'Sensual e felina': o que inspirou o visual da nova Honda Hornet
Saiba o que o designer da moto, o italiano Giovanni Dovis, de 28 anos, tem a falar sobre a recém-lançada CB750. Fãs tem comparado modelo com a CB 500F
A nova Honda Hornet é uma realidade. Após 8 anos de espera, desde quando a CB 600F saiu de linha, a sua nova geração surgiu como CB750 Hornet 2023. Além da grande mudança relacionada ao motor, que agora é um bicilíndrico de 92 cavalos, está o visual totalmente novo. Por trás dessa criação, está o designer italiano Giovanni Dovis.
O projeto foi liderado pela equipe de R&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da Honda em Roma. A presença de jovens no desenvolvimento da moto não é por acaso; a empresa procura atrair o público mais novo. Dovis, de 28 anos, foi o responsável por colocar no papel as sketches da nova Hornet.
Tudo sobre a Honda CB750 Hornet em vídeo:
A vespa de volta
O nome da moto "Hornet", que significa vespa, em inglês, inspirou suas formas. Sobretudo no tanque, que tenta lembrar as asas do inseto. "O visual do Hornet promete agilidade, dinamismo e leveza graças às suas proporções esguias, rabeta pontiaguda e linhas super nítidas. Ele cria um novo visual de proporções compactas e tem características de tensão e agressão da dianteira à traseira, delineando o verdadeiro propósito esportivo da Hornet", disse Dovis.
VEJA TAMBÉM:
- A moto espiã de James Bond (nada secreta) feita pela Triumph
- Moto elétrica da Kawasaki ganha vida; veja fotos
Para o italiano, um dos destaques da CB750 está também na coloração do chassi. "O quadro vermelho metálico e os garfos anodizados combinando são um contraponto vibrante à frieza das opções de pintura branca ou preta", explica Dovis. Nas opções de cor cinza e amaralo, o quadro fica com tons escuros.
Por falar no amarelo, a clássica cor da Hornet de gerações passadas não poderia ficar de fora. "Tivemos que prestar homenagem a essa tradição", complementa o designer.
ACOMPANHE O MOTOO NAS REDES SOCIAIS
Sensual e felina
Não foi só no inseto voador que a equipe da Honda se inspirou para criação da nova Hornet; seus olhos também deram atenção aos felinos. "A silhueta e a musculatura sinuosa de uma chita a toda velocidade nos inspiraram com sua potência, impulsionada pela óbvia potência do novo motor", conta Dovis.
Em sues diversos aspectos, a nova Hornet foi desenvolvida para unir algo que seja ao mesmo tempo simples e atraente sob o conceito batizado de "Sensual Dinamism" (Dinamismo Sensual, em português). "Tinha que ser um design simples de streetfighter – assim como o original – mas queríamos ângulos e proporções muito mais agressivos", segundo as palavras do designer italiano.
Público vai aprovar?
Ainda é cedo para ter um veredito sobre a nova Honda Hornet. Havia uma imensa expectativa despejada em cima deste modelo, com sucesso absurdo no passado. Passar de 4 para 2 cilindros já foi algo polêmico, e o visual também tem gerado comoção dos fãs. Muita gente está comparando a moto com a CB 500F. De fato, podemos ver que a fabricante manteve o DNA da atual linha CB por lá, ao mesmo tempo que trouxe um novo patamar de robustez e desempenho.