Poderosa Hayabusa pode ganhar motor com válvulas de abertura variável
Motocicleta icônica da Suzuki teve patentes registradas com comando de válvulas variável, que pode beneficiar o desempenho e reduzir emissões
Sonho de consumo no passado, a Hayabusa, motocicleta de motor de 1.340 cc da Suzuki, pode ganhar um aprimoramento mecânico importante em breve.
Segundo patentes registradas, a GSX-1300R poderá contar com um sistema de comando váriavel de válvulas no futuro, conhecido pela sigla em inglês VVT.
O segredo foi descoberto pelo site CycleWorld, que teve a acesso a documentos recentemente publicados com o mecanismo incorporado ao propulsor.
O VVT teria uma tarefa simples mas vital: tornar a Hayabusa menos poluente e assim mantê-la longe das restrições de emissões. De quebra, o recurso melhoraria o desempenho do modelo.
Seria também uma forma de recuperar os cavalos perdidos com a atualização do motor em seu relançamento em 2021. O quatro cilindros em linha de 1.340 cm³ passou a render 190 cavalos de potência a 9.700 rpm, uma performance ainda bem considerável.
Segundo a revista, o funcionamento é semelhante ao de vários automóveis e motos como da Ducati e Kawasaki, que trabalha no avanço do sincronismo da árvore de cames da admissão por meio de um sistema hidráulico.
A variação da abertura das válvulas torna o funcionamento mais preciso e eficiente, em resumo, e é uma solução simples e barata para manter a Hayabusa no mercado, o que vai agradar muitos fãs do modelo.
Siga o MOTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Helo | Twitter