Sahara mudou motor? Entenda as diferenças entre OHC, DOHC e OHV

Apesar da confusão que pode ocorrer com as siglas parecidas, cada tipo de comando de válvulas tem um desempenho diferente em motores. XRE 300 era DOHC, enquanto a nova Sahara é OHC
Cabeçote OHC da Honda Sahara 300 com o comando único no centro. Menos peças e mais eficiente que o antecessor DOHC

Cabeçote OHC da Honda Sahara 300 com o comando único no centro. Menos peças e mais eficiente que o antecessor DOHC | Imagem: Honda

O lançamento da Honda Sahara 2024 trouxe como um dos diferenciais o novo motor do tipo OHC para a moto, em uma substituição ao antigo DOHC da XRE 300. Este propulsor da Sahara 300 é o mesmo da CB 300F, mas afinal o que essas siglas significam?

Para os mais curiosos sobre motos que gostam de conferir tudo na ficha técnica junto aos dados do motor sempre constam informações como OHV, OHC, SOHC ou DOHC.

Os motores a combustão interna mais antigos costumavam adotar o comando de válvulas padrão OHV (OverHead Valve), mecanismo que controla a abertura e fechamento das válvulas. O OHV tem estrutura maior, com o eixo do comando de válvulas no bloco do motor e hastes transmitindo o movimento da parte inferior do motor para a superior. 

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É considerado um sistema mais robusto, porém, limita o desempenho do motor em rotações mais altas devido à sua ineficiência estrutural sendo inadequado para motocicletas projetadas para trabalhar em altas rotações por minuto com maiores potências. Outra características de motores OHV quando comparados a OHC é vibrar mais em funcionamento.

O que muda entre comando de válvulas OHC e SOHC?

Não há diferença nenhuma entre um comando OHC (OverHead Camshaft) e SOHC (Single OverHead Camshaft). O OHC tem o eixo de comando simples no cabeçote do motor, enquanto o "S" em SOHC significa "single" (único em português). É igual, mas como existe a sigla DOHC alguém optou por manter o S no OHC. Eu prefiro usar OHC ao descrever o comando simples.

Em ambos os casos, o controle da abertura e fechamento das válvulas é realizado no cabeçote do motor, utilizando uma corrente (de comando) para conectar as partes superior e inferior do motor. 

Os motores da Harley-Davidson por muitas gerações fizeram uso do com comando OHV
Os motores da Harley-Davidson por muitas gerações fizeram uso do com comando OHV
Imagem: Marcelo Barros/Motordomundo

Um motor OHC tende a operar com maior eficiência do que um motor OHV, enquanto um motor DOHC (Double OverHead Camshaft) é ainda mais eficiente em rotações mais altas, sendo comumente encontrado em motocicletas mais potentes e esportivas.

Lembrando que, nos motores OHC, a quantidade de válvulas também influencia seu desempenho em altas rotações. Um motor com duas válvulas não terá a mesma eficiência que um motor com quatro válvulas nessas condições. 

Da mesma forma, motores DOHC tendem a ser mais eficientes em altas rotações do que motores OHC de 4 válvulas, que, por sua vez, superam motores OHC de 2 válvulas, e estes são mais eficientes que os motores OHV. Contudo, é importante destacar que os motores DOHC são mais caros de fabricar do que os OHC, e estes, por sua vez, mais caros que os OHV.

Exemplos de comandos de válvula em motocicletas

Para exemplificar, uma Honda CG 125 1997 (minha primeira motocicleta) era equipada com um motor OHV de 2 válvulas, gerando 12,5 cv de potência máxima. Já a Honda CG 160 2024 utiliza um motor OHC de 2 válvulas, entregando 14,9 cv de potência máxima com gasolina. Por outro lado, a Honda Sahara 300 utiliza um motor OHC de 4 válvulas, produzindo 24,8 cv de potência máxima a 7500 rpm. 

Enquanto isso, a Honda CBR 1000 RR-R possui um motor DOHC de 4 válvulas por cilindro, gerando um pico de potência de 216,2 cv a 14.500 rpm, quase o dobro das rotações por minuto quando comparado ao motor da Sahara 300.

Para obter maior desempenho do motor em uma moto esportiva o comando DOHC é o mais adequado
Para obter maior desempenho do motor em uma moto esportiva o comando DOHC é o mais adequado
Imagem: Marcelo Barros/Motordomundo

Se ainda não foi totalmente eliminado nas motos novas, a tendência é que o motor OHV caia em desuso devido à sua baixa eficiência em altas rotações, o que conflita com os cada vez mais restritos limites de emissões de poluentes que as marcas precisam atender para poder comercializar suas motocicletas. 

Os motores OHC de 2 ou 4 válvulas continuam sendo aplicados em motores mais acessíveis, enquanto os DOHC são encontrados em motocicletas com motores mais potentes e em muitos casos, mais caras. 

Escolher a moto pelo comando de válvulas? 

Longe de ser um critério decisivo, mas vale se atentar no tipo de comando de válvulas ao escolher uma motocicleta. Por exemplo, um motor OHV de 2 válvulas pode não oferecer o desempenho desejado em altas rotações para quem deseja esportividade. 

Por outro lado, aplicar um motor DOHC de 4 válvulas por cilindro em uma moto pensada para fazer o mesmo que uma Honda CG 160 poderia encarecer a motocicleta sem proporcionar benefícios significativos, o que poderia comprometer o custo-benefício de um modelo com isso, apesar de ser considerado mais eficiente, não vai fazer diferença em motos com menor potência. 

O extinto motor DOHC da Honda XRE 300 com seus dois eixos de comando de válvula no cabeçote
O extinto motor DOHC da Honda XRE 300 com seus dois eixos de comando de válvula no cabeçote
Imagem: Honda

Outro exemplo mais atual: a XRE 300 usava motor DOHC e a sucessora Sahara 300 usa motor OHC, ambos com 4 válvulas. Pela faixa de trabalho, potência e proposta de uso o OHC 4 válvulas já garante eficiência, mas custando menos para ser produzido. 

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Por

Marcelo Barros

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