Pop 110i ES 2025: evolução da Honda mais barata do Brasil
Modelo de entrada da marca ganha partida elétrica, novo motor e câmbio semiautomático. Preço subiu R$ 120, e agora sai por R$ 9.690, sem incluir o frete.
A Honda Pop 110i ES 2025 foi oficialmente apresentada pela marca nesta sexta-feira, 25 de abril. O modelo assume o posto então de moto mais barata da empresa no país em substituição à Pop 110i 2024. Entre as principais evoluções está o motor 100% novo e a inserção do câmbio semiautomático.
O preço da Pop 110i ES 2025 é de R$ 9.690, sem incluir o frete. Isso significa que houve aumento de R$ 120 em relação ao modelo 2024, que era oferecido por R$ 9.570. Este é o Preço Público Sugerido (PPS) divulgado pela Honda, mas não há garantias que seja o preço final das lojas (saiba mais sobre isso no final da reportagem).
Assista vídeo com as primeiras impressões:
Honda 2025 mais barata
Quando foi apresentada, em 2007 ainda como Pop 100, esta moto tinha objetivo de atrair quem queria trocar uma bicicleta por uma moto. Por isso mesmo, a Pop sempre será um modelo extremamente simples para ser a moto mais barata e acessível na pilotagem da Honda.
No entanto, para esta temporada o modelo finalmente recebe a aguardada partida elétrica. Isso mesmo, a Popzinha perdeu o famoso pedal de partida. Outra coisa que foi retirada da moto foi a embreagem, assim, o modelo passa a contar com nova embreagem semiautomática do tipo rotativa – similar à que vemos nas Biz 110 e 125.
Ficou muito mais prática
Em nosso primeiro contato com a Pop 110i, em pista fechada, ficou nítido como as evoluções deixaram a moto mais prática. Dar o “start” com a partida elétrica é uma grande facilidade, mas o câmbio semiautomático trouxe todo um funcionamento melhor para a moto.
Do tipo rotativo, ele tem 4 marchas e com a comodidade de passar da quarta direto para o neutro quando a moto está parada. Assim, não precisa reduzir tudo nas paradas para chegar à marcha inicial. Os engates também parecem mais precisos do que na antiga Pop.
Novo motor 100% novo
A Pop 110i ES 2025 está equipada com um novo motor. Apesar de ter especificações similares, este monocilíndrico teve que ser trabalhado do zero para atender a nova fase do Promot 5, ou seja, as novas normas de emissões que entra em vigor em 2025.
Além de novo corpo e novas medidas, este propulsor rende 6% mais potência e 5% mais torque. Este motor de 109,5 cc, monocilíndrico, chega a 8,43 cavalos a 7.250 rpm e 0,945 kgfm a 5.000 rpm. Vale ressaltar que também não é o mesmo motor da Biz 110.
A Pop antiga tinha motor de 109,1 cc que alcança 7,9 cavalos a 7.250 rpm e 0,90 kgfm de torque a 5.000 rpm. Outra mudança importante está na taxa de compressão, que agora é mais alta, de 10:1 contra 9,3:1 da Pop 2024.
Isso permite ao motor trabalhar com uma mistura mais rica de combustível, disse a empresa. Além disso, o sistema de escape foi renovado, contando com catalisador e filtro de carvão ativado.
Consumo da Pop 110i ES
Na prática, deu para sentir que o motor ficou mais espertinho na nova moto, mas este foi apenas um pequeno contato inicial. Em dados divulgados pela empresa, a Pop 110i ES tem o seguinte desempenho atestados pela Instituto Mauá:
- Consumo médio: 49,1 km/l
- Autonomia teórica: 206 km
- 0 a 60 km/h: 7,8 segundos
- Velocidade máxima: 93 km/h
Preço e cores
A Pop 110i ES 2025 está disponível em três opções de cores: branco, vermelho e preto. Não houveram mudanças nos desenhos das carenagens ou faróis, assim a pequena moto ganhou apenas novos adesivos e grafismos, incluindo o destaque para o “ES” na lateral e novo destaque colorido acima do farol.
O preço, como já falado, ficou em R$ 9.690, mas certamente deve ser maior com inclusão do frete e ágil cobrado pelas concessionárias. Para se ter uma ideia, a Tabela Fipe aponta que o modelo 2024 da Pop tem preço médio cobrado de R$ 11.594 no Brasil.
Conclusão
A falta de uma repaginada no visual pode deixar a impressão de que a Pop segue a mesma, porém, o modelo mudou em pontos importantes como o motor e câmbio. O veredito é que a moto 2025 tem potencial para continuar entre as mais vendidas no Brasil, e com mais praticidade, talvez expandir sua presença em grandes centros urbanos como São Paulo.
Com a partida elétrica, a moto se adequa muito mais ao uso na cidade, onde pode ser utilizada para entregas e paradas rápidas, por exemplo. Além disso, o câmbio semi-automático se torna muito menos cansativo com o passar do tempo.
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