistido, deixando mais leve o acionamento, e também com sistema deslizante, evitando o travamento das rodas nas reduções de marchas.
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