Produção de motos: 2020 supera expectativas e deve crescer em 2021
Relatório da associação dos fabricantes de motocicletas mostra números maiores que os estimados inicialmente
Apesar de 2020 ter sido complexo para as montadoras nacionais de motocicletas, a Abraciclo, associação que reúne as fabricantes no Brasil, reportou números de produção acima do esperado. No ano passado, as associadas instaladas no Polo Industrial de Manaus (AM) fabricaram 961.986 unidades.
O número representou uma queda de 13,2% na comparação com as 1.107.758 unidades produzidas no Brasil em 2019. Por outro lado, as associadas à Abraciclo reportaram uma quantidade de motos fabricadas acima da previsão. A estimativa inicial da Associação para o ano passado era de 937 mil unidades. Assim, o resultado foi 2,6% superior.
Segundo a entidade, as fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus devem produzir 1.060.000 motos em 2021, volume 10,2% maior do que o registrado no ano passado. Para Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, a expectativa do setor é recuperar parte das perdas de 2020 e a vacinação será fundamental para isso. O executivo destaca que as fabricantes trabalham com medidas restritivas, o que impacta no volume produzido.
Saiba mais: Honda suspende novamente produção em Manaus até fevereiro
“Com a recente implantação do toque de recolher pelo governo do Amazonas, todas as associadas adequaram seus turnos de trabalho. Além disso, redobramos os cuidados com as medidas de saúde e segurança para garantir a saúde dos colaboradores”, afirmou o executivo. Em 2020, a maioria das fábricas suspendeu as atividades por alguns meses. Fato que se repete em 2021 por conta da situação em Manaus.