Será que vem? Honda registra patente da inédita NT1100 no Brasil
Tourer derivada da CRF 1100L Africa Twin foi revelada mundialmente em outubro com uma proposta mais estradeira
A inédita NT1100 está mais perto dos brasileiros. Ao menos é que se deduz após a Honda registrar a patente da nova tourer no INPI, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
A iniciativa, é verdade, não garante que a fabricante pretende lançar um novo produto no país já que muitas vezes se trata apenas de assegurar os direitos sobre o design e soluções mecânicas, por exemplo.
Mas a NT1100 leva todo jeito de ser uma motocicleta com cara de agradar por aqui. Baseado na CRF 1100L Africa Twin, que estreou no país neste ano, o modelo foca no asfalto, como uma alternativa mais em conta que a imensa Gold Wing e mais potente e tecnológica que a NC 750X.
O motor é o mesmo bicilíndrico paralelo com 1.084 cm³ e que oferece 100 cv de potência e 104 Nm de torque, assim como a opção de transmissão manual e DCT (dupla embreagem) com seis velocidades.
A NT1100 possui um chassi modificado, com altura do assento de 820 mm contra 850 mm da Africa Twin. A suspensão dianteira conta com garfos Showa de 43 mm com deslocamento de 150 mm enquanto a traseira repete a fórmula, porém, com regulador de pré-carga.
Veja galeria de imagens da Honda NT1100 2022
A nova tourer tem entreeixos também é mais curto, com 1.535 mm, comparado aos 1.575 mm da CFR 1100 L, e é mais mais pesada que sua irmã – 238 kg na versão manual e 248 kg na DCT – além de possui um centro de gravidade mais baixo para favorecer o comportamento nas estradas.
A nova Honda é equipada com controle de torque (HSTC) e Wheelie de três níveis além do Throttle By Wire (TBW). São três modos de condução disponíveis, o Tour (mais alto nível de potência), Urban (mais versátil), Rain (com respostas suavizadas), além da opção User, que permite dois padrões de personalização.
A estreia na Europa está marcada para ocorrer entre fevereiro e março de 2022. Ou seja, se a Honda resolver lançá-la no Brasil ainda no ano que vem, a NT1100 deve aparecer por aqui no segundo semestre, provavelmente.