VÍDEO - Royal Enfield Scram 411: como é andar na 'trail clássica'

Rodamos com o lançamento que custa R$ 22.490 e pode ser alternativa a XRE 300 e Lander 250. Modelo é boa opção para rodar na cidade, mas não recusa terra; assista
Royal Enfield Scram 411 2023

Royal Enfield Scram 411 2023 | Imagem: Royal Enfield

A Royal Enfield Scram 411 2023 é um dos principais lançamentos do mercado de moto no Brasil no ano até então. Com valor sugerido de valor de R$ 22.490, sem frete incluso, o modelo é uma "trail clássica" com foco para uso urbano. Tive a oportunidade de rodar com a moto para trazer as primeiras impressões sobre a motoca. O trajeto aconteceu no Rio de Janeiro, onde pude provar a Scram 411 na cidade, vias rápidas e até um pouco de terra.

Foram exatos 90,5 km de teste com a Scram, saindo de Botafogo até  direção a Grumari, e retornando. Algo que posso adiantar em meu relato é que acredito que a moto, apesar de não ter concorrentes diretos por seu estilo "diferentão", pode surgir como uma opção para quem procura motos trail como Honda XRE 300, Yamaha Lander 250 ou mesmo a nova Dafra NH 300. Veja vídeo sobre como é pilotar a Scram:

Vou explicar porque acredito nisso, mas também aproveitando para falar o que achei do motor, potência, suspensões, freios e também do estilo dessa motoca. 

Esta reportagem foi originalmente publicada em www.motoo.com.br e não pode ser reproduzida por outras mídias sem autorização.

O que muda da Himalayan?

Já fiz algumas matérias explicando as diferenças, inclusive, com um vídeo só sobre isso feita em terras lusitanas, onde tive a oportunidade de ter meu primeiro contato com a Scram; daquela vez, ainda estática. O primeiro ponto mais óbvio é o visual, que está bem mais atual na novidade, apesar de ainda manter o estilo clássico tradicional da Royal.

Royal Enfield Scram 411 2023
Royal Enfield Scram 411 2023
Imagem: Royal Enfield

Aqui temos uma inspiração scrambler, ou seja, uma moto de visual retrô minimalista e com certa capacidade off-road. Para isso, a marca deixou a Scram ligeiramente mais baixa em relação à Himalayan, com 10 mm a menos na suspensão dianteira, com 190 mm de curso (veja os detalhes na ficha técnica).

O vão do solo é 20 mm menor, com o total de 20 mm, e o assento ficou mais acessível, com 795 mm, frente aos 800 mm da Himalayan. Além disso, a modelo ganhou roda de 19 polegadas na dianteira, ainda raiada, no lugar da aro 21, enquanto a traseira se manteve como 17. Com o guidão também mais baixo, a pilotagem da Scram se tornou mais ágil e ela é mais compacta que a Himalayan.

Royal Enfield Scram 411 2023
Royal Enfield Scram 411 2023
Imagem: Royal Enfield

Motor e potência

Essa faceta de mais dinâmica da Scram fica nítida na cidade. É uma moto extremamente fácil de pilotar, e com esta configuração com roda menor fica mais preparada para enfrentar a "selva urbana", e com o extra de um aro 19 ainda ser grandinho para a buraqueira. Seu aspecto é de um modelo mais enxuto, assim facilitando trafegar entre os carros. 

Entre farol e farol na cidade do Rio, a Scram se mostrou indicada para este tipo de percurso, com um motor bem suave nas saídas. Não espere uma moto com grandes arrancadas, isso porque este monocilíndrico de 24,3 cavalos a 6.500 rpm e 3,26 kgfm de torque a 4.250 rpm entrega sua força moderadamente.

Royal Enfield Scram 411 2023
Royal Enfield Scram 411 2023
Imagem: Royal Enfield

Trabalhando em conjunto com câmbio de 5 marchas, o motor oferece poder interessante para eventuais subidas íngremes e, depois que se estabelece a última marcha, não é necessário muitas reduções em uma estrada ou ao passar somente por lombadas. Aumentando a velocidade, em vias rápidas de destino a Grumari, a Scram mostrou fôlego para manter 100 km/h sem dificuldades, mas não deu para ir além disso por conta do limite das vias.

Sobre o consumo, a percepção é de não ser gastona, mas não foi possível aferir consumo durante o trajeto, e como o painel não possui computador de bordo com este dado, não temos como saber o gasto médio de gasolina. 

