O preço da BMW R 1300 GS no Brasil (pré-venda será via Mercado Livre)
Nova geração da aventureira parte de R$ 99.900. Pré-venda das primeiras 500 unidades começa no próximo dia 4 de março; saiba detalhes
O preço da BMW R 1300 GS foi anunciado para o Brasil. A aguardada nova geração da aventureira, que substitui a R 1250 GS, parte de R$ 99.900, disse a fabricante. O modelo começa a ser oferecido em sistema de pré-venda a partir de 4 março via Mercado Livre.
Este primeiro lote será limitado a 500 unidades. "A nova BMW R 1300 GS é a sucessora de um ícone. O lançamento segue agendado para o segundo trimestre deste ano, mas entendemos os anseios dos nossos clientes em relação ao novo modelo e essa é a principal razão para a campanha de pré-venda começar já na semana que vem. Nossos fãs merecem a possibilidade de garantir a sucessora da big trail mais vendida do Brasil em primeira mão”, disse Julian Mallea, CEO da BMW Motorrad Brasil.
Veja valores completos da linha R 1300 GS:
- BMW R 1300 GS (R$ 99.900)
- R 1300 GS Plus (R$ 118.900)
- R 1300 GS Trophy (R$ 118.900)
- Triple Black (R$ 118.900)
- Option 719 (R$ 126.900)
Como será compra no Mercado Livre?
A partir de 4 de fevereiro será disponibilizado um link da plataforma Mercado Livre no qual a pré-venda da R 1300 GS poderá ser efetuada. Segundo indica a empresa, ao clicar no botão “Reserva”, o usuário precisará se cadastrar e, caso deseje prosseguir com a compra, deverá fazer o pagamento de R$ 10.000, via PIX ou boleto e indicar a concessionária de preferência para a retirada da motocicleta.
De acordo com a BMW, também já será possível reservar um novo conjunto de malas pelo valor adicional de apenas R$ 1.000. O cliente será contatado pelo concessionário indicado e informado sobre a previsão de entrega após a pré-reserva efetivada.
Versões da R 1300 GS no Brasil
A R 1300 GS já começou a ser produzida em Manaus em suas 5 versões. Entre as diferenças entre as variantes, BMW R 1300 GS e a BMW R 1300 GS Plus estão disponíveis na cor Light White, esta segunda trazendo ainda coletor de escapamento cromado, rodas raiadas douradas, preparação para sistema de navegação e sistema central de trava
Essas diferenças adicionais estão presentes também nas três versões restantes. BMW R 1300 GS GS Trophy, Triple Black e Option 719 contam com os assistentes de pilotagem Active Cruise Control (ACC), Front Collision Warning (FCW) e Lane Change Warning (SWW).
A versão GS Trophy, por sua vez, possui a cor Racing Blue Metallic, além de banco conforto alto e suportes para top case e malas laterais. A tradicional Triple Black está equipada com um banco conforto baixo, suportes para malas laterais, farol pro e para-brisa eletrônico ajustável. Completando o line-up da R 1300 GS, a Option 719 “Tramuntana” sai na cor Aurelius Green Metallic, além de reunir suportes para top case e malas laterais, faróis auxiliares, farol pro, para-brisa eletrônico ajustável e detalhes com acabamento Option 719.
O que mudou na R 1300 GS?
Entre seus atributos, a nova R 1300 GS pesa 12kg a menos que a antecessora, além de trazer a nova versão do tradicional motor boxer. Com exatamente 1.300 cc, o motor produz uma potência de 145 cv a 7.750 rpm, desenvolvendo um torque máximo de 149 Nm a 6.500 rpm. Este é o motor boxer BMW mais potente já produzido em série.
Saiba mais sobre a R 1300 GS em vídeo:
Além do novo motorzão, a empresa ressalta que a motocicleta ganhou novas suspensões e uma redução significativa de peso. Como grande novidade, a aventureira perdeu o icônico farol dianteiro assimétrico para ganhar nova unidade de LED em formato de X.
Motor e potência
A nova R 1300 GS está equipada com motor de exatos 1.300 cc de cilindrada. Este bicilíndrico produz potência de 145 cv (107 kW) a 7.750 rpm, chegando a um torque máximo de 149 Nm a 6.500 rpm. De acordo com a fabricante, este é o motor boxer BMW mais potente já produzido em série. Vale lembrar que a R 1250 GS, por sua vez, tem 136 cavalos e 143 nm de torque, originados de seu motor de 1.254 cc de cilindrada. O câmbio segue com 6 marchas, enquanto a transmissão secundária é feita por cardã.
Para esta nova geração, a BMW buscou alternativas para deixar a R 1300 GS mais leve e isso resultou em redução de peso de 12 kg em relação ao modelo anterior, mas estamos falando ainda de um modelo de 237 kg em ordem de marcha. Para ficar mais compacta que sua antecessora, a moto passou a ter sua caixa de velocidade localizada embaixo do motor e uma nova disposição do eixo de comando, ressaltou a empresa. Seu tanque leva o total de 19 litros.
Top speed e consumo
Em dados divulgados na Europa, a R 1300 GS pode ultrapassar a velocidade máxima (top speed) de 200 km/h. Sobre o consumo, o modelo pode fazer média de 20,8 km/l, segundo o método de medição WMTC.
Suspensões, freios e tecnologia
Como estrutura da R 1300 GS está um novo chassi composto por uma estrutura principal de chapa de aço. Para o quadro traseiro, a empresa criou um novo elemento de alumínio fundido em substituição à antiga peça tubular de aço. Sobre as suspensões, a moto segue com os mesmo conceitos exclusivos da BMW, mas também foi renovada, ganhando a EVO Telever na dianteira e Evo Paralever na parte de trás.
Os freios contam com ABS (Full Integral Pro), sendo sistema de duplo disco flutuante, de 310 mm, na dianteira, e disco de 285 mm, na traseira. Como esperado, a R 1300 GS segue oferecendo uma diversidade de dispositivos eletrônicos no pacote, incluindo 4 modos de pilotagem, controle de tração, assistente dinâmico de frenagem, controle de cruzeiro dinâmico, entre outros.
Novo farol dianteiro em X
Uma das grandes novidades da R 1300 GS está em sua estética que foi completamente repaginada, apesar de vermos ainda o DNA da herança GS presente no modelo. Ainda não sabemos como será o visual da R 1300 GS Adventure, mas a R 1300 GS ganhou também um revolucionário farol dianteiro Full LED em forma do X.
Chamado de Matrix LED, o sistema é composto por duas unidades de LED, acompanhadas por mais 4 unidades adicionais para luz diurna e lateral. Segundo a empresa, este novo farol garante uma percepção "ainda melhor do trânsito". Ainda com o advento do opcional “Headlight Pro”, o foco do farol full se adapta durante curvas de acordo com a inclinação da moto