O que está acontecendo com a Honda XRE 300? O 'dossiê Sahara'

Ultrapassada pela rival Yamaha Lander 250 e agora com as vendas interrompidas, a moto está envolta por um mistério. Será o fim da linha ou o prenúncio de novidade?
(Imagem apenas ilustrativa) Qual será o futuro da Honda XRE 300?

(Imagem apenas ilustrativa) Qual será o futuro da Honda XRE 300? | Imagem: Arte: Rafael Miotto/ Fotos: Honda e Pngtree

O que está acontecendo com a Honda XRE 300? Essa pergunta está na cabeça de quem acompanha as principais notícias de motos no Brasil em 2023. Muitas dúvidas ainda estão no ar, mas vamos contar aqui no MOTOO uma cadeia de fatos que estão acontecendo com a motocicleta nos últimos tempos. Será que indicam o seu fim ou o prenúncio de novidades?

Lançada no Brasil em 2009, juntamente com a CB 300R, a XRE 300 se tornou uma das motos mais vendidas do Brasil e líder entre as trail 250/300 durante a maior parte deste período. Durante estes 14 anos, vimos a CB 300R sair de linha para a entrada da CB 250F Twister e agora, em 2023, esta foi substituída pela CB 300F Twister.

PUBLIEDITORIAL - Bajaj Dominar 160: qual o preço e onde comprar?

Se sua companheira mais urbana teve duas grandes mudanças de geração neste período, por outro lado, a XRE 300 se manteve firme, com diversos avanços, como a chegada dos freios ABS, mas sem abandonar o projeto original. Há um "sentimento no ar" de que isto está prestes a mudar, apesar de, oficialmente, a empresa não comunicar nada. Veja o "dossiê Sahara" do MOTOO sobre a XRE 300:

  • Desaceleração nas vendas: tradicional líder de sua faixa de cilindrada entre as trail, a XRE 300 perdeu espaço no final de 2022, como demonstramos em reportagem no MOTOO. Isso ocorreu a partir de julho passado, quando a Yamaha Lander 250 deu a primeira virada. A partir de setembro, a Lander superou a XRE 300 em todos os meses até então.
  • Nasce a nova CB 300F Twister: juntamente com o lançamento da nova city, a questão logo veio à tona: por que não utilizar esta mesma base também em uma trail? A ideia parece se encaixar nos atuais modos de produção na qual dificilmente apenas um produto utiliza sozinho um motor. Assim como a antiga CB 300R utilizava o motor da XRE 300, isso poderia voltar a acontecer nesta nova geração de motos Honda. Essa tradição foi quebrada quando a empresa lançou a CB 250F com um novo motor, e manteve o seu 300 na XRE. O Atual motor da CB 300F é uma evolução deste monocilíndrico da CB 250F.
  • XRE 300 surge na Índia: após ser flagrada em testes nas estradas indianas, a XRE 300 também apareceu no Auto Expo no "Pavilhão Etanol". Não tratou-se de uma apresentação de lançamento, mas a imprensa local cogitou que o modelo seria lançado por lá em breve. Nas últimas semanas, rumores circulam na Índia sobre o lançamento de uma trail com base na CB 300F. Por sinal, a nova Twister, que é um projeto brasileiro, foi lançada primeiro no mercado indiano enquanto ainda era mantida em segredo no Brasil.
  • Lander 250 assume a liderança: se no final de 2022 a rival da Yamaha mostrava uma predominância, no início de 2023 ela já arrancou na liderança na frente da XRE 300.

 

Registro do nome XRE 300 Sahara foi aceito, mas processo ainda está em andamento
Registro do nome XRE 300 Sahara foi aceito, mas processo ainda está em andamento
Imagem: Montagem MOTOO / Fotos: Honda e Inpi
  • "O caso Sahara": em uma informação dada em primeira mão pelo jornalista Arthur Caldeira, da Infomoto, veio à tona o fato de que a Honda havia depositado um pedido para o registro do nome XRE 300 Sahara no Brasil. Isso levantou indícios de que a moto pode ser renovada e ganhar o sobrenome de peso que fez sucesso nos anos 90. O MOTOO também mostrou que o registro da marca foi finalmente aceito no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o Inpi, o que representa passo importante para o lançamento de fato
  • Honda interrompe vendas da XRE 300: a partir de abril de 2023, a moto está "temporariamente indisponível" para vendas no Brasil. Em comunicado enviado pela Honda ao MOTOO, a fabricante disse que isso ocorreu "em decorrência de impactos não previstos em nossa cadeia de suprimentos, teremos uma interrupção no fornecimento do modelo XRE 300 a partir de abril de 2023 com prazo de retorno indeterminado". Isso aconteceu apenas com a moto em questão dentro de toda a linha da marca, ao menos em um primeiro momento.

 

Honda XRE 300: indisponível temporariamente no site comercial da marca
Honda XRE 300: indisponível temporariamente no site comercial da marca
Imagem: Reprodução internet
  • O que a Honda diz: o MOTOO questionou a marca sobre possíveis novidades na Honda XRE 300 2024, mas a empresa afirmou que "não há nenhuma informação oficial" no momento. Sobre o registro do nome XRE 300 Sahara, a empresa também não deu mais detalhes. 

Qual a sua expectativa sobre o futuro da Honda XRE 300? Comente em nossas redes sociais!

Siga o MOTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Helo | Twitter

MAIS DO MUNDO MOTO

Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

Veja mais artigos

Tudo sobre a Honda XRE 300

Honda XRE 300

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos