Preço da Honda XRE 300 Sahara 2024! Como ficaram as versões
Nova geração da trail mudou completamente e parte de R$ 27.090. Versão topo de linha chega a R$ 28.650; veja lista de valores
O preço da Honda XRE 300 Sahara 2024 foi oficialmente revelado pela marca nesta sexta-feira, 24 de novembro. A nova moto, sucessora da XRE 300, tem valor partindo de R$ 27.090. Nesta nova geração a motocicleta mudou por completo, incluindo visual inédito, novos motor e chassi, além de ter ganhado mais tecnologia.
Sua principal concorrente, a Yamaha Lander 250 ainda está no modelo 2023 sem alterações. A nova XRE Sahara é oferecida em 3 versões: Standard, Rally e Adventure.
Quanto custa a XRE 300 Sahara?
- Sahara 300 2024 Standard: R$ 27.090
- Sahara 300 Rally 2024: R$ 27.690
- Sahara 300 Adventure 2024: R$ 28.650
Saiba mais em vídeo:
Com os valores atualizados, a XRE 300 Sahara teve aumento de preço nesta nova geração. A XRE 300 2023 era vendida R$ 25.000, na opção de entrada ABS, e R$ 25.600, nas variantes Rally e Adventure.
Qual o preço da Sahara 300 na Tabela Fipe?
Assim como já acontece com outros modelos, incluindo a CB 300F Twister, o preço praticado nas concessionárias costuma ser superior ao preço público sugerido (PPS). Isso porque este é um valor apenas de referência, mas as concessionárias têm liberdade de definir o preço final, além de existir também a inclusão do frete. Como acabou de ser lançada, a Sahara 300 2024 ainda não consta na Tabela Fipe.
Saiba mais sobre a XRE 300 Sahara em vídeo:
Versões da Sahara 300
O modelo é oferecido em três versões: Standard (cinza), Rally (vermelho) e Adventure (bege/areia). Todas trazem exatamente a mesma base mecânica, mas a Adventure é a topo de linha porque vem equipada com acessórios de série. Os itens incluem protetor de motor, protetores laterais e bolha dianteira.
Estes equipamentos foram especialmente desenvolvidos pela Honda para a nova Sahara 300, e também podem ser adquiridos para instalação nas outras versões. Os preços ainda não foram anunciados pela fabricante.
3ª geração da XRE 300
Considerada a 3ª geração da XRE 300 pela marca, o modelo é completamente novo, incluindo visual inédito, novo motor de 300 cc, chassi novo, além de tecnologias inéditas para o modelo como embreagem assistida e deslizante, além do sistema ESS, que faz alerta em frenagens de emergência.
Tecnologia
Como avanço Sahara 300 traz embreagam assistida e deslizante. São sistemas relacionados às trocas de marchas, com o dispositivo assistido deixando a acionamento do manete de embreagem mais levinho, enquanto o segundo evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas de marchas.
A XRE 300 Sahara traz no pacote entrada USB-C, logo no guidão, além de novo painel 100% digital. O conjunto óptico é FULL LED, ou seja, farol, lanternas e piscas são de LED. A moto também traz para a baixa cilindrada o sistema ESS (Emergency Stop Signal).
Motor e potência
O motor 300 da Sahara não é o mesmo XRE 300, nem mesmo é uma evolução daquele. A nova XRE Sahara está equipada com motor monocilíndrico, de 293,5 cc, que rende até 25,2 cavalos a 7.500 rpm e 2,74 kgm de torque -- em ambos os casos rodando com etanol; este propulsor é flex. Como esperado, a trail utiliza então o motor da CB 300F Twister, mas houve ligeiro aumento de rendimento.
Isso devido a ajustes realizados para equipar a Sahara. Houve uma mudança importante de concepção: sai o antigo DOHC, com comando de válvulas duplo no cabeçote, e entra o OHC, com comando simples no cabeçote.
Na comparação com a XRE 300 2023, porém, há reduções de potência e torque, porém, a marca afirma que a entrega está mais contudente já em baixas rotações. É algo que poderemos comprovar futuramente quando tivermos as primeiras impressões com a moto.
Consumo e top speed da Sahara 300
Dados de consumo e top speed (velocidade máxima) da Sahara 300 ainda não foram divulgados. O modelo passa a contar com câmbio de 6 marchas também como sua irmã urbana.
Chassi e suspensões
O quadro da nova Sahara é completamente novo em comparação ao da XRE 300. Na verdade, este chassi é originário da CRF 250F, mostrando suas aptidões off-road, assim como a balança. Obviamente, teve que passar por modificações para integrar a trail, incluindo um subchassi na parte de trás.
O peso final da moto é de 147 kg nas opções sem acessórios, o que dá quase 2 kg a menos do que na XRE 300 anterior. Sobre as suspensões, os cursos foram mantidos, mas tratam-se de novos conjuntos. Não foi dessa vez que vimos chegar uma suspensão do tipo invertida para a Sahara 300, assim foram mantidas bengalas telescópicas com 240 mm de curso.
Na traseira o modelo possui sistema monoamortecido Pro-Link, agora com ajustes de pré-carga. A moto passou por uma redução no ângulo de cáster da suspensão dianteira, além também de ficar com o entreixos levemente maior, chegando a 1.425 mm.
Freios e tanque
Sobre os freios, apenas o cáliper traseiro foi mantido, mas os discos, de 256 mm (dianteira) e de 220 mm (traseira), são novos. O modelo também conta com sistema de ABS nas duas rodas.O tanque mantém a mesma medida, de 13,8 litros, mas foi também reformulado.
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FICHA TÉCNICA - Honda XRE 300 Sahara 2024 |
PREÇO | A partir de R$ 27.090 |
MOTOR | 1 cilindro, OHC, 293,5 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina e etanol (flex) |
POTÊNCIA ETANOL | 25,2 cavalos a 7.500 rpm |
POTÊNCIA GASOLINA | 24,8 cavalos a 7.500 rpm |
TORQUE ETANOL | 2,74 kgfm a 5.750 rpm |
TORQUE GASOLINA | 2,70 kgfm a 5.750 rpm |
CONSUMO | Não divulgado |
TOP SPEED | Não divulgado |
DIÂMETRO x CURSO | 77,0 x 63,0 mm |
CÂMBIO | 6 marchas |
CHASSI | Berço semi duplo |
COMPRIMENTO | 2.193 mm |
LARGURA | 829 mm |
ALTURA | 1.270 mm / 1.400 mm (ADV) |
ENTRE-EIXOS | 1.425 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 269 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 859 mm |
PESO SECO | 147 kg / 149 kg |
TANQUE | 13,8 litros |
FREIOS | ABS |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 256 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 220 mm |
PNEU DIANTEIRO | 90/90-21M/C 45S |
PNEU TRASEIRO | 120/80-18M/C 62S |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo telescópico de 245 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Monoamortecedor Pro-link de 225 mm com ajuste de pré-carga |
CORES | Bege, cinza e vermelho |