Quando a Yamaha Ténéré 700 chega (de fato) ao Brasil?
Lançamento da marca foi anunciado, mas ainda levará um tempo para início das vendas. Veja o que se sabe sobre preço, desempenho, motor e mais
A Yamaha Ténéré 700 2025 está oficialmente confirmada para o Brasil. O lançamento da aventureira era um dos mais aguardados dos últimos tempos no mercado brasileiro, porém, acabou levando um bom tempo desde sua apresentação mundial, que aconteceu em 2009. Ainda existem muitos detalhes não revelados, mas vamos ver o que se sabe até agora sobre desempenho, potência, início das vendas e preço.
O valor da Ténéré 700 2025 ainda não foi divulgado para o mercado nacional. De acordo com a empresa, a pré-venda do modelo começará no primeiro trimestre de 2025 por meio on-line. Saiba detalhes sobre a aventureira em vídeo exclusivo do MOTOO:
Qual o preço da Téneré 700 no Brasil?
A Yamaha está guardando a sete chaves qual será o valor cobrado pela motocicleta. O preço da Ténére 700 2024 parte de 10.999 euros, na Itália, por exemplo. Isso dá cerca de R$ 63,2 mil em conversão direta, sem considerar outras taxas ou gastos. Para se ter como referência, a nova Suzuki V-Strom 800DE chegou ao Brasil por R$ 67.500. Ainda teremos que aguardar por informações oficiais para saber o preço de fato da Ténéré.
Como será a Ténéré 700?
Vale lembrar que recentemente uma suposta "nova Ténéré 700" foi flagrada na Europa. Segundo a renomada revista alemã Motorrad, um modelo camuflado com características da moto foi pego em testes na Europa, o que indica que algumas mudanças podem estar por vir.
No site da Yamaha Brasil podemos ver um aviso: "as informações de produto estão sujeitas a mudanças de acordo com o modelo de fabricação". Assim, ainda teremos que aguardar até o início de 2025 para sabermos todos os detalhes da Ténéré para o país.
Motor e potência
Como base, a Ténéré 700 conta com o conhecido motor bicilíndrico CP-2 da Yamaha, o mesmo a equipar a MT-07. Nas configurações atuais, este propulsor rende 73,4 cv a 9.000 rpm, e o torque máximo de 6,9 kgf.m a 6.500 rpm. O câmbio, por sua vez, conta com seis velocidades, enquanto a transmissão secundária, por corrente, é formada por coroa e pinhão com 46 e 15 dentes respectivamente, e corrente de passo 525.
Uma aventureira raiz
Um dos grandes destaques da Ténéré 700 é a proposta mais radical do que a maioria das aventureiras atuais. As suspensões são bastante robustas e alta, incluindo bengalas com 43 mm de diâmetro da dianteira e multíplos ajustes nos amortecedores. A altura do assento, por exemplo, é de 875 mm e o formato do banco é plano.
Seu tanque comporta 16 litros para uma autonomia estimada de 350 km, disse a Yamaha. Isso resulta em um consumo médio de 21,8 km/l.
Tecnologia
Mesmo sendo uma trail de alta cilindrada mais tradicional, a Ténéré 700 ainda tem espaço para componentes tecnológicos. Isso inclui iluminação FULL LED, com farol múltiplo com 4 projetores na dianteira. Além disso, o modelo tem painel digital estilo "tablet" TFT que permite conectividade com smartphone.
MAIS DO MUNDO MOTO