Scooter NMAX começa 2022 bem à frente da Honda PCX
Modelo da Yamaha já acumulava mais de 3 mil unidades emplacadas em janeiro enquanto rival tinha metade desse volume
No quase sempre repetitivo panorama das vendas de motos no Brasil, o ano de 2022 começou com novidades. Uma delas é a liderança momentânea da Yamaha NMAX no segmento de scooters.
A moto de 160 cc já havia emplacado 3.080 unidades até a sexta-feira, 28, mais do que o dobro da sua rival, a Honda PCX, e que domina esse mercado há algum tempo.
Trata-se de uma “tempestade perfeita” para a moto da Yamaha já que ela não apenas ampliou suas vendas em 31% até aqui como a PCX iniciou o ano com menos força – por enquanto, uma queda de 40% na demanda (veja tabela abaixo).
Janeiro também revela que outros dois modelos de scooters estão indo muito bem, a ADV 150 e a elétrica EV1, da Voltz.
A scooter aventureira da Honda vendeu perto de 800 unidades, 68% a mais do que em janeiro de 2021. Já a EV1 deu um salto de 287%, com 209 motos emplacadas, maior volume obtido por ela desde seu lançamento.
Em contrapartida, a Yamaha Neo e XMAX também estão num nível inferior ao ano passado. A estreante Cruisym 150, da Dafra, por outro lado, segue com vendas bastante modestas, de 44 unidades até o dia 28.
Vamos esperar agora pelo último dia útil do ano para conferir se haverá alguma mudança nesse ranking.
Posição | Modelo | jan/22* | jan/21 | Variação |
---|---|---|---|---|
1° | Yamaha NMax | 3.080 | 2348 | 31% |
2° | Honda PCX | 1.498 | 2512 | -40% |
3° | Honda Elite 125 | 1.312 | 1568 | -16% |
4° | Honda ADV 150 | 796 | 474 | 68% |
5° | Yamaha NEO 125 | 729 | 1066 | -32% |
6° | Yamaha XMAX | 441 | 575 | -23% |
7° | Voltz EV1 | 209 | 54 | 287% |
8° | Dafra Cruisym 150 | 44 | 0 | - |
9° | Dafra Maxsym 400 | 40 | 44 | -9% |
10° | Dafra Citycom 300i | 38 | 94 | -60% |
*Dados parciais de emplacamentos de janeiro de 2022.