Royal Enfield Scram 440: motor mais potente e câmbio de 6 marchas
Evolução da Scram 411 foi oficialmente apresentada na Índia. Conheça detalhes de preço e ficha técnica
A Royal Enfield Scram 440 2025 foi oficialmente lançada nesta quarta-feira, 22 de janeiro, na Índia. O modelo havia sido antecipado em novembro passado durante o Motoverse, em Goa, mas agora está desembarcando de fato no mercado indiano como evolução da conhecida Scram 411.
O preço da Scram 440 parte de 208.000 rúpias na opção de entrada Trail, enquanto a topo de linha Force sai por 215.000. Em conversão direta os valores equivalem a cerca de R$ 14,5 mil e R$ 15 mil (cotação do dia), sem incluir outros encargos.
A moto traz atualizações importantes como câmbio de 6 marchas, motor mais potente e a nova versão com rodas de liga-leve (Force) e pneus sem câmara. Vamos conhecer mais detalhes técnicos sobre a moto nesta reportagem, além de detalhes sobre uma possível vinda ao Brasil.
Motor maior
O motor foi atualizado para 443 cc, mantendo a configuração monocilíndrica com refrigeração a ar. A potência atualizada é de 25,4 cavalos a 6.250 rpm, enquanto o torque sobe para 34 Nm a 4.000 rpm — anteriormente, eram 24,3 cavalos e 32 Nm. Outra novidade é o câmbio de seis marchas, substituindo a transmissão de cinco velocidades da versão anterior.
Vale destacar que este motor é totalmente diferente do propulsor presente em Himalayan 450 e Guerrilla 450. As duas, por sua vez, estão equipadas com motorização de 40 cavalos e refrigeração líquida de nova geração feita pela Royal Enfield.
Novidades em tecnologia
O modelo também conta com melhorias tecnológicas, como farol e lanterna em LED. Uma das principais inovações é o sistema ABS com possibilidade de desativação na roda traseira, ampliando a versatilidade em terrenos off-road.
De acordo com a empresa, o sistema de freios também foi atualizado para ter melhor desempenho com mais "força" de frenagem.
Em termos de configuração, a Scram 440 contará com uma nova variante de rodas de liga-leve e pneus sem câmara chamada de Force. A opção com rodas raiadas e pneus com câmara continua disponível, mas agora batizada de Trail.
Painel e cores
Seu painel segue o mesmo, incluindo o sistema Tripper de navegação como opcional. Juntamente com as atualizações, a Scram 440 ganhou novas cores: Force Blue, Force Grey, Force Teal, Trail Blue e Trail Green.
Scram 440 no Brasil?
Ainda não há confirmação oficial sobre o lançamento da Scram 440 no mercado brasileiro. Em um primeiro momento, esta evolução da Scram 411 foi apresentada somente na Índia.
MAIS DO MUNDO MOTO
ROYAL ENFIELD | SCRAM 440 2025 |
PREÇO | 208.000 rúpias |
MOTOR | 1 cilindro, 443 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
ARREFECIMENTO | Ar |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 25,4 cv a 6.250 rpm |
TORQUE | 34 Nm a 4.000 rpm |
CONSUMO | Não divulgado |
TOP SPEED | Não divulgado |
DIÂMETRO x CURSO | 81 x 86 mm |
CÂMBIO | 6 marchas |
CHASSI | Tubular de berço duplo |
COMPRIMENTO | 2.165 mm |
LARGURA | 840 mm |
ALTURA | N/D |
ENTRE-EIXOS | 1.460 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 200 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 795 mm |
PESO SECO | 187 kg |
TANQUE | 15 litros |
FREIOS | ABS nas duas rodas |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 300 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 240 mm |
PNEU DIANTEIRO | 100/90 - 19” |
PNEU TRASEIRO | 120/90 - 17” |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo telescópico |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Duplo amortecedor |