Suspensões e freios

A Scram 411 não conta com suspensões tão longas como de uma trail tradicional, mas também não são curtas como de uma moto 100 % urbana. Temos aí então um meio termo, e assim é o seu comportamento também. Ela consegue superar com facilidade obstáculos como lombadas e buracos, além de dar confiança para trechos de terra. Tivemos um percurso bem pequeno na terra, mas a moto foi  ajudada pelos pneus de uso misto da marca CEAT.

Royal Enfield Scram 411 2023
Royal Enfield Scram 411 2023
Imagem: Royal Enfield

Mas não espere aqui a performance de uma aventureira. Em trechos mais esburacados os impactos chegam bastante ao piloto com certos chacoalhões na dianteira e na traseira. Já no asfalto, o modelo poderia ser um pouco mais firme ao fazer curvas de mais velocidade. São pontos para quem gosta de uma pilotagem que exige mais da moto saber, mas a verdade é que são comportamentos esperados para uma moto de estilo clássico. 

No caso dos freios, eles estão equipados com ABS na dianteira e na traseira. Na minha percepção, o acionamento do disco traseiro está bem modulado, porém, o dianteiro poderia ser um pouco mais contundente. Na unidade testada eu senti o freio dianteiro um tanto "borrachudo", é algo bom para quem roda na terra e não quer "perder a frente" em uma frenagem, mas como a Scram 411 tem o foco na cidade, para minha pilotagem, seria interessante um acionamento um pouco mais rápido. 

Royal Enfield Scram 411 2023
Royal Enfield Scram 411 2023
Imagem: Royal Enfield

Sobre o painel, ele tem um desenho moderninho, apesar de ser bem ao estilo redondo clássico. Mistura itens analógicos com digitais, mas exagera um pouco no miminalismo, ao não possuir conta-giros ou outros dados, mas ao menos possui indicador de marcha.O famoso sistema de navegação Tripper ficou de fora do pacote do modelo, e poderá ser comprado apenas separadamente, mas a marca diz que no momento está com difícil entrega por conta de fornecedores. 

Opção para XRE 300 e Lander 250

Dito tudo isso, a Scram 411 reúne bem mais virtudes do que defeitos. É um modelo extremamente estiloso com destaque para o acabamento e as diversas opções de cores. Realmente, a percepção é que a Royal Enfield está evoluindo nesses quesitos a cada novo produto. Com um preço sugerido atrativo, a moto está em uma faixa similar aos valores de XRE 300*, Lander 250 e NH 300. Não é uma proposta 100% trail, mas pode atrair justamente quem procura umas dessas motos mencionadas, mas com o intuito de rodar mais na cidade.

Royal Enfield Scram 411 2023
Royal Enfield Scram 411 2023
Imagem: Royal Enfield

E sem medo de encarar um pouco de estrada e até um off-road moderado. Acredito que a Scram 411 pode ser um bom custo-benefício caso o preço final nas lojas, com frete, não exceda muito o anunciado. Além disso, o modelo traz como uma certa vantagem o fato de não ser tão visada para roubos - ao menos ainda - em relação às motos mais conhecidas do mercado.

Em tempo, a Scram é oferecida no total de 7 cores, que são combinações belíssimas. Realmente, a Royal Enfield acertou em cheio nos grafismos. O modelo possui também 3 anos de garantia. Sobre as revisões, os valores ainda não foram divulgados,

Royal Enfield Scram 411 2023
Royal Enfield Scram 411 2023
Imagem: Royal Enfield

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FICHA TÉCNICA

Royal Enfield Scram 411 (BRASIL)

PREÇO  R$ 22.490, sem frete
MOTOR 1 cilindro, 411 cc
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
REFRIGERAÇÃO A ar
COMBUSTÍVEL Gasolina
POTÊNCIA 24,3 cv a 6.500 rpm 
TORQUE 32 Nm a 4.250 rpm
CONSUMO Não definido
DIÂMETRO x CURSO 78 mm x 86 mm
CÂMBIO Manual de 5 marchas
COMPRIMENTO 2.160 mm
LARGURA 840 mm
ALTURA 1.165 mm
ENTRE-EIXOS 1.455 mm
DISTÂNCIA DO SOLO 200 mm
ALTURA DO ASSENTO 795 mm
CHASSI Tubular de berço duplo
PESO SEM COMBUSTÍVEL 185 kg
PESO EM ORDEM DE MARCHA 194 kg
TANQUE 15 litros
FREIOS ABS
FREIO DIANTEIRO Disco de 300 mm
FREIO TRASEIRO Disco de 240 mm
PNEU DIANTEIRO 100/90 - 19
PNEU TRASEIRO 120/90 - 17
SUSPENSÃO DIANTEIRA Telescópica, 41 mm, de 190 mm de curso
SUSPENSÃO TRASEIRA Mono shock de 180 mm
Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

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