Piaggio e Autoliv se unem para desenvolverem airbags para motos
Empresas assinaram acordo para criarem um sistema próprio para os modelos de duas rodas
O grupo Piaggio, que é dona da icônica marca Vespa, uniu forças com a Autoliv, empresa de segurança automotiva, para desenvolverem um airbag para motos. De acordo com as informações do Autocar Índia, as duas empresas assinaram um termo de desenvolvimento em conjunto das bolsas infláveis.
No entanto, não se trata de uma iniciativa inédita no mundo das motos. Afinal, desde 2006 a Honda equipa a estradeira Gold Wing com um sistema de airbags. Porém, a moto da marca japonesa custa quase R$ 200 mil no Brasil, o que faz dela um modelo de nicho.
Já o acordo da Piaggio com a Autoliv pode permitir que o equipamento de segurança passe a equipar motos mais acessíveis. Dessa forma, a segurança geral dos veículos seria elevada, já que as motocicletas passariam a ter um sistema que protegesse em caso de colisão.
Atualmente, alguns modelos já contam com freios ABS e controle de tração, por exemplo, que podem ajudar a evitar uma batida ou uma queda. No entanto, quase não há sistemas de proteção para o piloto depois que um acidente ocorreu. A exceção é por conta do sistema da GoldWing.
Porém, ainda deve demorar alguns anos para que os modelos da Piaggio passem a utilizar airbags. Resta aguardar para ver como será o funcionamento do sistema e os benefícios que ele trará em relação a segurança dos pilotos.