Produção de motos: 1º semestre de 2023 foi o melhor desde 2014

Com mais de 764 mil unidades fabricadas, resultado é o mais positivo em 8 anos. Alta é de 13,9% sobre o mesmo período de 2022
Produção Honda de motos em Manaus

Produção Honda de motos em Manaus | Imagem: Honda

A produção de motos fechou o 1º semestre de 2023 com o melhor resultado desde 2014. Foram 764.271 unidades produzidas pelas empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus - PIM. Somente 8 anos antes o desempenho havia sido superior, segundo a associação das fabricantes de motos, a Abraciclo.

Vale lembrar que os dados não incluem marcas não associadas como Shineray, Voltz ou mesmo a Mottu, voltada ao aluguel de motos. Com a produção em alta, a Abraciclo revisou recentemente suas projeções para o restante do ano de 2023.

Com base nas estimativas dos associados e considerando um cenário macroeconômico favorável para o segundo semestre, a associação prevê um crescimento superior a 10% para o setor. A projeção de produção foi ajustada para 1.560.000 unidades, representando um aumento de 10,4% em relação ao ano anterior. Isso representa 10 mil unidades a mais em relação à projeção anterior.

Produção Yamaha de motos em Manaus
Produção Yamaha de motos em Manaus
Imagem: Abraciclo

O presidente da Abraciclo, Marcos Bento, destacou: "Alcançamos a melhor marca de motocicletas produzidas no primeiro semestre desde 2014. Com base nas projeções dos associados, aliado a um cenário macroeconômico favorável para o segundo semestre, acreditamos que a indústria alcançará um crescimento na ordem de mais de 10%".

Apesar do crescimento geral, o mês de junho registrou uma queda na produção, com a fabricação de 95.274 motocicletas, representando uma diminuição de 6,3% em relação ao mesmo mês de 2022.

Produção Honda de motos em Manaus
Produção Honda de motos em Manaus
Imagem: Abraciclo

Projeções de vendas e exportações

A associação também revisou suas estimativas para as vendas no varejo e os negócios com o mercado externo. Espera-se que os licenciamentos atinjam um total de 1.511.000 unidades, representando um crescimento de 10,9% em comparação com o ano anterior. No entanto, as exportações devem apresentar uma queda de 11,5%, com a previsão de embarque de 49.000 motocicletas em 2023.

Com essas perspectivas promissoras e um mercado aquecido, a indústria de motocicletas do Brasil está se recuperando e registrando números expressivos, oferecendo um impulso positivo para o setor e refletindo uma crescente demanda tanto no mercado interno quanto no externo

Produção Yamaha de motos em Manaus
Produção Yamaha de motos em Manaus
Imagem: Abraciclo

Vendas em alta

No acumulado do ano, as vendas também apresentaram um crescimento. Foram emplacadas 780.070 motocicletas, um aumento de 22,5% em comparação com o mesmo período de 2022. Em junho, o número de emplacamentos foi de 140.387 motocicletas, registrando um aumento de 16,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Ao analisar a média diária de vendas em junho, que contou com 21 dias úteis, observa-se um total de 6.685 motocicletas comercializadas diariamente.

Siga o MOTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Helo | Twitter

MAIS DO MUNDO MOTO

.

Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

Veja mais artigos

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos