Royal Enfield: Meteor 350 virá ao Brasil; CEO quer fábrica nacional
Com planos de dominar os segmentos de motos entre 250 e 750 cilindradas, marca deve ampliar operação por aqui
Na última semana, a Royal Enfield Meteor 350 foi apresentada na Índia. A moto trouxe um novo propulsor e representa uma nova opção para quem busca uma motocicleta intermediária com uma pegada mais estradeira. A boa notícia é que a novidade também deverá ser oferecida no mercado brasileiro.
Consultada pelo Motoo, a representação nacional da Royal Enfield confirmou que pretende trazer a nova Meteor 350 ao nosso país em algum momento de 2021, mas as datas e os detalhes mais específicos devem ser compartilhados futuramente. Na Índia, a nova custom da empresa é oferecida em três configurações: Fireball, Stellar e Supernova. Os preços variam entre R$ 12,8 mil e R$ 13,9 mil na conversão direta da moeda indiana.
A Royal Enfield Meteor 350 estreou um novo chassi e uma nova geração do propulsor 350 da marca. Ele permanece sendo monocilíndrico, provendo um característico ronco compassado. Tem 349 cm³ e arrefecimento a ar, mas a refrigeração recebe o auxílio de um radiador de óleo. Ele gera 20,2 cv de potência a 6.100 rpm e 2,7 kgfm de torque a 4.000 rpm. O câmbio tem cinco velocidades.
A nova Royal Enfield Meteor contará com um tanque de 15 litros, suspensão dianteira com garfo telescópico de 41 mm de diâmetro e 130 mm de curso, freios a disco nas duas rodas com ABS, suspensão traseira bi amortecida com regulagem de pré-carga, rodas de liga leve com 19 polegadas de diâmetro na frente e 17 polegadas atrás, e, respectivamente, pneus de medidas 100/90 19 e 140/70 17, ambos sem câmara. Por último, a moto indiana conta ainda com um sistema de navegação por GPS. Ele se conecta por Bluetooth a um celular e projeta instruções passo-a-passo em uma pequena tela ao lado do velocímetro.
Royal Enfield fabricando no Brasil?
Em setembro, a marca indiana deu início à montagem de motocicletas na Argentina. Dúvidas pairaram sobre a possibilidade das motos de lá chegarem também ao Brasil, algo que a Royal Enfield daqui negou. No entanto, isso não quer dizer que a marca não estaria de olho em ampliar suas operações e sua presença em nosso mercado. A marca quer ser líder no segmento intermediário mundial, com modelos entre 250 e 750 cilindradas.
Além da estreia confirmada da Meteor 350, a Royal Enfield planeja abrir uma fábrica no Brasil. Os detalhes ainda são bastante limitados. No entanto, em entrevista à agência governamental de notícias indiana PTI, o CEO da empresa, Vinod K. Dasari, afirmou que “dentro de 6 a 12 meses, abriremos uma nova linha de montagem na Tailândia, seguida pelo Brasil no futuro próximo”. Procurada, a representação brasileira não confirmou tal intenção.
O executivo ainda confirmou planos ousados para atuação global da marca. Dasari disse que “estamos olhando para, no mínimo, 28 lançamentos nos próximos 7 anos. E não estou nem falando de novas versões ou novas cores. Será uma estreia praticamente a cada trimestre”. A marca se diz animada com a atuação global de seus produtos. A Interceptor 650 recentemente se tornou a moto mais vendida da Inglaterra. A Royal pretende ainda apresentar outros produtos para os segmentos de bicicletas e motos elétricas.