Royal Enfield Himalayan 450 começa a ser vendida no Brasil; saiba detalhes
Aventureira chega a partir de R$ 29.990. Modelo tem suspensão dianteira invertida e motor de 40 cv
A Royal Enfield começa nesta quarta-feira, 19 de março, as vendas da nova geração da trail Himalayan 450 no Brasil. O modelo, que estreia com conjunto completamente novo em relação à antiga Himalayan 411, pode ser reservado a partir das 19h pelo site oficial de ofertas da marca. As concessionárias também iniciam atividades especiais voltadas ao lançamento, com test rides disponíveis.
Apresentada oficialmente no país no último dia 11, a Himalayan 450 2026 chega com atualização total no conjunto mecânico, eletrônica embarcada, suspensões e painel. A moto é produzida em Manaus (AM) no regime CKD, com kits importados da Índia.

Preços e versões no mercado brasileiro
O modelo será comercializado em três versões. A opção de entrada, com rodas raiadas com câmara, parte de R$ 29.990 e será oferecida nas cores Slate Himalayan Salt (cinza com detalhes salmão) e Slate Poppy Blue (cinza com detalhes azul).
A configuração intermediária, também com pneus com câmara, será vendida por R$ 30.990, na cor Hanle Black. Já a versão topo de linha, equipada com rodas sem câmara (tubeless), custa R$ 31.990 e estará disponível nas cores Kamet White e Hanle Black. Todos os preços já incluem o valor do frete.

A Royal Enfield também anunciou um pacote de acessórios voltado ao uso em aventura. O kit, com tiragem limitada a 150 unidades, será vendido separadamente por R$ 10.000.
Novo motor Sherpa 450 e dados técnicos
A Himalayan 450 estreia o motor Sherpa 450, um monocilíndrico de 452 cm³ com refrigeração líquida, comando duplo no cabeçote (DOHC) e quatro válvulas. O propulsor entrega 40,02 cv a 8.000 rpm e torque de 40 Nm a 5.500 rpm, com câmbio de seis marchas. A velocidade máxima (top speed) da Himalayan 450 é de cerca de 160 km/h.

A motocicleta conta com suspensão dianteira Showa SFF com garfo telescópico invertido de 43 mm e curso de 200 mm. Na traseira, o sistema é monoshock com links, também com 200 mm de curso e ajuste de pré-carga.
Freios, rodas e pneus
O conjunto de freios é composto por disco dianteiro de 320 mm com pinça de dois pistões e disco traseiro de 270 mm com pinça simples. O modelo traz ABS de série com possibilidade de desativação na roda traseira. As rodas são de 21 polegadas na frente e 17 atrás, com pneus CEAT nas medidas 90/90-21 (dianteiro) e 140/80-17 (traseiro).

Painel digital e conectividade
A Himalayan 450 adota painel TFT redondo de 4 polegadas, batizado de Tripper Dash. O sistema oferece navegação integrada via Google e conectividade com smartphones, incluindo recursos como controle de música. A iluminação é 100% em LED e há porta USB-C instalada no guidão.
Recursos eletrônicos e modos de condução
Entre os recursos tecnológicos, o modelo traz acelerador eletrônico (ride-by-wire), embreagem assistida e deslizante, além dos modos de pilotagem: Performance e ECO.

Peso, dimensões e autonomia
Com peso seco de 181 kg, a trail chega a 198 kg em ordem de marcha. A distância entre-eixos é de 1.510 mm, e a altura mínima do solo é de 230 mm. A altura do assento varia entre 825 mm e 845 mm na configuração padrão, com opção de banco mais baixo, entre 805 mm e 825 mm.
Segundo dados da fabricante, o consumo médio é de 28,15 km/l, o que garante autonomia superior a 480 km com o tanque de 17 litros, segundo dados divulgados pela fabricante.
Assista as impressões sobre a Himalayan 450:
FICHA TÉCNICA - Royal Enfiel Himalayan 450 2026 |
PREÇO |
A partir de R$ 29.990 |
MOTOR | 1 cilindro, 452 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
ARREFECIMENTO | Refrigeração líquida |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 40,02 cavalos a 8.000 rpm |
TORQUE | 40 nm (4,07 kgfm) a 5.500 rpm |
VELOCIDADE MÁXIMA | > 150 km/h |
CONSUMO | 28,15 km/l (WMTC) |
DIÂMETRO x CURSO | 84 mm x 81,5 mm |
CÂMBIO | 6 marchas |
COMPRIMENTO | 2.245 mm |
LARGURA | 852 mm |
ALTURA | 1.316 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.510 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 230 mm |
ALTURA DO ASSENTO | Standard: 825 mm (845 mm) Baixo: 805 mm (825 mm) |
PESO | 198 kg (ordem de marcha) |
TANQUE | 17 litros |
FREIOS | ABS (desligável na traseira) |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 320 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 270 mm |
PNEU DIANTEIRO | 90/90-21 |
PNEU TRASEIRO | 140/80-17 |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Invertida Showa 43 mm de diâmetro 200 mm de curso |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Monoshock com link 200 mm |
CORES | Hanle Black, Kamet White, Slate Himalayan Salt, Slate Poppy Blue e Kaza Brown |