Scooter Cruisym 150 tem estreia discreta no Brasil
Modelo da Dafra foi lançado em 2021 para encarar a PCX e a NMAX, mas deve terminar ano com cerca de 250 emplacamentos apenas
A Dafra decidiu oferecer no Brasil uma nova scooter acessível, a Cruisym 150, neste ano. Lançada em julho, a moto trouxe um motor de 4 tempos refrigerado a água de 149,6 cc com 12,5 cv de potência e torque de 1,22 kgfm, desempenho inferior ao da Honda PCX e da Yamaha NMAX.
O preço inicial na época, era superior ao da scooter da Honda, líder do mercado. Embora com alguns diferenciais como o porte um pouco maior, a Cruisym, um produto da taiwanesa SYM, não chegou a empolgar num segmento bastante disputado.
Essa impressão inicial está se confirmando também no mercado. Em cinco meses de vendas, a Cruisym 150 emplacou pouco mais de 240 unidades e deve fechar 2021 com cerca de 250 motos vendidas.
Para se ter uma ideia da distância que o modelo da Dafra está das líderes do mercado, basta lembrar que a PCX emplaca mais de 2 mil unidades por mês enquanto a NMAX varia entre 1.500 e 2.000 motos vendidas.
Compará-la com Honda e Yamaha é certamente difícil já que as duas marcas têm uma rede maior e uma capacidade de produção superior, mas mesmo dentro do portfólio da Dafra a Cruisym 150 tem decepcionado.
Em novembro, ela foi a 3ª moto mais vendida da marca, com 39 unidades, pouco à frente da Apache RTR 2020, mas muito distante da Citycom 300i, que emplacou 115 motos. Detalhe: a scooter com motor de 278 cm³ custa a partir de R$ 23,7 mil enquanto a Cruisym 150 é bem mais acessível – tem preço de R$ 15.490, ou R$ 8,2 mil mais barata.
Certamente, não foi um começo apropriado para o modelo, mas é possível reverter esse quadro em 2022 desde que a Dafra identifique o motivo que leva a nova scooter a ser ignorada num segmento tão popular para o consumidor.