Royal Enfield turbina Himalayan única e dobra potência
Trail da marca ganha conceito desenvolvido por equipe de engenheiros com solução inusitada para o segmento de motos
A Royal Enfield Himalayan chegou ao Brasil no início do ano passado prometendo ser uma trail de média cilindrada com preço mais acessível. Enquanto o valor é realmente mais baixo que algumas de suas rivais, os 25 cv de potência fornecidos pelo motor monocilíndrico arrefecido a ar com 411 cm³ não chama a atenção, mesmo com os 3,2 kgfm de torque chegando cedo.
Ao menos para os carros, a sobrealimentação por turbina é uma das soluções mais simples e efetivas para se ganhar potência rápido e, dependendo da calibração, também serve para diminuir a emissão de poluentes e melhorar o consumo. No passado, motos turbinadas já existiram, mas a prática caiu em desuso atualmente.
Hoje, a única moto de produção que faz uso de sobrealimentação é a Kawasaki H2, que traz um compressor mecânico de ar. No entanto, uma equipe de engenheiros da Royal Enfield criou um protótipo único baseado na Himalayan testando o uso de turbo novamente em uma plataforma de duas rodas.
O conceito foi batizado de MJB Roach e tem um visual que parece inspirado em filmes pós-apocalípticos. Mecanicamente, essa Himalayan especial recebeu uma turbina Garret GT 125, nova bomba de combustível de maior vazão, filtro de ar esportivo, suspensão dianteira com garfos telescópicos invertidos e uma balança traseira alongada e monobraço.
O resultado é que a Himalayan MJB Roach passa dos 25 cv para 51 cv de potência total. A Royal Enfield não informou o novo número de torque para o monocilíndrico, mas vale notar que a potência é superior ao oferecido pelas Interceptor e Continental GT com os motores bicilíndricos de 648 cm³, que entregam 47 cv. Um detalhe interessante é que o propulsor usado nesse protótipo veio de uma Himalayan batida que estava literalmente jogada no centro técnico da Royal Enfield na Inglaterra.