Quem é o brasileiro 'pai' da CB 300F Twister da Honda
Conheça o designer Rafael Chiarello, responsável por criar o visual da nova geração da Twister
Quando a Honda CB 300F surgiu na Índia, em agosto de 2022, ainda não se sabia que a moto era, na verdade, um projeto de origem brasileira para a nova geração da Twister. Quem está por trás do novo visual é brasileiro Rafael Chiarello, de 39 anos, o "pai" da CB 300F Twister.
Antes de a fabricante japonesa anunciar a CB 300F Twister, nós aqui no MOTOO descobrimos que a moto foi desenvolvida no Brasil. Ao analisar os registros de patente da moto no país, publicados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o Inpi, o nome de Chiarello estava lá como um dos responsáveis pelo desenho da motocicleta.
VEJA TAMBÉM:
- A mente de 28 anos por trás do visual da nova Honda Hornet
- Preço da Royal Enfield Super Meteor 650 é revelado na Índia
Na época, a marca confirmou que o desenvolvimento da moto era da Honda do Brasil, porém, manteve segredo sobre a venda no mercado brasileiro até o momento do lançamento oficial.
Esta reportagem foi originalmente publicada em www.motoo.com.br e não pode ser reproduzida por outras mídias sem autorização.
Quem é o pai da nova CB 300F Twister?
Chiarello trabalha no departamento de design da Honda há 14 anos. Formado em Design Industrial, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, ele teve passagem pela Brinquedos Bandeirante, antes de ingressar na montadora em 2008. Atualmente, no cargo de sênior motorcycle designer, ele trabalha no desenvolvimento do visual e grafismos de motos para o mercado brasileiro.
O que ele diz sobre a Twister 300?
O "pai" da CB 300F destaca que o modelo foi pensado para destacar esportividade e desempenho. "Nós criamos um escapamento mais curto e compacto, que completa esse visual esportivo. Pensando também nesse conceito de esportividade, nós adotamos o banco bipartido, mas sem abrir mão do conforto para o piloto e o garupa, por isso nós mantivemos a altura do assento, porém, trouxemos um novo design para este item", disse Chiarello, em vídeo divulgado pela Honda.
SIGA o Motoo nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Helo | Twitter
Com uma estética totalmente nova, em relação à CB 250F Twister, a nova 300 buscou inspiração nos modelos mais esportivos da empresa, segundo o seu criador. "Todos esses detalhes fazem deste lançamento, uma moto muito especial, com tudo aquilo que a Honda valoriza".
Nova Hornet também seu pai
Em meados de 2022, mostramos aqui no MOTOO um pouco sobre Giovanni Dovis, a mente por trás da Honda XL 750V Hornet. O designer tinha apenas 28 anos quando finalizou o projeto, agora já completou 29 anos. Ele assumia a responsabilidade de recriar uma lenda do mundo das motos.