Sem IPVA: 5 motos usadas 'baratas' para economizar

Regra para a isenção do imposto fabricação vale em certos estados para modelos de 20 anos ou até menos. Saiba detalhes
Honda  CG 150

Honda CG 150 | Imagem: Honda

A isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motocicletas com mais de 20 anos de fabricação é uma realidade em alguns estados brasileiros, como São Paulo, Acre, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul. Em outros casos, no entanto, a retirada do IPVA pode vir antes mesmo, com 10 ou 15 anos. 

Neste começo de ano, o motociclista precisa ficar atento e não deixar de pagar o IPVA 2024. Para ficar sem pagar o imposto, apresentaremos 5 opções de motos usadas com mais de 20 anos que podem usufruir da regra.

Vale lembrar que para ter certeza sobre a isenção é necessário checar com o Departamento Estadual de Trânisto (Detran) local. Também é preciso verificar se o veículo em questão tem 20 anos, de fato, desde a sua produção. 

1. Honda CG 150

Lançada em 2004 como sucessora da CG 125, a CG 150 oferece economia tanto no consumo de combustível quanto na isenção do IPVA.

Honda CG Titan 1994
Honda CG Titan 
Imagem: Honda

O motor teve a cilindrada ampliada de 124 para 149,2 cm³, aumentando a potência de 12,5 cv (a 9.000 rpm) para 14,2 cv (a 8.000rpm) e o torque máximo de 1,0 kgfm (a 7.500 rpm) para 1,35 kgfm (a 6.500 rpm). Segundo a Honda, mesmo sendo 13,6% mais potente e com 35% a mais de torque, a nova CG 150 ficou 18% mais econômica que sua antecessora.

2. Honda CB 600F Hornet

A CB 600F Hornet, lançada no Brasil em 2004, foi um sucesso imediato. Com um motor de 4 cilindros e 599 cm³, essa moto oferece "potência bruta" de 96,5 cv e torque máximo de 6,43 kgfm. Além disso, seu visual esportivo e a velocidade máxima acima de 200 km/h fazem da Hornet uma escolha atraente para quem busca desempenho e estilo.

Honda CB 600F Hornet 2004
Honda CB 600F Hornet 
Imagem: Honda

3. Yamaha Neo AT 115

Lançada no final de 2004, a Yamaha Neo AT 115 é uma opção econômica e fácil de conduzir em pequenos centros urbanos. Equipada com um motor de 115 cm³ e transmissão automática, essa scooter proporciona conforto de rodagem e um consumo de aproximadamente 30 km/l, tornando-a uma escolha eficiente para quem busca economia.

Yamaha Neo AT 115 2004
Yamaha Neo AT 115 
Imagem: Yamaha

4. Yamaha XT 660R

Conhecida como "XTzona", a XT 660R é uma moto maxtrail mais focada no off-road. Lançada em 2004, essa motocicleta versátil conta com um motor monocilíndrico de 660 cm³, rendendo 48 cv de potência bruta e torque máximo de 5,95 kgfm. Com pneus dianteiros de uso misto, a XT 660R é a escolha certa para quem gosta de aventuras fora da estrada.

Yamaha XT 660R 2004
Yamaha XT 660R 
Imagem: Yamaha

5. Suzuki EN 125 Yes

Lançada há 20 anos, a Suzuki EN 125 Yes é uma forte concorrente para quem deseja comprar uma moto sem se preocupar com o IPVA. Com um propulsor de baixa cilindrada, essa moto oferece economia de cerca de 35 km/l. Com 13 cv de potência e torque máximo de 1,15 kgfm, a Yes é uma opção econômica e confiável para o dia a dia.

Suzuki EN 125 Yes 2004
Suzuki EN 125 Yes 
Imagem: Suzuki

MAIS DO MUNDO MOTO

 

Por

Fernando Garcia

.

Veja mais artigos

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos