Pan America e tourings impulsionam resultados positivos da Harley-Davidson
Desempenho da montadora superou as expectativas de analistas. Receita da empresa aumentou 54% no último trimestre de 2021
A Harley-Davidson divulgou nesta terça-feira (8) resultados positivos de sua operação global no 4º trimestre de 2021. O desempenho superou a expectativa de analistas e foi impulsionado por vendas de suas grandes tourings e também da aventureira Pan America.
Inclusive, a aguardada big-trail está confirmada para chegar ao segundo semestre no Brasil; ela é um dos 10 modelos que o MOTOO reuniu em lista de esperados para o país em 2021.
Após alguns anos de dificuldade, a empresa disse que completou com sucesso o primeiro ano da estratégia chamada de Hardwire, projetada para 5 anos, que tem como meta proporcionar um crescimento lucrativo para a H-D.
Em relatório divulgado para acionistas, a fabricante norte-americana reportou receita de US$ 816 milhões para o 4º trimestre de 2021 para o negócio de motocicletas, enquanto as estimativas dos analistas eram de US$ 663,8 milhões. Em relação a 2020, quando a empresa alcançou US$ 531 milhões no mesmo período, houve um aumento de 54%.
O ano de 2021 completo fechou com receita de US$ 4,54 bilhões, alta de 39% na comparação com 2020 (US$ 3,26 bilhões). “Olhando para o futuro, estamos totalmente comprometidos em alcançar nossa estratégia Hardwire de longo prazo, como a marca e empresa de motocicletas mais desejadas do mundo”, disse Jochen Zeitz, presidente da Harley-Davidson.
A empresa teve um recuo de 2,1% em sua margem bruta no último trimestre de 2021, influenciado por custos na cadeia de produção e tarifas mais altas impostas pela União Europeia. Por sua vez, a margem operacional foi melhorada devido a redução de despesas operacionais.
Vendas em alta
As vendas globais também cresceram no último trimestre, com aumento geral de 2%. Foram 34 mil unidades vendidas no período, contra 33,3 mil no mesmo período do ano anterior.
O desempenho foi impulsionado pelas vendas na América do Norte, que subiram 8%. Todos outros mercados, incluindo a América Latina, no entanto, recuaram. Durante todo o ano de 2021, a Harley-Davidson vendeu 194.256 motos, alta de 7% contra um ano antes (180.248 motos).
Um dos destaques do ano foi a Pan America, aventureira da marca norte-americana que teve 9.916 unidades vendidas em 2021. As grandes touring foram responsáveis pelas principais vendas, com quase 94 mil unidades.