Por que a Yamaha Ténéré 700 World Raid tem dois tanques
Modelo deixa linha Ténéré 700 ainda mais aventureira, e pode fazer motociclista rodar até 500 quilômetros sem reabastecer
A nova Yamaha Ténéré 700 World Raid acaba de ser lançada no exterior. Com visual aventureiro e um conjunto que faz querer "dar a volta ao mundo", um detalhe peculiar da moto está chamando a atenção: o tanque de combustível, ou melhor, os dois tanques.
Vamos explicar melhor. Uma das principais diferanças da World Raid em comparação com a Ténéré 700 standard é a capacidade do tanque do combustível, que passou de 16 litros para 23 litros. Isso pode fazer a moto rodar até 500 quilômetros com um tanque; ou melhor, dois tanques.
Assista vídeo sobre as principais novidades da Ténéré 700 World Raid:
Isso porque a Yamaha desenvolveu um projeto com dois tanques no lugar de um para a World Raid. Somados, eles podem levar os 23 litros de combustível. Mas qual o motivo disso? Afinal, uma BMW F 850 GS Adventure, por exemplo, também alcança os 23 litros com apenas um tanque de combustível. No caso da Yamaha, dividir o tanque em dois foi a resposta da fabricante para deixar a moto mais equilibrada. A empresa diz que ter dois depósitos é mais vantajoso do que apenas um mais alto e largo.
A empresa garante que com esta configuração conseguiu deixar o centro de gravidade da moto quase igual ao da Ténéré 700. Inclusive, o ponto mais alto dos dois novos tanques laterais é inferior ao topo do depósito na Ténéré 700. Outro ponto positivo é a menor oscilação de combustível dentro dos tanques menores; nos tanques maiores é mais comum sentir o combustível se movendo lá dentro, principalmente em curvas.
Quem já andou em motos mais antigas com tanques grandes sabe que a pilotagem pode ser influenciada quando estão cheios de combustível. O maior cuidado, no entanto, é ao manobrar a moto em baixas velocidades, se houver um descuido, a queda é fácil.
VEJA TAMBÉM
- Yamaha Ténéré 700 volta aos anos 80 com kit de customização
- Motos 2022: veja 10 lançamentos esperados para o Brasil