Produção de motos no Brasil: melhor resultado no 1º semestre desde 2012

Fabricantes da Abraciclo reunidas no Polo Industrial de Manaus somaram 868.076 unidades nos 6 meses iniciais do ano. Crescimento foi de 13,5% sobre 2023
Bajaj Dominar 400 feita no Brasil

Bajaj Dominar 400 feita no Brasil | Imagem: Bajaj

A produção de motos atingiu 868.076 unidades no primeiro semestre de 2024, um crescimento de 13,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são da associação de fabricantes de motos, a Abraciclo, referente às empresas que fazem parte do grupo. 

Segundo a entidade, este foi o melhor desempenho para o período desde 2012.  Em junho, a produção totalizou 106.273 motocicletas, um aumento de 11,5% em relação ao mesmo mês de 2023, mas uma redução de 33,8% em comparação a maio. Essa queda já era esperada devido às férias coletivas das associadas programadas anteriormente, disse a Abraciclo

“Tivemos um primeiro semestre bastante positivo, acima do esperado. Porém, temos pela frente um segundo semestre bastante desafiador, principalmente com a previsão de uma estiagem ainda mais severa do que a no ano passado, onde já foram sentidos os reflexos diretamente na produção de motocicletas em Manaus”, disse Marcos Bento, presidente da Abraciclo.

Produção Honda de motos em Manaus
Produção Honda de motos em Manaus
Imagem: Honda

Vale lembrar que a Abraciclo reúne a maioria das fabricantes de motos do Brasil, mas algumas ficam de fora da entidade, como o caso da startup de aluguel Mottu e a Shineray, que possui sua fábrica em Pernambuco. A mais nova empresa da Abraciclo a ter fábrica em Manaus é a gigante indiana Bajaj. 

Vendas no Varejo

No primeiro semestre, foram licenciadas 933.158 motocicletas, um aumento de 19,6% em relação ao mesmo período do ano passado, o melhor desempenho para o setor em 17 anos, disse a Abraciclo. As categorias mais vendidas foram Street (48,5%), Trail (18%) e Motoneta (17,7%).

Linha de produção da Triumph em Manaus, Brasil
Linha de produção da Triumph em Manaus, Brasil
Imagem: Triumph

Em junho, os emplacamentos somaram 165.877 unidades, um crescimento de 18,2% em comparação ao mesmo mês do ano passado e um aumento de 0,8% em relação a maio. Esse também foi o melhor resultado desde 2008. As posições no ranking mensal foram mantidas, com Street liderando com 49% de participação no mercado, seguida por Trail (18,6%) e Motoneta (16,5%).

MAIS DO MUNDO MOTO

Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

Veja mais artigos

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos