'Piquet': uma lendária Honda dos anos 80

Moto clássica Honda CB450E Nelson Piquet ainda atrai admiradores. Muito raro, modelo foi replicado por fãs a um custo mais baixo
Honda CB450E Nelson Piquet

Honda CB450E Nelson Piquet | Imagem: Honda

Como todo veículo clássico e, em sua maioria, raro e inalcançável pela maioria dos pobres mortais, há quem se contente com as réplicas. Um exemplo são os carros da Porsche que serviram de inspiração a pequenas fábricas para reprodução. Com as motos, não é diferente. Quem não se lembra da série limitada da CB450 da Honda, a CB 450E Nelson Piquet da década de 1980? Idolatrada pelos apaixonados por motocicletas, é um modelo raríssimo, o qual teve pouco mais de 315 unidades produzidas, cuidadosamente numeradas.

A Honda CB 450E Nelson Piquet tinha como base a versão CB 450E, lançada em 1983, e que se tornou um grande sucesso entre os entusiastas. A série especial lançada por só dois meses em 1986 fazia menção ao piloto brasileiro, então campeão mundial da Fórmula 1 pela equipe Williams-Honda.

Honda CB450E Nelson Piquet
Honda CB450E Nelson Piquet
Imagem: Honda

Para homenageá-lo, a empresa resolveu lançá-la com as cores da Williams de Fórmula 1 do piloto, ou seja, branca, amarela e azul, com a assinatura de Piquet na tampa lateral. Além do visual temático da carenagem, parte do motor, rodas e suspensões ganharam acabamento em preto semi-fosco.

O toque final ficou por conta do capacete combinando com o resto do conjunto. Bastante caras para a época, hoje encontramos uma unidade no Mercado Livre por R$ 39.500 com alegados 38 mil km. Sem revelar detalhes, a descrição do anúncio é direta: “Original de fábrica em perfeito estado”. Entramos em contato com o vendedor, mas ele não quis participar da entrevista.

Honda CB450E Nelson Piquet
Honda CB450E Nelson Piquet
Imagem: Honda

De qualquer forma, para quem se contenta em ter a réplica da Honda 450 do piloto brasileiro, na OLX encontramos duas fiéis reproduções. Uma CB 450 1988 caracterizada como Nelson Piquet. Custando bem menos, R$ 19.900, o exemplar possui 75 mil km e a reprodução foi feita de forma fidedigna. Com preço parecido, o classificado de uma CB 450 E dá destaque à manutenção feita recentemente com embreagem, cabo de embreagem, amortecedores, bateria e freios novos.

Vale destacar que o motor tanto da original quanto o da réplica é o mesmo das CB 450 ‘padrão’, ou seja, um bicilíndrico de 447 cm³, de quatro tempos, refrigerado a ar (com radiador de óleo), OHC, que rende a potência de 43,3 cv disponíveis a 8.500 rpm e torque de 4,3 kgfm a 8.500 giros.

MAIS DO MUNDO MOTO

 

Por

Fernando Garcia

.

Veja mais artigos

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos