Pan America e tourings impulsionam resultados positivos da Harley-Davidson

Desempenho da montadora superou as expectativas de analistas. Receita da empresa aumentou 54% no último trimestre de 2021
Harley-Davidson Pan America 2022

Harley-Davidson Pan America 2022 | Imagem: Divulgação

A Harley-Davidson divulgou nesta terça-feira (8) resultados positivos de sua operação global no 4º trimestre de 2021. O desempenho superou a expectativa de analistas e foi impulsionado por vendas de suas grandes tourings e também da aventureira Pan America.

Inclusive, a aguardada big-trail está confirmada para chegar ao segundo semestre no Brasil; ela é um dos 10 modelos que o MOTOO reuniu em lista de esperados para o país em 2021.

Após alguns anos de dificuldade, a empresa disse que completou com sucesso o primeiro ano da estratégia chamada de Hardwire, projetada para 5 anos, que tem como meta proporcionar um crescimento lucrativo para a H-D. 


Em relatório divulgado para acionistas, a fabricante norte-americana reportou receita de US$ 816 milhões para o 4º trimestre de 2021 para o negócio de motocicletas, enquanto as estimativas dos analistas eram de US$ 663,8 milhões. Em relação a 2020, quando a empresa alcançou US$ 531 milhões no mesmo período, houve um aumento de 54%.


O ano de 2021 completo fechou com receita de US$ 4,54 bilhões, alta de 39% na comparação com 2020 (US$ 3,26 bilhões). “Olhando para o futuro, estamos totalmente comprometidos em alcançar nossa estratégia Hardwire de longo prazo, como a marca e empresa de motocicletas mais desejadas do mundo”, disse Jochen Zeitz, presidente da Harley-Davidson.


A empresa teve um recuo de 2,1% em sua margem bruta no último trimestre de 2021, influenciado por custos na cadeia de produção e tarifas mais altas impostas pela União Europeia. Por sua vez, a margem operacional foi melhorada devido a redução de despesas operacionais. 


Vendas em alta


As vendas globais também cresceram no último trimestre, com aumento geral de 2%. Foram 34 mil unidades vendidas no período, contra 33,3 mil no mesmo período do ano anterior. 


O desempenho foi impulsionado pelas vendas na América do Norte, que subiram 8%. Todos outros mercados, incluindo a América Latina, no entanto, recuaram. Durante todo o ano de 2021, a Harley-Davidson vendeu 194.256 motos, alta de 7% contra um ano antes (180.248 motos).


Um dos destaques do ano foi a Pan America, aventureira da marca norte-americana que teve 9.916 unidades vendidas em 2021. As grandes touring foram responsáveis pelas principais vendas, com quase 94 mil unidades.

 

 

Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

Veja mais artigos

Tudo sobre a Harley-Davidson Pan America

Harley-Davidson Pan America

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos