Novo câmbio da KTM vai te livrar de mudar a marcha
Caixa automatizada, porém, permite as trocas sem embreagem em modo manual
A KTM apresentou ao mercado o seu novo câmbio AMT, sigla em inglês para Automated Manual Transmission, ou Transmissão Manual Automatizada. Em sua essência, a nova caixa permite que o piloto escolha entre usar uma operação de troca manual sem embreagem ou uma transmissão completamente automatizada.
VEJA TAMBÉM:
Com isso, a montadora promete uma condução que pode ser esportiva ou confortável, dependendo da escolha do motociclista. Outra facilidade é permitir arrancadas mais suaves em subidas e manobras em baixas velocidades. A KTM diz que com essa transmissão é impossível que o motor “morra”.
Diferentemente das configurações tradicionais de caixa de câmbio de moto, a AMT apresenta uma sequência de marchas P – N – 1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6, com a P (park) usada para deixar a moto estacionada. Ela evita qualquer rolagem indesejada graças a uma lingueta de travamento dentro da caixa de câmbio.
As posições Park e Neutral (neutro) só podem ser selecionadas usando a alavanca de câmbio no cubo de interruptores do guidão, independentemente de o motor estar funcionando ou não, com o freio dianteiro ou traseiro precisando ser aplicado para engatar a 1ª marcha.
Em termos de velocidade de troca, a caixa é controlada eletronicamente. As trocas são iniciadas por um atuador de mudança eletromecânico, que gira o tambor de troca. Isso significa que a troca entre as marchas leva 50 milissegundos, o que é comparável a uma transmissão tradicional usando um Quickshifter.
Siga o MOTOO nas redes: WhatsApp | Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | TikTok | Twitter
No modo manual, o piloto pode trocar de marcha usando a alavanca de câmbio tradicional no lado esquerdo do motor ou com a alavanca de câmbio no cubo de interruptores esquerdo. Isso permite que os pilotos mantenham uma sensação de pilotagem esportiva sem comprometer a velocidade ou a agilidade.
A KTM diz que a nova caixa estará disponível em breve em modelos selecionados, mas ainda não anunciou quais receberão o câmbio automatizado.