R15 ou R3: qual das pequenas esportivas Yamaha é seu número?
Andamos nas motos do programa de competições da marca no Brasil. Feitas para as pistas, elas têm diferenças em relação aos modelos de rua; saiba quais
A Yamaha R15 2024 é um dos principais lançamentos do mercado de motos no ano. O modelo desembarca de fato nas concessionárias em outubro, mas a reserva já pode ser feita por meio do site da empresa. Além de chegar às ruas em breve, o a R15 inaugura uma nova fase do motociclismo brasileiro com uma categoria destinada à pequena esportiva.
Por meio da Yamaha R15 bLU cRU Latin America, pilotos podem participar de seletivas para entrar no motovelocidade - com idade inicial de 9 anos. Se trata de uma iniciativa interessante para introduzir jovens no esporte, a exemplo da Honda Junior Cup. Temos então algo similar ao já visto com a R3 Cup.
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Do mesmo modo que sua irmã maior, a R15 utilizada para competições é bastante similar ao modelo homologado para as ruas, porém, com algumas modificações para ficar mais adaptado às pistas! Tive a oportunidade de rodar com a novíssima YZF-R15 e a YZF-R3, ambas em versão Cup. Veja detalhes em vídeo:
O que muda na R15 de pista?
A R15 surgiu como uma nova porta de entrada para o segmento das esportivas no Brasil. Como mostramos aqui anteriormente, o modelo conta com moderno motor monocilíndrico, de 155 cc, que rende 18,8 cavalos de potência a 10.000 rpm e 1,5 kgfm de torque a 8.500 rpm, que trabalha em conjunto com câmbio de 6 marchas. Apesar de manter a mesma base, a R15 Cup tem as seguintes mudanças:
- MAIS LEVE: a moto teve toda parte de iluminação retirada, incluindo farol, lanterna e piscas, o que lhe rendeu nova carenagem. Os comandos do guidão, como acionamento de seta e buzina também foram retirados. O sistema ABS também foi eliminado, enquanto os freios ganharam flexível de aço.
- MAIS POTENTE: a R15 ganhou escapamento especial para circuito, resultando em mais potência, chegando a cerca de 20 cavalos.
- NOVA ERGONOMIA: o modelo tem guidão mais baixo, aumentando a capacidade de pilotagem esportiva, porém, o assento é o mesmo de rua. As pedaleiras também são especiais, ajustáveis.
- NOVOS PNEUS: para uma rodagem mais radical, a R15 ganhou pneus especiais de pista, com maior aderência ao asfalto.
Impressões
Depois de rodar no Autódromo de Interlagos com a R15, foi a vez de experimentar a moto no Kartódromo Aldeia da Serra. Se no "templo" a pequena esportiva já havia mostrado um motor elástico para esta faixa de cilindrada, em uma pista mais travada, como foi o caso, a moto se sai ainda melhor.
O destaque fica por conta de sua extrema agilidade nas trocas de direção, o que certamente é ajudado por seu chassi do tipo Delta Box. Com mais acelerações e freadas, o sistema de freios chama atenção por estar bem dimensionado para o modelo. O resultado é um modelo extremamente divertido e fácil de pilotar, mas sem deixar de ser radical.
R15 ou R3: qual pegar?
Estamos falando de motos de diferentes cilindradas, mas que oferecem pacotes bem parecidos. A R15 acaba sendo uma opção interessante, e mais acessível, para quem está começando no mundo das motos e curte o estilo sport. Além disso, traz um pacote muito interessante com freios ABS nas duas rodas, embreagem assistida e deslizante. É um modelo extremamente ágil.
Já a R3 se destaca por sua maior potência. Afinal, o modelo está equipado com motor bicilíndrico, de 321 cc, que rende 42 cavalos de potência, além de contar com garfo invertido na dianteira. Também é uma moto de fácil pilotagem, mas o preço fica bem mais alto: R$ 32.890. Quem está com mais "dinheiro em caixa", certamente teria na R3 uma escolha mais adequada, além de mais radical.
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Saiba mais sobre a R15: