Por que Lander e FZ25 não são mais flex? A resposta da Yamaha

Mudança gerou perguntas dos internautas. Nossa reportagem questionou a marca
Yamaha Lander 2025

Yamaha Lander 2025 | Imagem: Yamaha

As novas Yamaha Lander 250 2025 e Fazer FZ25 2025 foram oficialmente apresentadas pela empresa. Os modelos trouxeram diversas renovações para a já conhecida base das motocicletas. Como mostramos em nossas reportagens, no entanto, as motos deixaram de ser flex, ou seja, a partir de então rodam apenas com gasolina.

Mas porque Lander e FZ25 não são mais flex? Entre as novidades em comum para 2025, as motos passaram a ser "Connected", assim, possuem conectividade com smartphone via aplicativo da marca. São diversas funções integradas, incluindo alerta de mensagens no celular, status da bateria, entre outras.

Yamaha Fazer FZ25 2025
Yamaha Fazer FZ25 2025
Imagem: Yamaha

Em comum, os modelos também tiveram redesenho das carenagens, além de terem recebido novos grafismos. Um novo painel digital 59% maior, do tipo blackout, também foi incorporado, além da chegada de uma tomada 12V.

FZ25 passou a ter conjunto óptico do tipo FULL LED, enquanto a Lander 2025 recebeu novo farol com projetor na dianteira, DRL e lanterna, todos de LED.

Motor ficou menos poluente

Depois de analisarmos as fichas técnicas das versões 2025, nossa reportagem constatou que ambos os modelos não eram mais flex. Consultamos a Yamaha, e a empresa confirmou a mudança. 

Yamaha Lander 2025
Yamaha Lander 2025
Imagem: Yamaha

"As melhorias aplicadas nesses modelos promoverão uma redução de mais de 50% nas emissões de gases poluentes em comparação aos modelos anteriores", disse a empresa em comunicado. 

Para se adequarem às novas regras do Promot 5, os modelos 250 da empresa tiveram que passar por mudanças no motor. O desempenho foi mantido, mas a empresa acabou deixando a opção flex de lado. 

Yamaha Lander 2025
Yamaha Lander 2025
Imagem: Yamaha

No entanto, não houve um detalhamento por parte da empresa de o porquê de os motores flex não estarem mais disponíveis para Lander e FZ25. Vale lembrar que a linha 2025, por sua vez, foi mantida como flex, mas perdeu um pouco de potência em geral. 

Veja a resposta da Yamaha na íntegra: 

"A Yamaha Motor do Brasil, referência mundial na fabricação de motocicletas, informa que os modelos Fazer e Lander 2025, de 250cc, passarão a ser oferecidos, exclusivamente, com abastecimento a gasolina. As melhorias aplicadas nesses modelos promoverão uma redução de mais de 50% nas emissões de gases poluentes em comparação aos modelos anteriores. A tecnologia BlueFlex (gasolina e etanol) continuará disponível nas motocicletas 150cc.

A atualização do portifólio, assim como a escolha das tecnologias, faz parte da estratégia global da Yamaha, cujo compromisso é a neutralidade de carbono até 2050. No Brasil, a Yamaha está trabalhando ativamente para reduzir as emissões dos gases de efeito estufa nos seus processos produtivos. Em relação aos seus produtos, toda a linha de modelos foi atualizada e adequada para atender os mais rigorosos critérios da regulamentação de controle das emissões de gases poluentes, o PROMOT M5. Para fortalecer ainda mais o compromisso com a sustentabilidade, recentemente a empresa lançou seu primeiro modelo elétrico no Brasil.

Com as iniciativas, a Yamaha reforça seu compromisso com um futuro mais sustentável para as próximas gerações, implementando medidas para reduzir as emissões de CO2 e incorporando novas tecnologias."

Yamaha Fazer FZ25 2025
Yamaha Fazer FZ25 2025
Imagem: Yamaha
 
Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

Veja mais artigos

Tudo sobre a Yamaha Lander

Yamaha Lander

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos