Royal Enfield Bear 650: todos os detalhes em 100 fotos
Nova scrambler traz mais força e suspensão mais robusta para encarar terrenos irregulares; conheça
A Royal Enfield revelou oficialmente a nova Bear 650 2025. O MOTOO esteve no lançamento global da moto nos Estados Unidos para conferir de perto os detalhes de motor, potência, desempenho, design e história de concepção da motocicleta, que resgata nostalgia dos anos 60.
Com lançamento confirmado para o Brasil, a moto chega ao mercado internacional por US$ 6.849 (preço EUA). O modelo se posiciona como uma moto do estilo scrambler, apesar de ter como base a Intercetor 650.
VEJA 100 FOTOS DA ROYAL ENFIELD BEAR 650
Cores e disponibilidade
O modelo estará disponível em cinco combinações:
- Broadwalk White (branco)
- Petrol Green (verde)
- Wild Honey (amarelo)
- Golden Shadow (cinza)
- Two Four Nine (branco com chassi verde), uma edição especial que homenageia a vitória da Royal Enfield na Big Bear Run de 1960, pilotada por Eddie Mulder.
As vendas internacionais começam em novembro, mas no Brasil, a previsão é de que outros modelos, como Himalayan 450, Guerrilla 450 e Shotgun 650, cheguem primeiro às concessionárias. Apesar de ainda não ter uma data certa de chegada ao mercado nacional, há expectativa de que a Bear desembarque em 2025 por aqui.
Design clássico e estrutura reforçada
Inspirada na tradição scrambler e na histórica corrida Big Bear Run, a Bear 650 combina um visual vintage com atualizações modernas. O quadro foi reforçado para suportar o novo conjunto de suspensões e o estilo mais aventureiro, com a traseira redesenhada e equipada com lanterna de LED. O assento, também inédito, possui cavidades para aumentar a aderência e o conforto.
Com 184 mm de altura livre do solo e um tanque com 13,7 litros de capacidade, a Bear 650 promete versatilidade tanto para uso urbano quanto em trajetos na terra. O peso total é de 214 kg, três quilos a menos que o da Interceptor 650.
Suspensões aprimoradas e novas rodas
Embora não seja uma moto off-road dedicada, a Bear 650 recebeu atualizações para reforçar seu estilo scrambler. A suspensão dianteira é um garfo invertido Showa SFF-BP (Big Piston) de 43 mm e 130 mm de curso, enquanto a traseira traz amortecedores duplos da mesma marca, agora com 115 mm de curso e sem reservatórios de gás.
As rodas raiadas também foram modificadas: 19 polegadas na frente e 17 polegadas na traseira, enquanto na Interceptor ambas são de 18 polegadas. Os pneus são de uso misto e foram desenvolvidos pela MRF para melhorar a tração em terrenos variados.
Motor com escape 2-1
O motor da Bear 650 é o já conhecido bicilíndrico paralelo de 648 cc, compartilhado com outros modelos da Royal Enfield, como Interceptor e Continental GT. A principal mudança está no novo sistema de escape 2-1, que substitui as duas ponteiras tradicionais por uma única saída. Essa configuração contribui para a redução de peso e melhora o desempenho.
O torque foi levemente ampliado, em 8%, para 5,7 kgfm a 5.150 rpm, enquanto a potência permanece em 47 cavalos. O câmbio continua sendo de seis marchas, mas ajustado para a nova geometria da moto.
Freios atualizados e ABS desligável
A Bear 650 2025 vem equipada com freios ABS nas duas rodas. O sistema permite que o ABS seja desligado na roda traseira, oferecendo maior controle em situações específicas. Na frente, o disco é de 320 mm, enquanto na traseira foi ampliado para 270 mm, 30 mm a mais que nos modelos anteriores.
Painel digital com Google Maps
Uma das inovações mais relevantes da Bear 650 é o painel Tripper Dash, já utilizado em modelos como a Himalayan 450. Desenvolvido em parceria com o Google, o display digital exibe navegação via Google Maps em tempo real.
A conectividade é realizada por meio do aplicativo Royal Enfield, que deve ser instalado no smartphone. Além disso, a moto conta com uma porta USB-C ao lado do painel para carregamento de dispositivos. A iluminação é full LED, incluindo farol, lanternas e piscas.
ROYAL ENFIELD BEAR 650 | MODELO 2025 |
PREÇO | US$ 6.849 |
MOTOR | 2 cilindros, SOHC, 648 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 47 cavalos a 7.150 rpm |
TORQUE | 5,7 kgfm a 5.150 rpm |
CONSUMO | Não divulgado |
TOP SPEED | Não divulgado |
DIÂMETRO x CURSO | 78 mm x 67,8 mm |
CÂMBIO | 6 marchas |
CHASSI | Tubular de aço |
COMPRIMENTO | 2.216 mm |
LARGURA | 855 mm |
ALTURA | 1.160 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.460 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 184 mm |
ALTURA DO ASSENTO | Não divulgado |
PESO | 214 kg |
TANQUE | 13,7 litros |
FREIOS | ABS de dois canais |
FREIO DIANTEIRO | 320 mm |
FREIO TRASEIRO | 270 mm |
PNEU DIANTEIRO | 100/90-19 M/C 57H MRF NYLOREX-F |
PNEU TRASEIRO | 140/80R17 M/C 69H MRF NYLOREX-X |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Invertida, 43 mm, com 130 mm de curso |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Twin shock com 115 mm de curos |
COR | Branco, verde, amarelo, cinza e edição especial branco com chassi verde |